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Divisibilidade, congruência e aritmética modular em problemas olímpicos.

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dc.creator.ID ARAÚJO, J. E. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3952700223652462 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Alciônio Saldanha de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, A. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5638905438692532 pt_BR
dc.contributor.referee1 VIEIRA, Vandemberg Lopes.
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA, Alciônio Saldanho de.
dc.description.resumo A Matemática é uma ciência viva e em constante construção, não apenas no cotidiano dos indivíduos, mas também nas universidades. Neste sentido, com objetivo de difundir o conhecimento matemático tanto no Ensino Básico quanto no Ensino Superior, foram criadas as Olimpíadas de Matemática, um projeto em âmbitos internacional, nacional, regional e local, que tem a finalidade de estimular e promover o estudo da Matemática, desta forma contribuindo para uma educação básica de qualidade. No presente trabalho abordamos um pouco sobre a origem das Olimpíadas de Matemática, discorremos sobre o surgimento e os objetivos das principais olimpíadas, alguma internacionais: Olimpíada Internacional de Matemática (IMO); Ibero-Americana de Matemática; Cone Sul e a Olimpíada de Maio e nacionais: Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e, regionalmente, falamos sobre a Olimpíada Campinense de Matemática (OCM), olimpíada promovida e realizada pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Em consonância com os problemas abordados por estas competições, abordamos alguns conceitos relacionados à Teoria do Números, tais como divisibilidade, congruências e aritmética modular. Este trabalho visa justificar a necessidade da construção de um material de apoio que contemple professores e alunos de escolas públicas e privadas que tenham interesse em se preparar para as Olimpíadas de Matemática. A intenção não é usar este material como um curso de olimpíadas, pois ele está muito longe de ser completo, mas pode ser utilizado para revisar alguns tópicos importantes relacionados à Teoria do Números. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia - CCT pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE PROFMAT (SBMAT) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Matemática pt_BR
dc.subject.cnpq Álgebra pt_BR
dc.subject.cnpq Orientação e Aconselhamento pt_BR
dc.title Divisibilidade, congruência e aritmética modular em problemas olímpicos. pt_BR
dc.date.issued 2018-04
dc.description.abstract Mathematics is a living and constantly growing science, not only in the everyday life of individuals, but also in universities. In this sense, in order to disseminate mathematical knowledge in both Basic and Higher Education, the Mathematical Olympiads were created, a project at the international, national, regional and local levels, with the purpose of stimulating and promoting the study of Mathematics , thus contributing to a quality basic education. In the present work we approach a little about the origin of the Mathematical Olympiads, we discuss about the emergence and the objectives of the main olympiads, some international: International Mathematical Olympiad (IMO); Ibero-American Mathematics; South Cone and the Olympiad of May and national: Brazilian Olympiad of Mathematics of the Public Schools (OBMEP) and the Brazilian Mathematical Olympiad (OBM) and, regionally, we talked about the Olympiad Campinense de Matemática (OCM), Olympiad promoted and held by the University Federal University of Campina Grande (UFCG). In line with the problems addressed by these competitions, we have dealt with concepts related to Number Theory such as divisibility, congruences and modular arithmetic. This paper aims to justify the need to construct a support material that includes teachers and students from public and private schools interested in preparing for the Mathematical Olympiads. The intention is not to use this material as an olympics course, as it is far from complete, but can be used to review some important topics related to Number Theory. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2291
dc.date.accessioned 2018-11-27T15:03:26Z
dc.date.available 2018-11-27
dc.date.available 2018-11-27T15:03:26Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Aritmética modular pt_BR
dc.subject Problemas olímpicos pt_BR
dc.subject Divisibilidade modular pt_BR
dc.subject Congruência modular pt_BR
dc.subject Olimpíadas de matemática pt_BR
dc.subject Teoria dos números pt_BR
dc.subject Modular arithmetic pt_BR
dc.subject Olympic Problems pt_BR
dc.subject Modular divisibility pt_BR
dc.subject Modular Congruence pt_BR
dc.subject Mathematical Olympiads pt_BR
dc.subject Number theory pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAÚJO, Joselito Elias de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.identifier.citation ARAÚJO, J. E. de. Divisibilidade, congruência e aritmética modular em problemas olímpicos. 2018. 108 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2291 pt_BR


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