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Nas páginas do romance, nas páginas da história: A Lenda dos Cem e as mobilizações dos indígenas Xukuru do Ororubá, habitantes em Pesqueira e Poção/PE (1988-2001).

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dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8454260954644245 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Edson Hely.
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9552532754817586 pt_BR
dc.contributor.referee1 AMORIM, José Edilson de.
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6524195105007515 pt_BR
dc.contributor.referee2 CORRÊA, José Gabriel Silveira.
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/0533574526978806 pt_BR
dc.contributor.referee3 BATISTA, Mércia Rangel.
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/2393048148588630 pt_BR
dc.contributor.referee4 AGUIAR, José Otávio.
dc.contributor.referee4Lattes http://lattes.cnpq.br/7106694267459903 pt_BR
dc.description.resumo Pesquisou-se a relação do romance A Lenda dos cem (1995) do escritor pernambucano Gilvan Lemos, com as mobilizações do povo indígena Xukuru do Ororubá, habitante nos municípios de Pesqueira e Poção/PE, que na década de 1990 iniciou o processo de retomada do território esbulhado. O recorte temporal versa entre 1988 a 2001. Tratase ações dos indígenas Xukuru do Ororubá na Assembleia Constituinte, 1988; a promulgação da Constituição Federal de 1988 e aprovação pela SUDENE do Projeto Agropecuário Vale do Ipojuca nas terras esbulhadas gerando mobilizações e, consequentemente, início do processo de demarcação pela FUNAI, finalizado em 2001 com a homologação do território. O objetivo discutir como o conteúdo narrado no romance, não apenas reproduz uma visão estigmatizada, folclórica, preconceituosa, acerca do índio no Nordeste, como “caboclos”, “miscigenados”, “misturados” e em vias de extinção por meio da integração. Essa narrativa elegeu o povo Xukuru do Ororubá para reforçar a verossimilhança no romance destacandoos como Xacuris. A relação existiu devido ao ano da publicação, 1995 auge do processo de retomada do território pelo povo indígena. A narrativa do romance ao ser contextualizado, é ostensivamente a favor dos fazendeiros e contrárias aos indígenas, por se tratar de uma narrativa trivial, sobretudo por enfatizar o processo de miscigenação e apagamento étnico. Reproduzindo estereótipos de longa data. Metodologicamente, analisamos o romance por meio da crítica sociológica relacionado os aspectos internos e externos e a Análise do Discurso para uma visão ampla do citado romance e suas relações. Com os estudos, na área de Antropologia e História, a chamada “nova história indígena” ao estabelecer novos paradigmas discutindo os indígenas na História do Brasil, e enfatizamos especificamente no Nordeste. Para pensarmos o lugar dos discursos do romancista em construir uma visão sobre um povo indígena em Pernambuco, deslegitimando as demandas dos indígenas ao território. A pesquisa consolidou problematizações para desconstruir imagens equivocadas e as repercussões negativas no imaginário social sobre os povos indígenas no Nordeste, como folclóricos e aculturados questionando o discurso acerca da inexistência de povos indígenas na Região. Evidenciando os protagonismos do povo Xukuru do Ororubá na conquista do território, mediante as adversidades historicamente contrárias aos índios na Região Nordeste. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História pt_BR
dc.title Nas páginas do romance, nas páginas da história: A Lenda dos Cem e as mobilizações dos indígenas Xukuru do Ororubá, habitantes em Pesqueira e Poção/PE (1988-2001). pt_BR
dc.date.issued 2021-09-29
dc.description.abstract We researched the relationship between the novel “A Lenda dos Cem” (1995) by Pernambuco writer Gilvan Lemos, with the mobilizations of the indigenous people Xukuru do Ororubá in the 1990s, in the process of retaking their dispossessed territory. The time frame is between 1988 and 2001. The actions of the Xukuru do Ororubá indigenous people in the Constituent Assembly, 1988; the promulgation of the 1988 Federal Constitution and approval by SUDENE of the Vale do Ipojuca Agricultural Project on the dispossessed lands, generating mobilizations and, consequently, the beginning of the demarcation process by FUNAI, finalized in 2001 with the homologation of the territory. The objective was to discuss how the content narrated in the novel not only reproduces a stigmatized, folkloric prejudiced view of the Indians in the Northeast as "caboclos", "miscigenados", “mixed" and on the way to extinction through integration. This narrative elected the Xukuru people of Ororubá to reinforce the verisimilitude of the novel by highlighting them as Xacuris. The relationship existed because of the year of publication, 1995, the height of the process of retaking of the territory by the indigenous people. The narrative of the novel, when contextualized, is ostensibly in favor of the ranchers and against the indigenous people, because it is a trivial narrative, especially because it emphasizes the process of miscegenation and ethnic erasure. It reproduces longstanding stereotypes. Methodologically, we analyze the novel by means of sociological criticism , relating internal and external aspects, and discourse analysis AD, to get a broad view of the novel and its relations. Together with the studies, in the area of Anthropology and History, the "new indigenous history", established new paradigms about the history of Indians in Brazil, especially in the Northeast. It allowed us to think about the place of the novelist's discourses in constructing a vision of an indigenous people in Pernambuco, delegitimizing the demands of the territory. The research consolidated problematizations to deconstruct mistaken negative repercussions in the social imaginary about the indigenous peoples in the Northeast, as folkloric and acculturated, questioning the nonexistence of indigenous peoples in the region. Demonstrating the protagonism of the Xukuru do Ororubá people in the conquest of territory, through the adversities historically opposed to the Indians in the Northeast Region. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22942
dc.date.accessioned 2022-01-05T16:35:41Z
dc.date.available 2022-01-05
dc.date.available 2022-01-05T16:35:41Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Gilvan Lemos pt_BR
dc.subject História indígena pt_BR
dc.subject Literatura pt_BR
dc.subject Xukuru do Ororubá pt_BR
dc.subject Indigenous history pt_BR
dc.subject Literature pt_BR
dc.subject História de Pesqueira - PE pt_BR
dc.subject História de Poção - PE pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BENITES , Flavio Joselino.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation BENITES, Flavio Joselino. Nas páginas do romance, nas páginas da história: A Lenda dos Cem e as mobilizações dos indígenas Xukuru do Ororubá, habitantes em Pesqueira e Poção/PE (1988-2001). 188 f. Dissertação (Mestrado em História) - Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22942 pt_BR


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