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Difusão de inovação na agricultura: o caso do dia de campo no Estado da Paraíba.

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dc.creator.ID LUCENA, R. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8923942015451539 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SABOURIN, Eric Pierre.
dc.contributor.advisor1ID SABOURIN, E. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1561460170110627 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Luís Custódio da.
dc.contributor.referee2 MALAGODI, Edgard Afonso.
dc.description.resumo Esta pesquisa objetiva diagnosticar o impacto e a evolução do principal método institucional de difusão de inovações agrícolas no Estado da Paraíba. Trata-se do dia de campo, um instrumento próprio da extensão rural que vem sendo utilizado de maneira estratégica pela Emater-PB e Embrapa Algodão nos últimos anos. Apresentamos o resultado da observação empreendida durante a pesquisa de campo desenvolvida no período de 1998-1999, que inclui o monitoramento de 05 (cinco) dias de campo e de outros eventos como reuniões técnicas, cursos e treinamentos realizados por organismos governamentais e não-governamentais. No primeiro e segundo capítulos, o estudo analisa o dia de campo no marco do contexto e da evolução da extensão rural no Brasil e na região. Destaca, no terceiro capítulo, alguns dos principais aspectos que caracterizam a utilização eficaz do dia de campo, na opinião dos técnicos (da pesquisa, da extensão e das ONGs) e na opinião dos agricultores. No quarto capítulo, a análise das diversas fases de preparação, realização e avaliação do dia de campo leva a uma série de observações referentes à nova dinâmica da agricultura na região. A relação entre técnicos agrícolas e produtores rurais apresenta limitações em termos de pedagogia e de comunicação, privilegiando ainda a decisão e o papel de "profissional" dos técnicos. Mas revela também o interesse e a enorme demanda por conhecimentos novos dos produtores rurais de maneira a tornar-se atores verdadeiros dos processos de inovação no meio rural. Algumas tendências fortes da evolução do dia de campo e da atuação das instituições de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), de uma maneira geral, foram evidenciadas nesta pesquisa. Primeiro, nos dez últimos anos, observa-se um processo de institucionalização do dia de campo correspondente à crise de recursos e de renovação (dos métodos e dos agentes) da ATER regional. Segundo, a emergência dos novos atores institucionais do desenvolvimento rural levou a Emater-PB a intervir localmente via diversas colaborações, em particular no apoio ao segmento da agricultura familiar. Assim, os centros de pesquisa (Embrapa e universidades), os serviços de capacitação e aprendizagem agrícola (SEBRAE, SINE, SENAR, Casa Familiar Rural), as prefeituras municipais e, sobretudo, as ONGs e as organizações de produtores estão influindo, de maneira diferenciada, na evolução do método e até dos objetivos dos dias de campo, nos quais vêm participando. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Sociais. pt_BR
dc.title Difusão de inovação na agricultura: o caso do dia de campo no Estado da Paraíba. pt_BR
dc.date.issued 2000-11-24
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2301
dc.date.accessioned 2018-11-27T22:04:59Z
dc.date.available 2018-11-27
dc.date.available 2018-11-27T22:04:59Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Agricultura pt_BR
dc.subject Dia de Campo pt_BR
dc.subject Extensão Rural pt_BR
dc.subject Difusão de Tecnologia Agrícola pt_BR
dc.subject Inovação na Agricultura pt_BR
dc.subject Método do Dia de Campo pt_BR
dc.subject Sociologia Rural pt_BR
dc.subject Extension Rurale pt_BR
dc.subject Diffusion de la Technologie Agricole pt_BR
dc.subject Innovation en Agriculture pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LUCENA, Roberto Marden.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Diffusion de l'innovation dans l'agriculture: le cas de la journée sur le terrain dans l'état de Paraíba. pt_BR
dc.identifier.citation LUCENA, Roberto Marden. Difusão de inovação na agricultura: o caso do dia de campo no Estado da Paraíba. 2000. 176f. (Dissertação de Mestrado em Sociologia Rural), Curso de Mestrado em Sociologia Rural, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba - Campina Grande - PB - Campus II - Brasil, 2000. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2301 pt_BR
dc.description.resume Cette recherche a pour but d'étudier l'impact et l'évolution de la principale méthodologie institutionnelle de diffusion des innovations et technologies agricoles dans l'Etat de la Paraíba. Il s'agit de la "journée de champs", instrument par excellence de la vulgarisation agricole qui est utilisé de manière stratégique et systématique par l'Entreprise d'Assistance technique et de Vulgarisation de la Paraíba (Emater-PB) et, également, par le Centre du Coton de l'Entreprise Brésilienne de Recherche Agronomique (Embrapa Coton). Nous présentons le résultat des observations et enquêtes réalisées durant la période 1998-1999. Celles-ci incluent la participation et le suivi de 05 (cinq) journées de champs et d'autres moments privilégiés comme des réunions techniques, cours de formation de producteurs, etc., réalisés par les services gouvernementaux et non gouvernementaux. L'étude analyse les principaux traits et l'impact de la méthodologie de la journée de champs dans le cadre de l'évolution de la vulgarisation agricole de l'Etat de la Paraíba. Elle s'attache à identifier les principaux éléments qui, selon les techniciens et les agriculteurs, caractérisent une utilisation efficace de la méthode. L'analyse des diverses phases de préparation, réalisation et évaluation de la journée de champs conduit à une série de considérations concernant la nouvelle dynamique de l'agriculture et du développement rural dans la région. L'approche de la relation techniciens agricoles/agriculteurs, met en évidence diverses limites en termes de pédagogie et de communication, celle-ci privilégiant encore beaucoup les décisions et le rôle du technicien. Mais elle révèle également l'intérêt et la demande énorme des producteurs pour l'acquisition de connaissances qui leur permettent de se situer en véritables acteurs des processus d'innovation en milieu rural. Quelques tendances fortes de l'évolution des "journées de champs" et de l'intervention des institutions de Rechreche et Développement, de manière générale, ont pu être identifiées au cours de cette étude. D'une part, on observe au cours des dix dernières années, un processus d'institutionnalisation de la journée de champs, correspondant à la crise de ressources et de renouvellement (des méthodes et des agents) de la vulgarisation régionale. D'autre part, l'émergence de nouveaux acteurs institutionnels du développement rural a conduit l'Emater-PB à intervenir localement via diverses collaborations, en particulier en appui au secteur de l'agriculture familiale. Ainsi les centres de recherche (Embrapa et universités), les services de formation et d'apprentissage agricole, les municipalités, mais surtout les ONG et les organisations de producteurs, viennent influencer, de manière différenciée, l'évolution des méthodes, voire des objectifs des journées de champs. pt_BR


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