DSpace/Manakin Repository

Prática docente no ensino de Geografia: reflexões a partir das escolas estaduais do Município de Itabaiana - PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUZA, E. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0466958380645422 pt_BR
dc.contributor.advisor1 DIAS, Angélica Mara de Lima
dc.contributor.advisor1ID DIAS, A. M. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7174712865881726 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAÚJO, Sérgio Murilo Santos de.
dc.contributor.referee1ID ARAÚJO, S. M. S. pt_BR
dc.contributor.referee2 MORAIS, Jonathas Eduardo Domingos de.
dc.contributor.referee2ID MORAIS, J. E. D. pt_BR
dc.description.resumo Nas escolas brasileiras, o ensino de Geografia vem mantendo uma prática tradicionalista, tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio. Contudo, devemos nos ater às modificações dos setores do campo de ensino em Geografia, os quais propõem a formação de um sujeito ativo na construção do conhecimento e comprometido com as transformações da realidade sócio espacial. Para tanto, as aulas de Geografia precisam favorecer o surgimento de um novo olhar sobre esse componente curricular e seu papel na formação dos sujeitos. Utilizamos como fundamentação autores da área de ensino de geografia, a saber: OLIVEIRA (2008), STRAFORINI (2008), CAVALCANTI (2002), KIMURA (2008), LIRA, (2014), entre outros. Nessa perspectiva, esta pesquisa teve como objetivo geral refletir a prática de ensino em Geografia dos professores da rede estadual de ensino do município de ItabaianaPB. Para viabilizar a efetivação desta pesquisa, considerando os aspectos teóricos e práticos, optamos pelos seguintes procedimentos: a) levantamento de fontes referentes ao tema da pesquisa; b) planejamento da pesquisaação, c) observação participante, d) coleta de informações por meio de entrevistas e questionários, e) análise dos dados obtidos, f) implementação de ações, g) registro fotográfico e h) avaliação dos resultados obtidos. Como resultados da pesquisa tivemos uma abordagem teórica efetiva no que se refere à escola, conceitos, metodologias e prática docente no ensino de Geografia. Todavia, compreendemos que a prática docente destes perpassa por grandes dificuldades, permitindo reflexos negativos ao processo de ensino – aprendizagem. A partir da aplicação das oficinas os professores mostraram que sabem da importância da aplicação de novas metodologias no processo de ensino, mas, que diante destes problemas advindos não há uma efetivação. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia pt_BR
dc.title Prática docente no ensino de Geografia: reflexões a partir das escolas estaduais do Município de Itabaiana - PB. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract Here in Brazilian schools, Geography teaching kept a traditionalist practice in elementary and a high schools. But, we must remember to the sectors’changes of the educational field Geography, which proposes the formation of an active subject in the construction of knowledge and committed to the transformation of sociospatial reality. So, the geography lessons need to encourage the emergence of a new look at this curricular component and its role in the formation of the subject. We used as the basis authors of geography teaching area, namely: OLIVEIRA (2008), STRAFORINI (2008), Cavalcanti (2002), Kimura (2008), LIRA, (2014), among others. In this perspective, this study had to reflect the teaching practice in Geography teachers of state schools in the city of ItabaianaPB. It’s necessary to facilitate the realization of this research, considering the theoretical and practical aspects, we chose the following: a) sources of survey on the topic of research; b) action research planning, c) participant observation, d) collecting information through interviews and questionnaires, e) data analysis, f) implementation of actions, g) photographic record h) evaluation of the results. The research results had an effective theoretical approach with regard to school, concepts, methodologies and teaching practice in teaching geography. But, we understand that the teaching practice of these runs through a hard time, allowing negative effects to the teaching learning process. Through the workshops, the teachers showed they know the importance of the application of new methodologies in the teaching process, but that before these problems arising there is no enforcement. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22833
dc.date.accessioned 2022-01-03T10:31:27Z
dc.date.available 2022-01-03
dc.date.available 2022-01-03T10:31:27Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Prática docente - Geografia pt_BR
dc.subject Professores de Geografia pt_BR
dc.subject Itabaiana - PB - escolas estaduais pt_BR
dc.subject Geografia - metodologia de ensino pt_BR
dc.subject Prática pedagógica - Geografia pt_BR
dc.subject Metodologia do ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Teaching geography pt_BR
dc.subject Teaching practice - geography pt_BR
dc.subject Geography Teachers pt_BR
dc.subject Itabaiana - PB - state schools pt_BR
dc.subject Geography - teaching methodology pt_BR
dc.subject Pedagogical practice - Geography pt_BR
dc.subject Geography teaching methodology pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUZA, Eduardo Barboza de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teaching practice in teaching Geography: reflections from state schools in the city of Itabaiana - PB. pt_BR
dc.identifier.citation SOUZA, Eduardo Barboza de. Prática docente no ensino de Geografia: reflexões a partir das escolas estaduais do Município de Itabaiana - PB. 2016. 74f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22833 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta