dc.creator.ID |
SOUSA, L. A. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
AZEVEDO, S. L. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3664258994348544 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LIRA, Sonia Maria de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
LIRA, S. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SANTOS, Irecer Portela Figueiredo. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SANTOS, I. P. F. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O processo de inclusão escolar requer inúmeras mudanças que vão desde o
plano teórico e prático, até o ideológico. Pensar numa geografia inclusiva, é pensar
num futuro e numa formação cidadã capaz de promover espaços igualitários. A
questão em debate é que em alguns casos a inclusão social e pedagógica, passa a
ser apenas integração social. Dessa forma, o objetivo do referido trabalho é analisar
que tipo de inclusão está sendo praticada no meio educacional, bem como entender
se há práticas pedagógicas inclusivas e se estas estão sendo efetivas para o ensino
da Geografia. Para realização, foi feito um levantamento bibliográfico a partir de
estudos da temática elaborados por ALEXANDRE (2017), ALMEIDA (2013), BATISTA
(2016), MANTOAN (2006), MONTEIRO (2015) e outros autores, além do estudo de
leis que ressaltam a importância da inclusão e o direito de todos à educação, e de
uma pesquisa em três escolas públicas localizadas na Região Metropolitana de
Campina Grande – PB, onde foram entrevistados cinco pessoas, sendo estas, uma
cuidadora, dois professores da sala de AEE e dois professores de geografia. Como
resultado, foi percebido a negligência que ainda há com o ensino voltado para a
educação especial, tendo em vista que alguns alunos com necessidades educativas
especiais ainda se sentem excluídos e visualizamos algumas práticas desenvolvidas
por parte dos professores de geografia sempre em conjunto com os professores do
AEE. Por fim, foi salientado a importância da disseminação dos conhecimentos na
área da educação inclusiva, capacitando a todos que compõem o ambiente escolar e
promovendo momentos que busquem cada vez mais romper o preconceito ainda
existente, além de incentivar práticas pedagógicas que incluam a todos, saindo de um
plano integrador e indo de encontro ao inclusivo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia |
pt_BR |
dc.title |
A inclusão do autista: análise de práticas pedagógicas no ensino da Geografia em escolas públicas na Região Metropolitana de Campina Grande-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019-11-25 |
|
dc.description.abstract |
The process of school inclusion requires numerous changes ranging from
theoretical and practical to ideological. To think of an inclusive geography is to think of
a future and a citizen formation capable of promoting egalitarian spaces. The issue
under discussion is that in some cases social and pedagogical inclusion becomes just
social integration. Therefore, the objective of this work is to analyze what kind of
inclusion is being practiced in the educational environment, as well as to understand if
there are inclusive pedagogical practices and if they are being effective for the teaching
of geography. To accomplish this, a bibliographic survey was realized based on studies
elaborated by ALEXANDRE (2017), ALMEIDA (2013), BATISTA (2016), MANTOAN
(2006), MONTEIRO (2015) and other authors, besides the study of laws that
underscore the importance of inclusion and the right of all to education, and a survey
in three public schools located in the metropolitan region of Campina Grande PB,
where five people were interviewed, one of them, a caregiver, two teachers from the
AEE room and two geography teachers. As a result, it was noticed the negligence that
still exists with the teaching focused on special education, considering that some PNEE
students still feel excluded and we visualized some practices developed by the
geography teachers always together with the teachers of the AEE. Finally, the
importance of the dissemination of knowledge in the area of inclusive education was
emphasized, enabling all those who make up the school environment and promoting
moments that increasingly seek to break the existing prejudice, as well as encouraging
pedagogical practices that include everyone, leaving of an integrative plan and meeting
the inclusive. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22814 |
|
dc.date.accessioned |
2021-12-28T13:16:58Z |
|
dc.date.available |
2021-12-28 |
|
dc.date.available |
2021-12-28T13:16:58Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Educação especial |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Autismo |
pt_BR |
dc.subject |
Pessoa com Autismo |
pt_BR |
dc.subject |
Transtorno do Espectro Autista |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas pedagógicas inclusivas |
pt_BR |
dc.subject |
Campina Grande - educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Espectro autista e educação |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia escolar e inclusão |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia para autistas |
pt_BR |
dc.subject |
Alunos especiais |
pt_BR |
dc.subject |
Portadores de necessidades especiais - autismo |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching geography |
pt_BR |
dc.subject |
Special education |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusive education |
pt_BR |
dc.subject |
Autism |
pt_BR |
dc.subject |
Person with autism |
pt_BR |
dc.subject |
Autistic Spectrum Disorder |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusive Pedagogical Practices |
pt_BR |
dc.subject |
Campina Grande - inclusive education |
pt_BR |
dc.subject |
Autistic spectrum and education |
pt_BR |
dc.subject |
School geography |
pt_BR |
dc.subject |
School geography and inclusion |
pt_BR |
dc.subject |
Geography for autistics |
pt_BR |
dc.subject |
Special students |
pt_BR |
dc.subject |
People with special needs - autism |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUSA, Lívia Aniely dos Santos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The inclusion of the autistic person: analysis of pedagogical practices in the teaching of Geography in public schools in the Metropolitan Region of Campina Grande-PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUSA, Lívia Aniely dos Santos. A inclusão do autista: análise de práticas pedagógicas no ensino da Geografia em escolas públicas na Região Metropolitana de Campina Grande-PB. 2019. 52f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22814 |
pt_BR |