Repositorio Dspace/Manakin

Experiências para a formação docente em Geografia: narrativas do estágio supervisionado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Sebastião em Campina Grande - PB.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID OLIVEIRA, M. S. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.
dc.contributor.advisor1ID AZEVEDO, S. L. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3664258994348544 pt_BR
dc.description.resumo O Estágio Curricular Supervisionado, em cursos de graduação, é de suma importância para a relação da teoria e prática docente. Apesar disso, no que se refere às Licenciaturas, o que é abordado na universidade, com as disciplinas voltadas para a educação (processo de ensino-aprendizagem) nem sempre se torna suficiente para uma melhoria da escolarização dos nossos estudantes. Assim, este artigo tem como objetivo refletir sobre a relevância do estágio supervisionado para a formação do professor de Geografia, de acordo com as experiências vivenciadas na observação e na prática do ensino. Para isso, foram resgatados os relatórios da Componente Curricular Estágio Supervisionado do Curso de Geografia da Universidade Federal de Campina Grande, realizados em quatro semestres na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Sebastião, na cidade de Campina Grande-PB entre os anos 2014 e 2016. Dessa forma, a partir das observações das relações no espaço físico e das aulas ministradas, foram extraídas narrativas dessa experiência para análise e discussão. Antes, buscamos também um embasamento teórico no que se refere à prática de ensino, ao estágio supervisionado e à utilização de narrativas. De acordo com o que foi examinado, podemos considerar que há uma real necessidade da formação de professores de geografia, no que diz respeito à prática de ensino que traga uma transformação na aprendizagem do alunado, diferente do que propõe o tradicionalismo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia pt_BR
dc.title Experiências para a formação docente em Geografia: narrativas do estágio supervisionado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Sebastião em Campina Grande - PB. pt_BR
dc.date.issued 2019
dc.description.abstract The Supervised Curricular Internship in undergraduate courses is of utmost importance for the relation of theory and practice. In spite of this, with regard to undergraduate courses, what is addressed in the university with the disciplines focused on education (teaching-learning process) does not always become effective in terms of improving the schooling of our students. Thus, this article aims to reflect the relevance of the supervised internship to the formation of the Geography teacher according to the experiences lived in the observation and practice of teaching. For this, we retrieved the reports of the Supervised Internship Course Course of Geography Course of the Federal University of Campina Grande, conducted in four semesters in the State School of Elementary and Middle School São Sebastião, in the city of Campina Grande-PB between 2014 and 2016 In this way, to extract from the observations of the relations in the physical space and of the classes taught narratives of this experience for analysis and discussion. Before, we also seek a theoretical basis regarding teaching practice, supervised internship and the use of narratives. According to what has been examined we can consider that there is a need for the formation of teachers of geography with respect to a teaching practice that brings a transformation in the student's learning, different from that proposed by traditionalism. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22839
dc.date.accessioned 2022-01-03T11:15:25Z
dc.date.available 2022-01-03
dc.date.available 2022-01-03T11:15:25Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado - Geografia - UFCG pt_BR
dc.subject Curso de Geografia da UFCG pt_BR
dc.subject Ambiente escolar pt_BR
dc.subject Ambiente escolar pt_BR
dc.subject Narrativas de estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Escola São Sebastião - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Supervised Internship - Geography - UFCG pt_BR
dc.subject UFCG Geography Course pt_BR
dc.subject School environment pt_BR
dc.subject Supervised Internship Narratives pt_BR
dc.subject São Sebastião School - Campina Grande - PB pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Maria do Socorro Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Experiences for teacher education in Geography: narratives of supervised internship at São Sebastião State Elementary and High School in Campina Grande - PB. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Maria do Socorro Silva. Experiências para a formação docente em Geografia: narrativas do estágio supervisionado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Sebastião em Campina Grande - PB. 2019. 30f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22839 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta