DSpace/Manakin Repository

A cantoria continua de pé (de parede): estudo sobre as formas de produção da poesia repentista nordestina.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID CARVALHO, N. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0231224517159954 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Alzir.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0232304726251799 pt_BR
dc.contributor.advisor2 MARIN, Maria Cristina de Melo.
dc.contributor.advisor2ID MARIN, M. C. M. pt_BR
dc.contributor.advisor2Lattes http://lattes.cnpq.br/0336478202150403 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho tem por assunto a cantoria de viola nordestina, nas suas diferentes formas de manifestação, desde a mais tradicional - a cantoria de pé-de-parede -, mais ligada à sua origem rural, até as formas urbanizadas, programas radiofônicos, congressos e gravações em discos. É* nosso objetivo traçar um quadro geral do seu processo produtivo nestes diferentes contextos, capaz de explicar o sentido do deslocamento desta manifestação cultural em sua trajetória social. Neste sentido, buscamos analisar as preocupações e temores, externados frequentemente pelos cantadores, com a descaracterização causada pela urbanização da cantoria. A nossa investigação centrou-se na cidade de Campina Grande - PB, onde é grande a concentração de profissionais da viola. Aí entrevistamos cantadores e assistimos a inúmeras de suas apresentações, ao vivo e através de gravações. Com o material recolhido fazemos uma descrição da cantoria em seus aspectos estruturais, tanto na forma tradicional como nas formas urbanizadas e, a seguir, analisamos questões como as condições socio-econômicas em que se dá a cantoria, a convivência e os conflitos entre elementos tradicionais e elementos inovadores, a relação entre o poeta e seu público re as condições sob as quais a cantoria resiste, se adapta e sobrevive nos dias atuais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência Sociais. pt_BR
dc.title A cantoria continua de pé (de parede): estudo sobre as formas de produção da poesia repentista nordestina. pt_BR
dc.date.issued 1991-03
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2300
dc.date.accessioned 2018-11-27T21:43:17Z
dc.date.available 2018-11-27
dc.date.available 2018-11-27T21:43:17Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Cantoria Nordestina pt_BR
dc.subject Repentistas pt_BR
dc.subject Poesia Repentista Nordestina pt_BR
dc.subject Cantoria de Viola pt_BR
dc.subject Cantoria de Pé de Parede pt_BR
dc.subject Cultura Nordestina pt_BR
dc.subject Cantadores de Viola pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CARVALHO, Nadja de Moura.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Le chant continue debout (du mur): Étude sur les formes de production de la poésie du nord-est repeint. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation CARVALHO, Nadja de Moura. A cantoria continua de pé (de parede): estudo sobre as formas de produção da poesia repentista nordestina. 1991. 144f. (Dissertação de Mestrado em Sociologia Rural), Curso de Mestrado em Sociologia Rural, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba - Campina Grande - PB - Campus II - Brasil, 1991. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2300 pt_BR
dc.description.resume L'objet de notre étude, c'est la "cantoria de viola" (chants accompagnés de guitare) du Nordest du Brésil dans ses différentes manifestations, depuis la plus traditionnelle - la "cantoria de pé-de-parede" - plus attachés à son origine rurale, jusqu'aux formes plus liées à la vie urbaine, programmes radiophoniques, congrès et enregistrements sur disques. Notre but c'est de fournir un panorama general de son procès de production dans ses différents contextes, capable de rendre compte du déplacement de cette manifestation culturelle en sa trajectoire sociale. En ce sens, nons avons cherché à analyser les préoccupations et les craintes souvent exprimées par les "cantadores" (chanteurs) à l'égard de la perte des caracteristiques originales qu"a entratnée l'urbanisation de la "cantoria". Notre recherche s"est concentrée surtout dans la vi lie de Campina Grande - PB, oú l"on trouve grand nombre de professionnels dans ce genre. Là nous avons interviewé les "cantadores" et nous avons assiste à de nombreuses de leurs présentations. Nous avons aussi pris du materiel dans des enregistrements. Avec ce materiel nous avons fait une description de la "cantoria" en ses aspects structurels, aussi bien de la forme traditionnelle que des formes urbanisées et, ensuite, nous avons étudié certains questions telles que les conditions soeioéconomiques oú ce genre de musique apparaTt, les relations entre les gens et les conflits entre des éléments traditionnels et des éléments novateurs, les rapports entre le poete et son public et les conditions sous lesquelles la "cantoria" resiste, s"adapte et survit dans les temps actueis. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta