DSpace/Manakin Repository

Vivências e narrativas do estágio supervisionado no Curso de Geografia da UFCG.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ALMEIDA, L. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1 AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.
dc.contributor.advisor1ID AZEVEDO, S. L. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3664258994348544 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALMEIDA, Juliana Nóbrega.
dc.contributor.referee1ID ALMEIDA, J. N. pt_BR
dc.contributor.referee2 DINIZ, Lincoln da Silva.
dc.contributor.referee2ID DINIZ, L. S. pt_BR
dc.description.resumo O estágio supervisionado é um momento oportuno para se colocar em prática o que foi ensinado no ambiente acadêmico, podendo, assim, aliar os elementos do ensino (prática e teoria), para que o futuro profissional tenha a experiência de atuar de fato em seu campo de formação. Sabendo disso, o presente artigo tem o objetivo de narrar as vivências do estágio supervisionado do curso de Geografia da Universidade Federal de Campina Grande-UFCG, através de duas escolas: Escola Senador Humberto Lucena e Professor Raul Córdula, a fim de relatar o quanto é importante o estágio para o aluno de licenciatura. Como metodologia, utilizou-se a narrativa, com o intuito de evidenciar elementos capazes de mostrar as experiências vividas durante o processo do estágio supervisionado. Além disso, fizemos uso das contribuições teóricas de Fadini (2013), Santos (2012), Vesentini (2007), entre outros. Assim, podemos perceber esse espaço rico em significado educacional, compreensões, reflexões e descobertas, no qual teoria e prática foram instrumentos inseparáveis na construção dessas experiências existentes no ambiente escolar. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia pt_BR
dc.title Vivências e narrativas do estágio supervisionado no Curso de Geografia da UFCG. pt_BR
dc.date.issued 2019-07-11
dc.description.abstract The curricular stage is the right moment to put into practice what has been taught in the academic environment. We also can ally the teaching methods (practice and theory), in a way that we, the future teacher, can have the experience to really acting in our training field. Knowing this, the present article aims to tell the experiences of the curricular stage of the Geography course in the Federal University of Campina GrandeUFCG. Through two schools: Senator Humberto Lucena School and Professor Raul Córdula, in order to report how the curricular stage was for the undergraduate student. As a methodology, this narrative was used, in order to show elements capable of showing the experiences lived during the process of the supervised curricular stage. In addition, we made use of the Fadini’s (2013), Santos’s (2012) and Vesentini’s (2007) theoretical contributions, among others. Thus, we could realize this space as rich in educational meaning, understanding, reflections and discoveries, in which theory and practice were inseparable instruments in the construction of these experiences wen we are in the school environment. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22834
dc.date.accessioned 2022-01-03T10:43:07Z
dc.date.available 2021-12-03
dc.date.available 2022-01-03T10:43:07Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado - Geografia - UFCG pt_BR
dc.subject Curso de Geografia da UFCG pt_BR
dc.subject Ambiente escolar pt_BR
dc.subject Narrativas de estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Supervised Internship - Geography - UFCG pt_BR
dc.subject UFCG Geography Course pt_BR
dc.subject School environment pt_BR
dc.subject Supervised Internship Narratives pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALMEIDA, Luciano Amorim de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Experiences and narratives of the supervised internship in the Geography Course at UFCG. pt_BR
dc.identifier.citation ALMEIDA, Luciano Amorim de. Vivências e narrativas do estágio supervisionado no Curso de Geografia da UFCG. 2019. 23f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22834 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta