DSpace/Manakin Repository

A construção de conceitos geográficos para estudantes da educação de jovens e adultos no contexto da emancipação dos sujeitos da Comunidade Quilombola de Paratibe em João Pessoa - PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MOURA, T. S. R. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9471495163655346 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIRA, Sonia Maria de.
dc.contributor.advisor1ID LIRA, S. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1745920526512067 pt_BR
dc.contributor.referee1 AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.
dc.contributor.referee2 FARIAS, Paulo Sérgio Cunha.
dc.description.resumo A construção de conhecimentos na Educação Básica perpassa necessariamente pelas relações entre a realidade vivenciada pelos estudantes e os conhecimentos cientificamente elaborados. Em uma abordagem socioconstrutivista na disciplina de Geografia o aprendizado acerca dos conceitos se dá neste contato entre a ciência e a realidade prática dos estudantes. Na Educação de Jovens e Adultos as limitações quanto as articulações entre as aulas em turno noturno e o trabalho dos estudantes obrigam o professor a encontrar outras estratégias para o contato deles com o recorte espacial a ser analisado. A partir do uso do cinema, foram apresentados recortes do ambiente, das vivências e das dinâmicas de apropriação do espaço por parte da Comunidade Quilombola de Paratibe, localizada no município de João Pessoa – PB, e trabalhados os principais conceitos geográficos, entre eles: espaço, território, paisagem e lugar, tendo como objetivo verificar como os estudantes desenvolveram o processo de construção de conhecimentos acerca desses conceitos. Sendo uma pesquisa qualitativa e com uso da análise de conteúdo, os textos dos estudantes foram analisados buscando nestes referências que denotassem a identidade de cada conceito na interpretação da realidade espacial apresentada. Inferimos em nossos resultados interessantes avanços no processo de construção conceitual e na tomada de consciência sobre a necessidade da ação na defesa dos direitos da comunidade através dos conhecimentos geográficos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia pt_BR
dc.title A construção de conceitos geográficos para estudantes da educação de jovens e adultos no contexto da emancipação dos sujeitos da Comunidade Quilombola de Paratibe em João Pessoa - PB. pt_BR
dc.date.issued 2017-11-06
dc.description.abstract The construction of knowledge in school necessarily cuts across the relations between students’ reality and the constructed scientific knowledge. In a socio-constructivist approach taken at Geography classes, the learning about the concepts happens at the cross between science and learners’ reality. At young and adult education, the restrictions between the night shift classes and the students’ professional job force teachers to find new strategies to promote their contact with the space analyzed. It were presented some aspects of the environment, the experience and the appropriation of space by the Quilombo Community of Paratibe/ PB by using cinema footage, worked out some geographic concepts, such as space, territory, landscape and location, aiming to assess how students developed their learning processes about these subjects. This work is a qualitative research with content analysis, thus the students’ texts were assessed according to these concepts and intending to highlight the identity of each concept in the space reality presented. We conclude that there are interesting advances in conceptual construction process and awareness about the necessity of defending community rights through geographic knowledge. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22806
dc.date.accessioned 2021-12-27T18:41:54Z
dc.date.available 2021-12-27
dc.date.available 2021-12-27T18:41:54Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Conceitos geográficos pt_BR
dc.subject Construção de conceitos geográficos pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject Emancipação e educação pt_BR
dc.subject Comunidade Quilombola de Paratibe - João Pessoa - PB pt_BR
dc.subject Educação e emancipação pt_BR
dc.subject Quilombo Paratibe - João Pessoa - PB pt_BR
dc.subject Quilombolas pt_BR
dc.subject Espaço pt_BR
dc.subject Território pt_BR
dc.subject Paisagem pt_BR
dc.subject Lugar pt_BR
dc.subject Cinema - recurso pedagógico pt_BR
dc.subject Cinema e educação pt_BR
dc.subject Teaching geography pt_BR
dc.subject Geographic concepts pt_BR
dc.subject Geotechnics pt_BR
dc.subject Youth and Adult Education pt_BR
dc.subject Emancipation and education pt_BR
dc.subject Quilombola Community of Paratibe - João Pessoa - PB pt_BR
dc.subject Education and emancipation pt_BR
dc.subject Territory pt_BR
dc.subject Landscape pt_BR
dc.subject Place pt_BR
dc.subject Cinema - educational resource pt_BR
dc.subject Cinema and education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MOURA, Thiago Santa Rosa de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The construction of geographic concepts for students of youth and adult education in the context of the emancipation of the subjects of the Quilombola Community of Paratibe in João Pessoa - PB. pt_BR
dc.identifier.citation MOURA, Thiago Santa Rosa. A construção de conceitos geográficos para estudantes da educação de jovens e adultos no contexto da emancipação dos sujeitos da Comunidade Quilombola de Paratibe em João Pessoa - PB. 2017. 29f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Especialização em análise Regional e Ensino de Geografia , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22806 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta