dc.creator.ID |
MOURA, T. S. R. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9471495163655346 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIRA, Sonia Maria de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIRA, S. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1745920526512067 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de. |
|
dc.contributor.referee2 |
FARIAS, Paulo Sérgio Cunha. |
|
dc.description.resumo |
A construção de conhecimentos na Educação Básica perpassa necessariamente pelas relações
entre a realidade vivenciada pelos estudantes e os conhecimentos cientificamente elaborados.
Em uma abordagem socioconstrutivista na disciplina de Geografia o aprendizado acerca dos
conceitos se dá neste contato entre a ciência e a realidade prática dos estudantes. Na Educação
de Jovens e Adultos as limitações quanto as articulações entre as aulas em turno noturno e o
trabalho dos estudantes obrigam o professor a encontrar outras estratégias para o contato deles
com o recorte espacial a ser analisado. A partir do uso do cinema, foram apresentados recortes
do ambiente, das vivências e das dinâmicas de apropriação do espaço por parte da Comunidade
Quilombola de Paratibe, localizada no município de João Pessoa – PB, e trabalhados os
principais conceitos geográficos, entre eles: espaço, território, paisagem e lugar, tendo como
objetivo verificar como os estudantes desenvolveram o processo de construção de
conhecimentos acerca desses conceitos. Sendo uma pesquisa qualitativa e com uso da análise
de conteúdo, os textos dos estudantes foram analisados buscando nestes referências que
denotassem a identidade de cada conceito na interpretação da realidade espacial apresentada.
Inferimos em nossos resultados interessantes avanços no processo de construção conceitual e
na tomada de consciência sobre a necessidade da ação na defesa dos direitos da comunidade
através dos conhecimentos geográficos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia |
pt_BR |
dc.title |
A construção de conceitos geográficos para estudantes da educação de jovens e adultos no contexto da emancipação dos sujeitos da Comunidade Quilombola de Paratibe em João Pessoa - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-11-06 |
|
dc.description.abstract |
The construction of knowledge in school necessarily cuts across the relations between students’
reality and the constructed scientific knowledge. In a socio-constructivist approach taken at
Geography classes, the learning about the concepts happens at the cross between science and
learners’ reality. At young and adult education, the restrictions between the night shift classes
and the students’ professional job force teachers to find new strategies to promote their contact
with the space analyzed. It were presented some aspects of the environment, the experience and
the appropriation of space by the Quilombo Community of Paratibe/ PB by using cinema
footage, worked out some geographic concepts, such as space, territory, landscape and location,
aiming to assess how students developed their learning processes about these subjects. This
work is a qualitative research with content analysis, thus the students’ texts were assessed
according to these concepts and intending to highlight the identity of each concept in the space
reality presented. We conclude that there are interesting advances in conceptual construction
process and awareness about the necessity of defending community rights through geographic
knowledge. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22806 |
|
dc.date.accessioned |
2021-12-27T18:41:54Z |
|
dc.date.available |
2021-12-27 |
|
dc.date.available |
2021-12-27T18:41:54Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Conceitos geográficos |
pt_BR |
dc.subject |
Construção de conceitos geográficos |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de Jovens e Adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Emancipação e educação |
pt_BR |
dc.subject |
Comunidade Quilombola de Paratibe - João Pessoa - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Educação e emancipação |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombo Paratibe - João Pessoa - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombolas |
pt_BR |
dc.subject |
Espaço |
pt_BR |
dc.subject |
Território |
pt_BR |
dc.subject |
Paisagem |
pt_BR |
dc.subject |
Lugar |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema - recurso pedagógico |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema e educação |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching geography |
pt_BR |
dc.subject |
Geographic concepts |
pt_BR |
dc.subject |
Geotechnics |
pt_BR |
dc.subject |
Youth and Adult Education |
pt_BR |
dc.subject |
Emancipation and education |
pt_BR |
dc.subject |
Quilombola Community of Paratibe - João Pessoa - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Education and emancipation |
pt_BR |
dc.subject |
Territory |
pt_BR |
dc.subject |
Landscape |
pt_BR |
dc.subject |
Place |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema - educational resource |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema and education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MOURA, Thiago Santa Rosa de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The construction of geographic concepts for students of youth and adult education in the context of the emancipation of the subjects of the Quilombola Community of Paratibe in João Pessoa - PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MOURA, Thiago Santa Rosa. A construção de conceitos geográficos para estudantes da educação de jovens e adultos no contexto da emancipação dos sujeitos da Comunidade Quilombola de Paratibe em João Pessoa - PB. 2017. 29f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Especialização em análise Regional e Ensino de Geografia , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22806 |
pt_BR |