dc.creator.ID |
ALMEIDA, L. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
AZEVEDO, S. L. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3664258994348544 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ALMEIDA, Juliana Nóbrega. |
|
dc.contributor.referee1ID |
ALMEIDA, J. N. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
DINIZ, Lincoln da Silva. |
|
dc.contributor.referee2ID |
DINIZ, L. S. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O estágio supervisionado é um momento oportuno para se colocar em prática o que foi
ensinado no ambiente acadêmico, podendo, assim, aliar os elementos do ensino (prática e
teoria), para que o futuro profissional tenha a experiência de atuar de fato em seu campo de
formação. Sabendo disso, o presente artigo tem o objetivo de narrar as vivências do estágio
supervisionado do curso de Geografia da Universidade Federal de Campina Grande-UFCG,
através de duas escolas: Escola Senador Humberto Lucena e Professor Raul Córdula, a fim de
relatar o quanto é importante o estágio para o aluno de licenciatura. Como metodologia,
utilizou-se
a narrativa, com o intuito de evidenciar elementos capazes de mostrar as
experiências vividas durante o processo do estágio supervisionado. Além disso, fizemos uso
das contribuições teóricas de Fadini (2013), Santos (2012), Vesentini (2007), entre outros.
Assim, podemos perceber esse espaço rico em significado educacional, compreensões,
reflexões e descobertas, no qual teoria e prática foram instrumentos inseparáveis na
construção dessas experiências existentes no ambiente escolar. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia |
pt_BR |
dc.title |
Vivências e narrativas do estágio supervisionado no Curso de Geografia da UFCG. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019-07-11 |
|
dc.description.abstract |
The curricular stage is the right moment to put into practice what has been taught in the
academic environment. We also can ally the teaching methods (practice and theory), in a
way that we, the future teacher, can have the experience to really acting in our training field.
Knowing this, the present article aims to tell the experiences of the curricular stage of the
Geography course in the Federal University of Campina GrandeUFCG.
Through two
schools: Senator Humberto Lucena School and Professor Raul Córdula, in order to report
how the curricular stage was for the undergraduate student. As a methodology, this narrative
was used, in order to show elements capable of showing the experiences lived during the
process of the supervised curricular stage. In addition, we made use of the Fadini’s (2013),
Santos’s (2012) and Vesentini’s (2007) theoretical contributions, among others. Thus, we
could realize this space as rich in educational meaning, understanding, reflections and
discoveries, in which theory and practice were inseparable instruments in the construction of
these experiences wen we are in the school environment. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22834 |
|
dc.date.accessioned |
2022-01-03T10:43:07Z |
|
dc.date.available |
2021-12-03 |
|
dc.date.available |
2022-01-03T10:43:07Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Estágio supervisionado - Geografia - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Curso de Geografia da UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Ambiente escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Narrativas de estágio supervisionado |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Supervised Internship - Geography - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
UFCG Geography Course |
pt_BR |
dc.subject |
School environment |
pt_BR |
dc.subject |
Supervised Internship Narratives |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALMEIDA, Luciano Amorim de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Experiences and narratives of the supervised internship in the Geography Course at UFCG. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALMEIDA, Luciano Amorim de. Vivências e narrativas do estágio supervisionado no Curso de Geografia da UFCG. 2019. 23f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22834 |
pt_BR |