dc.creator.ID |
GONÇALVES, A. C. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2540264502362401 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ARAÚJO, Maria Helena Costa Carvalho de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ARAÚJO, M. H. C. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1562460183286851 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SANTOS, Valdonilson Barbosa dos. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SANTOS, V. B. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Silas Veloso de Paula. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SILVA, S. V. P. |
pt_BR |
dc.identifier.doi |
https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2021.tccmon.goncalves |
|
dc.description.resumo |
Em todo Brasil, os sujeitos LGBTQIA+ sofrem com o preconceito, e a homofobia em todos os
campos da sociedade. Esse preconceito e discriminação reduz de forma considerável o acesso
desses sujeitos a serviços e direitos ofertados e assegurados pelo Estado. Para esses sujeitos,
que sofrem esse tipo de violência, a escola e o sistema educacional deveria funcionar como uma
ferramenta de proteção e combate a todo tipo de intolerância e principalmente contra a
população LGBTQIA+, que por décadas são invisibilizadas por uma cultura binária e
cisheternormativa, mas, não é isso que acontece, o mesmo preconceito e discriminação
existente no campo social é reproduzido e reafirmado dentro das escolas do nosso país. Esse
trabalho tem como um de seus objetivos analisar os impactos que essa discriminação estrutural,
reproduzida pelas instituições de ensino causam no percurso escolar desses sujeitos, em especial
os que frequentam as escolas públicas do Cariri Ocidental da Paraíba. Como esses sujeitos
convivem com a lgbtfobia, e outras formas de violação de direitos e violências encontradas nas
escolas. Também se fez necessário entender quais instrumentos e projetos essas instituições
usam para proteger esses sujeitos, e ofertar uma educação de qualidade, assegurando de forma
efetiva sua presença dentro da escola e sua permanência em todo processo de escolarização. Foi
também observado como os/as professores/as e demais integrantes do corpo escolar convivem
com as questões de sexualidade e gênero. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Sociologia |
pt_BR |
dc.title |
Ser LGBTQIA+ no ambiente escolar: a experiência de escolas públicas do Cariri Ocidental Paraibano. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021-11-11 |
|
dc.description.abstract |
All over Brazil, the LGBTQIA + category responds with prejudice, and widespread
discrimination in all fields of society. This prejudice and discrimination considerably reduces
access to services and rights offered and guaranteed by the State. Of intolerance and especially
against the LGBTQIA + category, which for decades are made invisible by a binary and
heteronormative cis culture, but, this is not what happens, the same prejudice and discrimination
existing in the social field is reproduced and reaffirmed within the schools of our country . This
work has as one of its objectives the analysis of the components that this structural
discrimination, reproduced by educational institutions, cause no subject schooling, especially
those who attend public schools in the Western Cariri of Paraíba. How these subjects live with
homophobia, and other forms of violation of rights and violence found in schools. It was also
necessary to understand which instruments and projects these institutions use to protect these
subjects, and to offer quality education, effectively ensuring their pressure within the school
and their permanence in the entire educational process. It was also observed how teachers and
other members of the school staff live with issues of sexuality and gender. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23018 |
|
dc.date.accessioned |
2022-01-07T18:46:35Z |
|
dc.date.available |
2022-01-07 |
|
dc.date.available |
2022-01-07T18:46:35Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Escola e sexualidade |
pt_BR |
dc.subject |
Sexualidade no ambiente escolar |
pt_BR |
dc.subject |
LGBTQIA+ no ambiente escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero |
pt_BR |
dc.subject |
Preconceito |
pt_BR |
dc.subject |
Discriminação sexual |
pt_BR |
dc.subject |
Identidade de gênero – discriminação |
pt_BR |
dc.subject |
Estudantes LGBTQIA+ |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Sociologia |
pt_BR |
dc.subject |
Escolas do Cariri Ocidental Paraibano |
pt_BR |
dc.subject |
School and sexuality |
pt_BR |
dc.subject |
Sexuality in the school environment |
pt_BR |
dc.subject |
LGBTQIA+ in the school environment |
pt_BR |
dc.subject |
Gender |
pt_BR |
dc.subject |
Prejudice |
pt_BR |
dc.subject |
Sexual discrimination |
pt_BR |
dc.subject |
Gender Identity - Discrimination |
pt_BR |
dc.subject |
LGBTQIA+ students |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching sociology |
pt_BR |
dc.subject |
Schools in Western Cariri Paraiba |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
GONÇALVES, Adílio Carvalho. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Being LGBTQIA+ in the school environment: the experience of public schools in Western Cariri Paraibano. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
GONÇALVES, Adílio Carvalho. Ser LGBTQIA+ no ambiente escolar: a experiência de escolas públicas do Cariri Ocidental Paraibano. 2021. 66f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23018 |
pt_BR |