dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8454260954644245 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Edson Hely. |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9552532754817586 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
AMORIM, José Edilson de. |
|
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6524195105007515 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
CORRÊA, José Gabriel Silveira. |
|
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0533574526978806 |
pt_BR |
dc.contributor.referee3 |
BATISTA, Mércia Rangel. |
|
dc.contributor.referee3Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2393048148588630 |
pt_BR |
dc.contributor.referee4 |
AGUIAR, José Otávio. |
|
dc.contributor.referee4Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7106694267459903 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Pesquisou-se
a relação do romance A Lenda dos cem (1995) do escritor pernambucano
Gilvan Lemos, com as mobilizações do povo indígena Xukuru do Ororubá, habitante nos
municípios de Pesqueira e Poção/PE, que na década de 1990 iniciou o processo de
retomada do território esbulhado. O recorte temporal versa entre 1988 a 2001. Tratase
ações dos indígenas Xukuru do Ororubá na Assembleia Constituinte, 1988; a
promulgação da Constituição Federal de 1988 e aprovação pela SUDENE do Projeto
Agropecuário Vale do Ipojuca nas terras esbulhadas gerando mobilizações e,
consequentemente, início do processo de demarcação pela FUNAI, finalizado em 2001
com a homologação do território. O objetivo discutir como o conteúdo narrado no
romance, não apenas reproduz uma visão estigmatizada, folclórica, preconceituosa,
acerca do índio no Nordeste, como “caboclos”, “miscigenados”, “misturados” e em vias
de extinção por meio da integração. Essa narrativa elegeu o povo Xukuru do Ororubá
para reforçar a verossimilhança no romance destacandoos
como Xacuris. A relação
existiu devido ao ano da publicação, 1995 auge do processo de retomada do território
pelo povo indígena. A narrativa do romance ao ser contextualizado, é ostensivamente a
favor dos fazendeiros e contrárias aos indígenas, por se tratar de uma narrativa trivial,
sobretudo por enfatizar o processo de miscigenação e apagamento étnico. Reproduzindo
estereótipos de longa data. Metodologicamente, analisamos o romance por meio da crítica
sociológica relacionado os aspectos internos e externos e a Análise do Discurso para uma
visão ampla do citado romance e suas relações. Com os estudos, na área de Antropologia
e História, a chamada “nova história indígena” ao estabelecer novos paradigmas
discutindo os indígenas na História do Brasil, e enfatizamos especificamente no Nordeste.
Para pensarmos o lugar dos discursos do romancista em construir uma visão sobre um
povo indígena em Pernambuco, deslegitimando as demandas dos indígenas ao território.
A pesquisa consolidou problematizações para desconstruir imagens equivocadas e as
repercussões negativas no imaginário social sobre os povos indígenas no Nordeste, como
folclóricos e aculturados questionando o discurso acerca da inexistência de povos
indígenas na Região. Evidenciando os protagonismos do povo Xukuru do Ororubá na
conquista do território, mediante as adversidades historicamente contrárias aos índios na
Região Nordeste. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História |
pt_BR |
dc.title |
Nas páginas do romance, nas páginas da história: A Lenda dos Cem e as mobilizações dos indígenas Xukuru do Ororubá, habitantes em Pesqueira e Poção/PE (1988-2001). |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021-09-29 |
|
dc.description.abstract |
We researched the relationship between the novel “A Lenda dos Cem” (1995) by
Pernambuco writer Gilvan Lemos, with the mobilizations of the indigenous people
Xukuru do Ororubá in the 1990s, in the process of retaking their dispossessed territory.
The time frame is between 1988 and 2001. The actions of the Xukuru do Ororubá
indigenous people in the Constituent Assembly, 1988; the promulgation of the 1988
Federal Constitution and approval by SUDENE of the Vale do Ipojuca Agricultural
Project on the dispossessed lands, generating mobilizations and, consequently, the
beginning of the demarcation process by FUNAI, finalized in 2001 with the homologation
of the territory. The objective was to discuss how the content narrated in the novel not
only reproduces a stigmatized, folkloric prejudiced view of the Indians in the Northeast
as "caboclos", "miscigenados", “mixed" and on the way to extinction through integration.
This narrative elected the Xukuru people of Ororubá to reinforce the verisimilitude of the
novel by highlighting them as Xacuris. The relationship existed because of the year of
publication, 1995, the height of the process of retaking of the territory by the indigenous
people. The narrative of the novel, when contextualized, is ostensibly in favor of the
ranchers and against the indigenous people, because it is a trivial narrative, especially
because it emphasizes the process of miscegenation and ethnic erasure. It reproduces
longstanding
stereotypes. Methodologically, we analyze the novel by means of
sociological criticism , relating internal and external aspects, and discourse analysis AD,
to get a broad view of the novel and its relations. Together with the studies, in the area of
Anthropology and History, the "new indigenous history", established new paradigms
about the history of Indians in Brazil, especially in the Northeast. It allowed us to think
about the place of the novelist's discourses in constructing a vision of an indigenous
people in Pernambuco, delegitimizing the demands of the territory. The research
consolidated problematizations to deconstruct mistaken negative repercussions in the
social imaginary about the indigenous peoples in the Northeast, as folkloric and
acculturated, questioning the nonexistence of indigenous peoples in the region.
Demonstrating the protagonism of the Xukuru do Ororubá people in the conquest of
territory, through the adversities historically opposed to the Indians in the Northeast
Region. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22942 |
|
dc.date.accessioned |
2022-01-05T16:35:41Z |
|
dc.date.available |
2022-01-05 |
|
dc.date.available |
2022-01-05T16:35:41Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Gilvan Lemos |
pt_BR |
dc.subject |
História indígena |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura |
pt_BR |
dc.subject |
Xukuru do Ororubá |
pt_BR |
dc.subject |
Indigenous history |
pt_BR |
dc.subject |
Literature |
pt_BR |
dc.subject |
História de Pesqueira - PE |
pt_BR |
dc.subject |
História de Poção - PE |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BENITES , Flavio Joselino. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Capes |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BENITES, Flavio Joselino. Nas páginas do romance, nas páginas da história: A Lenda dos Cem e as mobilizações dos indígenas Xukuru do Ororubá, habitantes em Pesqueira e Poção/PE (1988-2001). 188 f. Dissertação (Mestrado em História) - Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22942 |
pt_BR |