DSpace/Manakin Repository

Conceitos de análise matemática na reta para bem compreender os números reais no ensino médio.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID OLIVEIRA, M. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1404893287881719 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MORAIS FILHO, Daniel Cordeiro de.
dc.contributor.advisor1ID DE MORAIS FILHO, D. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0266444096441721 pt_BR
dc.contributor.referee1 BARROS, Tomás Edson.
dc.contributor.referee2 ALVES, Claudianor Oliveira.
dc.contributor.referee3 NEMER, Rodrigo Cohen Mota.
dc.description.resumo Percebemos que alguns conceitos relacionados aos números reais estudados pelos professores de matemática, enquanto discentes na universidade na disciplina de Análise Matemática, acabam se distanciando dos conceitos trazidos nos livros didáticos de ensino médio. Assim, o presente trabalho pretende estabelecer uma conexão entre as abordagens do estudo dos números reais na educação básica e na licenciatura em matemática. Nosso foco é o olhar do professor acerca desse assunto, como ajudá-los a ver que os números reais podem ser melhor entendidos utilizando conceitos da disciplina de Análise Matemática e que estes conceitos podem ajudá-lo a abordar o assunto em suas aulas. Para isso, analisaremos e descreveremos de que forma os números reais são tratados no ensino médio e na licenciatura. Em seguida discutiremos quais números reais podem ser marcados na reta real e desmistificaremos a impressão que os livros didáticos passam de que é possível marcar todos os números. Apresentaremos também uma definição de completude dos números reais que poderia ser dada em disciplinas de Análise Matemática nos cursos de Licenciatura, usando o Teorema dos Intervalos Encaixantes, tornando-a mais inteligível e próxima a conceitos usados no Ensino Médio. Esperamos, por meio desse trabalho, contribuir para que haja uma aproximação dos conteúdos estudados na disciplina de Análise com os conteúdos abordados nos livros de ensino médio, de modo a contribuir com a prática docente e tornar clara a importância de disciplinas como Análise Matemática para a formação de professores. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia - CCT pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE PROFMAT (SBMAT) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Matemática pt_BR
dc.subject.cnpq Análise pt_BR
dc.title Conceitos de análise matemática na reta para bem compreender os números reais no ensino médio. pt_BR
dc.date.issued 2017-08
dc.description.abstract We have realized that some concepts related to the real numbers studied by math teachers, when they were students at the university in the Mathematical Analysis discipline, end up distancing themselves from the concepts brought in high school textbooks. Thus, the present work intends to establish a connection between the real numbers study approaches in basic education and in mathematics degree course. Our focus is on teachers’ look to this subject, how to help them see that real numbers can be better understood using concepts from the Mathematical Analysis discipline and that these concepts could help them to approach this subject in their classrooms. To do it, we will analyze and describe how real numbers are treated in high school and college. Next, we will discuss what real numbers can be marked on the real line so we can demystify the impression expressed by textbooks that it is possible to mark all of the numbers. We will also present a definition of completeness of real numbers that could be taught in Mathematical Analysis disciplines in mathematics degree courses, using the Nested Intervals Theorem, making it more intelligible and close to concepts used in High School. Through this work, We hope to contribute to the approximation of the contents studied in the discipline of Analysis with the contents addressed in high school textbooks, in order to contribute to the teaching practice and to make clear the importance of disciplines such as Mathematical Analysis for teachers training. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2293
dc.date.accessioned 2018-11-27T15:43:51Z
dc.date.available 2018-11-27
dc.date.available 2018-11-27T15:43:51Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Ensino médio pt_BR
dc.subject Números reais pt_BR
dc.subject Análise matemática pt_BR
dc.subject Livros didáticos pt_BR
dc.subject Análise Real pt_BR
dc.subject High school pt_BR
dc.subject Real numbers pt_BR
dc.subject Math analysis pt_BR
dc.subject Didatic books pt_BR
dc.subject Real Analysis pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Mireli Morais de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, M. M. de. Conceitos de análise matemática na reta para bem compreender os números reais no ensino médio. 2017. 90 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2293 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta