DSpace/Manakin Repository

Smart campus: indicators for the smartization process at universities.

Mostrar registro simples

dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0092268464023640 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MIKI, Adriana Fumi Chim.
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6294505765908268 pt_BR
dc.contributor.advisor2 PALACIO, Marysol Castillo.
dc.contributor.advisor2Lattes http://lattes.cnpq.br/8735245182761492 pt_BR
dc.contributor.referee1 FARIAS, Camilo Allyson Simões de.
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/7482889323422305 pt_BR
dc.contributor.referee2 MOREIRA, Vinicius Farias.
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3481559213937969 pt_BR
dc.description.resumo Smart Campuses transformam a universidade por meio de uma série de ações tecnológicas, sustentáveis e sociais. Esta dissertação propõe um framework geral para Smart Campus e recomenda indicadores para monitorar o processo de smartization para o contexto latino- americano com base na tecnologia, conectividade e nos pilares dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A dissertação está estruturada em três artigos que utilizaram metodologias qualitativas e quantitativas. Primeiramente, o estudo realizou uma Revisão Sistemática da Literatura com base nos métodos PRISMA e SPIDER para identificar o estado da arte e propor um framework de Smart Campus, indicando seu conceito, principais perspectivas teóricas e empíricas. O segundo artigo validou a estrutura anterior por meio de um Método de Focus Group com um painel de especialistas latino-americanos para criar a perspectiva da escola latino-americana. O terceiro artigo aplicou o framework em uma universidade brasileira para identificar sua importância e as prioridades para os tomadores de decisão em relação aos processos de smartization das universidades. O método de pesquisa foi uma metodologia HJ-BIPLOT baseada na Análise de Desempenho-Importância (IPA). Os resultados têm contribuições duplas. Teoricamente, consolidou um conceito e modelo de smart campus; ao mesmo tempo, abriu a perspectiva latino-americana de smart campus. Empiricamente, a dissertação forneceu uma ferramenta para gestores acadêmicos implementarem e controlarem o processo de smartization nas universidades. Os resultados da dissertação também ofereceram uma estrutura integrativa para o de smart campus com base nos ODS como uma agenda universal integrada e indivisível que busca equilibrar as três dimensões do desenvolvimento sustentável: econômica, ambiental e social. Além disso, a pesquisa fornece um modelo de Smart Campus com oito dimensões e 38 indicadores validados por acadêmicos latino-americanos como uma estrutura para o campo. Ao final, esta dissertação reuniu todas as descobertas em uma ferramenta de gestão como um monitor de campus inteligente. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Smart campus: indicators for the smartization process at universities. pt_BR
dc.date.issued 2021-12-20
dc.description.abstract Smart campuses transform the university through a range of technological, sustainable, and social actions. This thesis proposes a general framework for Smart Campus and recommends indicators to monitor the smartization process for the Latin American context based on technology, connectivity, and the Sustainable Development Goals pillars (SDGs). The thesis is structured by three papers that used both qualitative and quantitative methodologies. Firstly, the study performed a Systematic Literature Review based on PRISMA and SPIDER methods to identify the state-of-the-art and propose a smart campus framework, indicating its concept, main theoretical, and empirical perspectives. The second paper validated the previous framework through a Focus Group Method with a Latin American expert panel to create the Latin American school perspective. The third paper applied the framework in a Brazilian University to identify its importance and the priorities to decision-makers toward smartization processes of universities. The research method was an HJ-BIPLOT methodology based on Importance-Performance Analysis (IPA). The results have twofold contributions. Theoretically, it consolidated a smart campus concept and model; at the same time, opened the Latin American perspective of smart campuses. Empirically, the thesis provided a tool for academic managers to implement and control the smartization process in universities. Thesis Results also offered an integrative framework for the smart campus based upon the SDGs as an integrated and indivisible universal agenda that seeks to balance the three dimensions of sustainable development: economic, environmental, and social. Also, the research provides a Smart Campus Model with eight dimensions and 38 indicators validated by Latin American scholars as a Framework to the field. In the end, this thesis gathered all findings in a management tool such as a monitor of smart campus. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22981
dc.date.accessioned 2022-01-06T17:52:06Z
dc.date.available 2022-01-06
dc.date.available 2022-01-06T17:52:06Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Smart campus pt_BR
dc.subject Sustainable development pt_BR
dc.subject Smartization process pt_BR
dc.subject Latin american perspective pt_BR
dc.subject Smart campus monitor pt_BR
dc.subject Desenvolvimento sustentável pt_BR
dc.subject Processo de smartization pt_BR
dc.subject Perspectiva latino-americana pt_BR
dc.subject Monitor de smart campus pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NÓBREGA, Pedro Ivo Silva da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language en en
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation NÓBREGA, Pedro Ivo Silva da. Smart campus: indicators for the smartization process at universities. 121 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22981 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta