dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1459889103116363 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SANTOS, Eliete Correia dos. |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3267723385743006 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FRANCELINO, Pedro Farias. |
|
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6663064491335541 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
XAVIER, Manassés Moraes. |
|
dc.description.resumo |
O objetivo geral desta pesquisa é investigar a relação na orientação acadêmica, a partir da
interação discursiva entre Orientador e orientando, sobre a orientação da dissertação de
mestrado (ou outro produto final), no contexto de um mestrado profissional (PROFLetras) de
uma universidade pública brasileira (UFCG). O questionamento que deu origem a esta
investigação é: Como acontece o processo de orientação discursiva, na relação acadêmica
entre Orientadororientando,
no PROFLetras/UFCGCFP?
A teoria usada nesta investigação é
a Análise Dialógica do Discurso (ADD) do Círculo de Bakhtin, porque se entende que as
relações são sociais, dialógicas e homogêneas e que, para sua compreensão, o discurso é o
fator primeiro a ser considerado. Esta pesquisa, que tem como tipo um estudo de caso, usou,
para análise dos dados, o método qualitativoquantitativo,
ou ―qualiquanti‖,
sendo de
natureza aplicada no contexto da esfera acadêmica. A geração dos dados no contexto
universitário público federal ocorreu no período de outubro de 2019 a fevereiro de 2020,
resultando em uma amostra de 41 sujeitos participantes, sendo 13 Orientadores e 28
orientandos. Os dados foram gerados por meio da aplicação de um questionário eletrônico,
disponibilizado por email,
sendo que foram enviados dois questionários: um para os
Orientadores, com 12 questões, e um para os orientandos com o total de 15 questões. Foi
necessária a triangulação dos dados, na qual os dados coletados no formulário dos professores
com os dados no formulário dos alunos foram comparados para que a posição valorativa dos
docentes e a posição valorativa dos alunos fossem percebidas no evento enunciativo
orientação acadêmica. Os dados apontam que, nesse evento enunciativo, os sujeitos sociais
envolvidos olham primeiramente para as questões voltadas ao processo, a partir de atos
internos e externos (em especial os orientandos) e considerando também as questões teóricas e
metodológicas (em especial os Orientadores) como fundamentais no fenômeno investigado.
Essa relação não é formada apenas das vozes desses sujeitos, mas também por outras vozes
como a do contexto sóciohistórico
e da prática ideológicodiscursiva,
da Coordenação de
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da coordenação do PPG. Além
disso, há, conforme os dados mostram, uma necessidade de se repensar algumas questões
técnicas quanto à organização e à seleção de ingresso no referido MP (PROFLetras) e, para as
quais, são sugeridas ações (re)significativas. Concluise,
portanto, que a relação acadêmica
pautase
em duas cenas enunciativas: a rede de vozes e o posicionamento axiológico
existentes na relação entre Orientador e orientando. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguagem |
pt_BR |
dc.title |
A relação orientador-orientando em um mestrado profissional de formação docente: uma investigação à luz das ideias do Círculo de Bakhtin. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021-10-01 |
|
dc.description.abstract |
The general objective of this research is to investigate the relationship in the academic orientation,
from the verbal interaction between Advisor and student, about the orientation of the master's
dissertation (or other final product), in the context of a professional master's degree (PROFLetras) of a
Brazilian public university (UFCG). The question that gave origin to this investigation is: How does
the process of verbal orientation happen, in the academic relationship between Supervisor and student,
in the PROFLetras/UFCGCFP?
The theory used in this investigation is the Dialogical Discourse
Analysis (DDA) of Bakhtin's Circle, because it is understood that the relations are social, dialogical
and homogeneous and that, for its comprehension, the discourse is the first factor to be considered.
This research, which is a case study, used the qualitativequantitative
method for data analysis and
reporting, being of an applied nature in the context of the academic sphere. The data collection in the
public and federal university context occurred in the period from October 2019 to February 2020,
resulting in a sample of 41 participating subjects, being 13 Advisors and 28 mentees. Data were
collected through the application of an electronic questionnaire, made available by email, and two
questionnaires were sent: one to the Advisors, with 12 questions, and one to the students with a total of
15 questions. Data triangulation was necessary, in which the data generated in the teachers' form and
the data generated in the students' form were compared so that the teachers' evaluative position and the
students' evaluative position could be perceived in the enunciative event academic orientation. The
data point out that, in this enunciative event, the social subjects involved look first to the processoriented
issues, from internal and external acts (especially the students) and also considering the
theoretical and methodological issues (especially the Advisors) as fundamental in the investigated
phenomenon. This relationship is not only formed by the voices of these subjects, but also by other
voices such as the sociohistorical
context and the ideologicaldiscursive
practice, the Coordination for
the Improvement of Higher Level Personnel (CAPES) and the coordination of the PPG. Moreover,
there is, as the data show, a need to rethink some technical issues regarding the organization and
selection for admission to the referred MP (PROFLetras) and, for which, (re)significant actions are
suggested. It concludes, therefore, that the academic relationship is based on two enunciatory scenes:
the network of voices and the axiological positioning existing in the relationship between Advisor and
student. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22995 |
|
dc.date.accessioned |
2022-01-06T18:58:24Z |
|
dc.date.available |
2022-01-06 |
|
dc.date.available |
2022-01-06T18:58:24Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Mestrado profissional |
pt_BR |
dc.subject |
PROFLetras |
pt_BR |
dc.subject |
Relação entre orientador e orientando |
pt_BR |
dc.subject |
Análise dialógica do discurso (ADD) |
pt_BR |
dc.subject |
Rede de vozes |
pt_BR |
dc.subject |
Posicionamento axiológico |
pt_BR |
dc.subject |
Professional master‘s degree |
pt_BR |
dc.subject |
Relationship between the advisor and student |
pt_BR |
dc.subject |
Dialogical discourse analysis (ADD) |
pt_BR |
dc.subject |
Network of voices |
pt_BR |
dc.subject |
Axiological positioning |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
DANTAS, Wallace. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
DANTAS, Wallace. A relação orientador-orientando em um mestrado profissional de formação docente: uma investigação à luz das ideias do Círculo de Bakhtin. 198 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) - Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22995 |
pt_BR |