dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0092268464023640 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MIKI, Adriana Fumi Chim. |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6294505765908268 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor2 |
PALACIO, Marysol Castillo. |
|
dc.contributor.advisor2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8735245182761492 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FARIAS, Camilo Allyson Simões de. |
|
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7482889323422305 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
MOREIRA, Vinicius Farias. |
|
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3481559213937969 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Smart Campuses transformam a universidade por meio de uma série de ações tecnológicas,
sustentáveis e sociais. Esta dissertação propõe um framework geral para Smart Campus e
recomenda indicadores para monitorar o processo de smartization para o contexto latino-
americano com base na tecnologia, conectividade e nos pilares dos Objetivos de
Desenvolvimento Sustentável (ODS). A dissertação está estruturada em três artigos que
utilizaram metodologias qualitativas e quantitativas. Primeiramente, o estudo realizou uma
Revisão Sistemática da Literatura com base nos métodos PRISMA e SPIDER para identificar
o estado da arte e propor um framework de Smart Campus, indicando seu conceito, principais
perspectivas teóricas e empíricas. O segundo artigo validou a estrutura anterior por meio de um
Método de Focus Group com um painel de especialistas latino-americanos para criar a
perspectiva da escola latino-americana. O terceiro artigo aplicou o framework em uma
universidade brasileira para identificar sua importância e as prioridades para os tomadores de
decisão em relação aos processos de smartization das universidades. O método de pesquisa foi
uma metodologia HJ-BIPLOT baseada na Análise de Desempenho-Importância (IPA). Os
resultados têm contribuições duplas. Teoricamente, consolidou um conceito e modelo de smart
campus; ao mesmo tempo, abriu a perspectiva latino-americana de smart campus.
Empiricamente, a dissertação forneceu uma ferramenta para gestores acadêmicos
implementarem e controlarem o processo de smartization nas universidades. Os resultados da
dissertação também ofereceram uma estrutura integrativa para o de smart campus com base nos
ODS como uma agenda universal integrada e indivisível que busca equilibrar as três dimensões
do desenvolvimento sustentável: econômica, ambiental e social. Além disso, a pesquisa fornece
um modelo de Smart Campus com oito dimensões e 38 indicadores validados por acadêmicos
latino-americanos como uma estrutura para o campo. Ao final, esta dissertação reuniu todas as
descobertas em uma ferramenta de gestão como um monitor de campus inteligente. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração |
pt_BR |
dc.title |
Smart campus: indicators for the smartization process at universities. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021-12-20 |
|
dc.description.abstract |
Smart campuses transform the university through a range of technological, sustainable, and
social actions. This thesis proposes a general framework for Smart Campus and recommends
indicators to monitor the smartization process for the Latin American context based on
technology, connectivity, and the Sustainable Development Goals pillars (SDGs). The thesis is
structured by three papers that used both qualitative and quantitative methodologies. Firstly,
the study performed a Systematic Literature Review based on PRISMA and SPIDER methods
to identify the state-of-the-art and propose a smart campus framework, indicating its concept,
main theoretical, and empirical perspectives. The second paper validated the previous
framework through a Focus Group Method with a Latin American expert panel to create the
Latin American school perspective. The third paper applied the framework in a Brazilian
University to identify its importance and the priorities to decision-makers toward smartization
processes of universities. The research method was an HJ-BIPLOT methodology based on
Importance-Performance Analysis (IPA). The results have twofold contributions.
Theoretically, it consolidated a smart campus concept and model; at the same time, opened the
Latin American perspective of smart campuses. Empirically, the thesis provided a tool for
academic managers to implement and control the smartization process in universities. Thesis
Results also offered an integrative framework for the smart campus based upon the SDGs as an
integrated and indivisible universal agenda that seeks to balance the three dimensions of
sustainable development: economic, environmental, and social. Also, the research provides a
Smart Campus Model with eight dimensions and 38 indicators validated by Latin American
scholars as a Framework to the field. In the end, this thesis gathered all findings in a
management tool such as a monitor of smart campus. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22981 |
|
dc.date.accessioned |
2022-01-06T17:52:06Z |
|
dc.date.available |
2022-01-06 |
|
dc.date.available |
2022-01-06T17:52:06Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Smart campus |
pt_BR |
dc.subject |
Sustainable development |
pt_BR |
dc.subject |
Smartization process |
pt_BR |
dc.subject |
Latin american perspective |
pt_BR |
dc.subject |
Smart campus monitor |
pt_BR |
dc.subject |
Desenvolvimento sustentável |
pt_BR |
dc.subject |
Processo de smartization |
pt_BR |
dc.subject |
Perspectiva latino-americana |
pt_BR |
dc.subject |
Monitor de smart campus |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
NÓBREGA, Pedro Ivo Silva da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
en |
en |
dc.description.sponsorship |
Capes |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
NÓBREGA, Pedro Ivo Silva da. Smart campus: indicators for the smartization process at universities. 121 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22981 |
pt_BR |