DSpace/Manakin Repository

Ser LGBTQIA+ no ambiente escolar: a experiência de escolas públicas do Cariri Ocidental Paraibano.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID GONÇALVES, A. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2540264502362401 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ARAÚJO, Maria Helena Costa Carvalho de.
dc.contributor.advisor1ID ARAÚJO, M. H. C. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1562460183286851 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
dc.contributor.referee1ID SANTOS, V. B. pt_BR
dc.contributor.referee2 SILVA, Silas Veloso de Paula.
dc.contributor.referee2ID SILVA, S. V. P. pt_BR
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2021.tccmon.goncalves
dc.description.resumo Em todo Brasil, os sujeitos LGBTQIA+ sofrem com o preconceito, e a homofobia em todos os campos da sociedade. Esse preconceito e discriminação reduz de forma considerável o acesso desses sujeitos a serviços e direitos ofertados e assegurados pelo Estado. Para esses sujeitos, que sofrem esse tipo de violência, a escola e o sistema educacional deveria funcionar como uma ferramenta de proteção e combate a todo tipo de intolerância e principalmente contra a população LGBTQIA+, que por décadas são invisibilizadas por uma cultura binária e cisheternormativa, mas, não é isso que acontece, o mesmo preconceito e discriminação existente no campo social é reproduzido e reafirmado dentro das escolas do nosso país. Esse trabalho tem como um de seus objetivos analisar os impactos que essa discriminação estrutural, reproduzida pelas instituições de ensino causam no percurso escolar desses sujeitos, em especial os que frequentam as escolas públicas do Cariri Ocidental da Paraíba. Como esses sujeitos convivem com a lgbtfobia, e outras formas de violação de direitos e violências encontradas nas escolas. Também se fez necessário entender quais instrumentos e projetos essas instituições usam para proteger esses sujeitos, e ofertar uma educação de qualidade, assegurando de forma efetiva sua presença dentro da escola e sua permanência em todo processo de escolarização. Foi também observado como os/as professores/as e demais integrantes do corpo escolar convivem com as questões de sexualidade e gênero. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Sociologia pt_BR
dc.title Ser LGBTQIA+ no ambiente escolar: a experiência de escolas públicas do Cariri Ocidental Paraibano. pt_BR
dc.date.issued 2021-11-11
dc.description.abstract All over Brazil, the LGBTQIA + category responds with prejudice, and widespread discrimination in all fields of society. This prejudice and discrimination considerably reduces access to services and rights offered and guaranteed by the State. Of intolerance and especially against the LGBTQIA + category, which for decades are made invisible by a binary and heteronormative cis culture, but, this is not what happens, the same prejudice and discrimination existing in the social field is reproduced and reaffirmed within the schools of our country . This work has as one of its objectives the analysis of the components that this structural discrimination, reproduced by educational institutions, cause no subject schooling, especially those who attend public schools in the Western Cariri of Paraíba. How these subjects live with homophobia, and other forms of violation of rights and violence found in schools. It was also necessary to understand which instruments and projects these institutions use to protect these subjects, and to offer quality education, effectively ensuring their pressure within the school and their permanence in the entire educational process. It was also observed how teachers and other members of the school staff live with issues of sexuality and gender. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23018
dc.date.accessioned 2022-01-07T18:46:35Z
dc.date.available 2022-01-07
dc.date.available 2022-01-07T18:46:35Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Escola e sexualidade pt_BR
dc.subject Sexualidade no ambiente escolar pt_BR
dc.subject LGBTQIA+ no ambiente escolar pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Preconceito pt_BR
dc.subject Discriminação sexual pt_BR
dc.subject Identidade de gênero – discriminação pt_BR
dc.subject Estudantes LGBTQIA+ pt_BR
dc.subject Ensino de Sociologia pt_BR
dc.subject Escolas do Cariri Ocidental Paraibano pt_BR
dc.subject School and sexuality pt_BR
dc.subject Sexuality in the school environment pt_BR
dc.subject LGBTQIA+ in the school environment pt_BR
dc.subject Gender pt_BR
dc.subject Prejudice pt_BR
dc.subject Sexual discrimination pt_BR
dc.subject Gender Identity - Discrimination pt_BR
dc.subject LGBTQIA+ students pt_BR
dc.subject Teaching sociology pt_BR
dc.subject Schools in Western Cariri Paraiba pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GONÇALVES, Adílio Carvalho.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Being LGBTQIA+ in the school environment: the experience of public schools in Western Cariri Paraibano. pt_BR
dc.identifier.citation GONÇALVES, Adílio Carvalho. Ser LGBTQIA+ no ambiente escolar: a experiência de escolas públicas do Cariri Ocidental Paraibano. 2021. 66f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23018 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta