DSpace Repository

A teoria de Ausubel e o modelo dos Van Hiele aplicados à geometria: uma proposta didática.

Show simple item record

dc.creator.ID SILVA, O. P. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3198276055387204 pt_BR
dc.contributor.advisor1 NEMER, Rodrigo Cohen Mota.
dc.contributor.advisor1ID NEMER, R. C. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3449637374344995 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 MEDEIROS, Luiz Antônio da Silva.
dc.contributor.advisor-co1ID MEDEIROS, Luiz Antônio da Silva pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/5778546806126449 pt_BR
dc.contributor.referee1 FREITAS, Luciana Roze de.
dc.contributor.referee2 BARBOSA SOBRINHO, Jaime Alves.
dc.description.resumo A constante inquietação de professores de matemática por causa do baixo rendimento dos alunos da Educação Básica é motivo de preocupação e, principalmente, tem sido um estímulo para se buscar novas alternativas ou metodologias de ensino que favoreçam a aprendizagem da matemática. Baseada em duas famosas teorias, a Teoria de Ausubel e o Modelo dos van Hiele, a presente dissertação visa a contribuir para o sucesso do ensino-aprendizagem da Geometria na Educação Básica, especialmente no ensino fundamental. Para se compreender bem as ideias dessa obra, desenvolveu-se uma proposta didática, que foi aplicada em sala de aula. Por fim, o resultado dessa experiência foi documentado. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia - CCT pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE PROFMAT (SBMAT) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Matemática pt_BR
dc.subject.cnpq Ensino-Aprendizagem pt_BR
dc.title A teoria de Ausubel e o modelo dos Van Hiele aplicados à geometria: uma proposta didática. pt_BR
dc.date.issued 2018-06
dc.description.abstract The constant restlessness of mathematics teachers because of the low income of the students of Basic Education is cause for concern and, mainly, it has been a stimulus to search for new alternatives or teaching methodologies that favor the learning of mathematics. Based on two famous theories, the Ausubel Theory and the Van Hiele Model, this dissertation aims to contribute to the success of teaching-learning Geometry in Basic Education, especially in elementary education. In order to understand the ideas of this work well, a didactic proposal was developed, which was applied in the classroom. Finally, the result of this experience was documented. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2282
dc.date.accessioned 2018-11-26T17:11:53Z
dc.date.available 2018-11-26
dc.date.available 2018-11-26T17:11:53Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Teoria de Ausubel pt_BR
dc.subject Van Hiele pt_BR
dc.subject Geometria pt_BR
dc.subject Proposta Didática pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental pt_BR
dc.subject Aprendizagem Significativa pt_BR
dc.subject Ausubel Theory pt_BR
dc.subject Geometry pt_BR
dc.subject Didactic Proposal pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.subject Significant Learning pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Oséias Pereira Matias da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, O. P. M. da. A teoria de Ausubel e o modelo dos Van Hiele aplicados à geometria: uma proposta didática. 2018. 74 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2282 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account