dc.creator.ID |
SOUZA, E. B. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0466958380645422 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
DIAS, Angélica Mara de Lima |
|
dc.contributor.advisor1ID |
DIAS, A. M. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7174712865881726 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ARAÚJO, Sérgio Murilo Santos de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
ARAÚJO, S. M. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
MORAIS, Jonathas Eduardo Domingos de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
MORAIS, J. E. D. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Nas escolas brasileiras, o ensino de Geografia vem mantendo uma prática tradicionalista,
tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio. Contudo, devemos nos ater às
modificações dos setores do campo de ensino em Geografia, os quais propõem a formação
de um sujeito ativo na construção do conhecimento e comprometido com as
transformações da realidade sócio espacial. Para tanto, as aulas de Geografia precisam
favorecer o surgimento de um novo olhar sobre esse componente curricular e seu papel
na formação dos sujeitos. Utilizamos como fundamentação autores da área de ensino de
geografia, a saber: OLIVEIRA (2008), STRAFORINI (2008), CAVALCANTI (2002),
KIMURA (2008), LIRA, (2014), entre outros. Nessa perspectiva, esta pesquisa teve como
objetivo geral refletir a prática de ensino em Geografia dos professores da rede estadual
de ensino do município de ItabaianaPB.
Para viabilizar a efetivação desta pesquisa,
considerando os aspectos teóricos e práticos, optamos pelos seguintes procedimentos: a)
levantamento de fontes referentes ao tema da pesquisa; b) planejamento da pesquisaação,
c) observação participante, d) coleta de informações por meio de entrevistas e
questionários, e) análise dos dados obtidos, f) implementação de ações, g) registro
fotográfico e h) avaliação dos resultados obtidos. Como resultados da pesquisa tivemos
uma abordagem teórica efetiva no que se refere à escola, conceitos, metodologias e prática
docente no ensino de Geografia. Todavia, compreendemos que a prática docente destes
perpassa por grandes dificuldades, permitindo reflexos negativos ao processo de ensino
– aprendizagem. A partir da aplicação das oficinas os professores mostraram que sabem
da importância da aplicação de novas metodologias no processo de ensino, mas, que
diante destes problemas advindos não há uma efetivação. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia |
pt_BR |
dc.title |
Prática docente no ensino de Geografia: reflexões a partir das escolas estaduais do Município de Itabaiana - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.description.abstract |
Here in Brazilian schools, Geography teaching kept a traditionalist practice in elementary
and a high schools. But, we must remember to the sectors’changes of the educational field
Geography, which proposes the formation of an active subject in the construction of
knowledge and committed to the transformation of sociospatial
reality. So, the
geography lessons need to encourage the emergence of a new look at this curricular
component and its role in the formation of the subject. We used as the basis authors of
geography teaching area, namely: OLIVEIRA (2008), STRAFORINI (2008), Cavalcanti
(2002), Kimura (2008), LIRA, (2014), among others. In this perspective, this study had
to reflect the teaching practice in Geography teachers of state schools in the city of
ItabaianaPB.
It’s necessary to facilitate the realization of this research, considering the
theoretical and practical aspects, we chose the following: a) sources of survey on the topic
of research; b) action research planning, c) participant observation, d) collecting
information through interviews and questionnaires, e) data analysis, f) implementation of
actions, g) photographic record h) evaluation of the results. The research results had an
effective theoretical approach with regard to school, concepts, methodologies and
teaching practice in teaching geography. But, we understand that the teaching practice of
these runs through a hard time, allowing negative effects to the teaching learning
process. Through the workshops, the teachers showed they know the importance of the
application of new methodologies in the teaching process, but that before these problems
arising there is no enforcement. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22833 |
|
dc.date.accessioned |
2022-01-03T10:31:27Z |
|
dc.date.available |
2022-01-03 |
|
dc.date.available |
2022-01-03T10:31:27Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Prática docente - Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Professores de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Itabaiana - PB - escolas estaduais |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia - metodologia de ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Prática pedagógica - Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologia do ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching geography |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching practice - geography |
pt_BR |
dc.subject |
Geography Teachers |
pt_BR |
dc.subject |
Itabaiana - PB - state schools |
pt_BR |
dc.subject |
Geography - teaching methodology |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical practice - Geography |
pt_BR |
dc.subject |
Geography teaching methodology |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUZA, Eduardo Barboza de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Teaching practice in teaching Geography: reflections from state schools in the city of Itabaiana - PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUZA, Eduardo Barboza de. Prática docente no ensino de Geografia: reflexões a partir das escolas estaduais do Município de Itabaiana - PB. 2016. 74f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22833 |
pt_BR |