DSpace/Manakin Repository

A inclusão do autista: análise de práticas pedagógicas no ensino da Geografia em escolas públicas na Região Metropolitana de Campina Grande-PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUSA, L. A. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.
dc.contributor.advisor1ID AZEVEDO, S. L. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3664258994348544 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIRA, Sonia Maria de.
dc.contributor.referee1ID LIRA, S. M. pt_BR
dc.contributor.referee2 SANTOS, Irecer Portela Figueiredo.
dc.contributor.referee2ID SANTOS, I. P. F. pt_BR
dc.description.resumo O processo de inclusão escolar requer inúmeras mudanças que vão desde o plano teórico e prático, até o ideológico. Pensar numa geografia inclusiva, é pensar num futuro e numa formação cidadã capaz de promover espaços igualitários. A questão em debate é que em alguns casos a inclusão social e pedagógica, passa a ser apenas integração social. Dessa forma, o objetivo do referido trabalho é analisar que tipo de inclusão está sendo praticada no meio educacional, bem como entender se há práticas pedagógicas inclusivas e se estas estão sendo efetivas para o ensino da Geografia. Para realização, foi feito um levantamento bibliográfico a partir de estudos da temática elaborados por ALEXANDRE (2017), ALMEIDA (2013), BATISTA (2016), MANTOAN (2006), MONTEIRO (2015) e outros autores, além do estudo de leis que ressaltam a importância da inclusão e o direito de todos à educação, e de uma pesquisa em três escolas públicas localizadas na Região Metropolitana de Campina Grande – PB, onde foram entrevistados cinco pessoas, sendo estas, uma cuidadora, dois professores da sala de AEE e dois professores de geografia. Como resultado, foi percebido a negligência que ainda há com o ensino voltado para a educação especial, tendo em vista que alguns alunos com necessidades educativas especiais ainda se sentem excluídos e visualizamos algumas práticas desenvolvidas por parte dos professores de geografia sempre em conjunto com os professores do AEE. Por fim, foi salientado a importância da disseminação dos conhecimentos na área da educação inclusiva, capacitando a todos que compõem o ambiente escolar e promovendo momentos que busquem cada vez mais romper o preconceito ainda existente, além de incentivar práticas pedagógicas que incluam a todos, saindo de um plano integrador e indo de encontro ao inclusivo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia pt_BR
dc.title A inclusão do autista: análise de práticas pedagógicas no ensino da Geografia em escolas públicas na Região Metropolitana de Campina Grande-PB. pt_BR
dc.date.issued 2019-11-25
dc.description.abstract The process of school inclusion requires numerous changes ranging from theoretical and practical to ideological. To think of an inclusive geography is to think of a future and a citizen formation capable of promoting egalitarian spaces. The issue under discussion is that in some cases social and pedagogical inclusion becomes just social integration. Therefore, the objective of this work is to analyze what kind of inclusion is being practiced in the educational environment, as well as to understand if there are inclusive pedagogical practices and if they are being effective for the teaching of geography. To accomplish this, a bibliographic survey was realized based on studies elaborated by ALEXANDRE (2017), ALMEIDA (2013), BATISTA (2016), MANTOAN (2006), MONTEIRO (2015) and other authors, besides the study of laws that underscore the importance of inclusion and the right of all to education, and a survey in three public schools located in the metropolitan region of Campina Grande PB, where five people were interviewed, one of them, a caregiver, two teachers from the AEE room and two geography teachers. As a result, it was noticed the negligence that still exists with the teaching focused on special education, considering that some PNEE students still feel excluded and we visualized some practices developed by the geography teachers always together with the teachers of the AEE. Finally, the importance of the dissemination of knowledge in the area of inclusive education was emphasized, enabling all those who make up the school environment and promoting moments that increasingly seek to break the existing prejudice, as well as encouraging pedagogical practices that include everyone, leaving of an integrative plan and meeting the inclusive. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22814
dc.date.accessioned 2021-12-28T13:16:58Z
dc.date.available 2021-12-28
dc.date.available 2021-12-28T13:16:58Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Autismo pt_BR
dc.subject Pessoa com Autismo pt_BR
dc.subject Transtorno do Espectro Autista pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas inclusivas pt_BR
dc.subject Campina Grande - educação inclusiva pt_BR
dc.subject Espectro autista e educação pt_BR
dc.subject Geografia escolar pt_BR
dc.subject Geografia escolar e inclusão pt_BR
dc.subject Geografia para autistas pt_BR
dc.subject Alunos especiais pt_BR
dc.subject Portadores de necessidades especiais - autismo pt_BR
dc.subject Teaching geography pt_BR
dc.subject Special education pt_BR
dc.subject Inclusive education pt_BR
dc.subject Autism pt_BR
dc.subject Person with autism pt_BR
dc.subject Autistic Spectrum Disorder pt_BR
dc.subject Inclusive Pedagogical Practices pt_BR
dc.subject Campina Grande - inclusive education pt_BR
dc.subject Autistic spectrum and education pt_BR
dc.subject School geography pt_BR
dc.subject School geography and inclusion pt_BR
dc.subject Geography for autistics pt_BR
dc.subject Special students pt_BR
dc.subject People with special needs - autism pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Lívia Aniely dos Santos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The inclusion of the autistic person: analysis of pedagogical practices in the teaching of Geography in public schools in the Metropolitan Region of Campina Grande-PB. pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, Lívia Aniely dos Santos. A inclusão do autista: análise de práticas pedagógicas no ensino da Geografia em escolas públicas na Região Metropolitana de Campina Grande-PB. 2019. 52f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22814 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta