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Avaliação dos textos escritos por surdos(as): reflexões para fundamentar o trabalho docente.

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dc.creator.ID MENDES, T. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0295964094310727 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, R. M. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6107356708140208 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIMA ARRAIS, Maria Nazaré de.
dc.contributor.referee3 CASTRO, Onireves Monteiro.
dc.description.resumo A aquisição o desenvolvimento e o processamento da língua são condições que oportunizam de modo mais eficaz o ensino-aprendizagem dos alunos surdos. Esses alunos, geralmente, comunicam-se por meio da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), uma língua completa, como qualquer idioma, que se processa por modalidade espaço-visual, diferenciada da língua portuguesa (LP), que é de modalidade oral-auditiva. Tais peculiaridades sobre o ensino para alunos surdos são desconhecidas pela maioria dos professores e isso ocasiona grandes dificuldades em sala de aula. Portanto a justificativa dessa pesquisa abrange o fato de que é necessária uma bibliografia mais objetiva, esclarecedora e eficaz, para que os professores de língua portuguesa, bem como de outras áreas, estejam preparados para receber os alunos surdos em suas salas de aula com a certeza de que estarão capacitados para fazer um trabalho mais técnico e menos empírico. Dessa forma o objetivo fundamental do trabalho foi elaborar reflexões que balizem o trabalho docente no âmbito da avaliação dos textos escritos pelos alunos surdos. A fundamentação teórica da pesquisa foi baseada nas principais obras de Quadros e Karnopp (2004), Brochado (2003) e Fernandes (2007) que versam sobre as principais nuances que envolvem a Libras. A pesquisa foi realizada nas escolas onde atuam os sujeitos da investigação: dez professores (as) de língua portuguesa que atuam no Ensino Fundamental no município de Petrolina-PE. Solicitamos que os participantes avaliassem produções textuais de alunos surdos conforme cinco descritores didáticos da Prova Brasil (2011). Após a leitura dos textos, os docentes escreveram um breve parecer sobre suas impressões acerca da produção avaliada. Considerando os resultados das avaliações, percebeu-se, nas ‘falas’ dos professores, que, mesmo com os avanços da educação inclusiva, as peculiaridades das relações interpessoais entre a escola e a comunidade surda precisam ser aprofundadas. Posteriormente aos dados, apresentamos as reflexões que direcionam o olhar dos educadores para as especificidades das produções escritas dos surdos (as). pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Avaliação dos textos escritos por surdos(as): reflexões para fundamentar o trabalho docente. pt_BR
dc.date.issued 2015-06-22
dc.description.abstract The acquisition development and language processing are conditions more effectively nurture the teaching and learning of the deaf students. These students generally communicate through the Brazilian Sign Language (Libras), a complete language, like any language, which is processed by space-visual mode, differentiated from Portuguese (LP), which is orally mode hearing. Such peculiarities of education for deaf students are unknown to most teachers and this causes great difficulties in the classroom. Therefore the justification of this research includes the fact that a more objective bibliography, insightful and effective is needed so that the Portuguese-speaking teachers, as well as other areas, be prepared to receive deaf students in their classrooms with confidence that will be able to make a more technical and less empirical work. Thus the fundamental objective of this study was to develop teaching strategies that may benchmark the teaching work in the evaluation of the texts written by deaf students. The theoretical basis of the research was based on the major works of Tables and Karnopp (2004), Paperback (2003) and Fernandes (2007) which deal with the main nuances involving Pounds. The survey was conducted in schools where the subjects of the research work: ten teachers (as) of Portuguese working in Primary Education in Petrolina municipality. We ask participants to evaluate textual productions of deaf students as five teaching strategies Proof of Brazil (2011). After reading the texts, the teachers wrote a brief opinion on their impressions of the assessed production. Considering the results of the evaluation, it was noted, the 'speech' of teachers, that even with advances in inclusive education, the peculiarities of interpersonal relationships between the school and the deaf community need to be deepened. Later the data, we present the strategies that direct the gaze of educators to the specificities of the deaf written productions (as). pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/230
dc.date.accessioned 2018-01-11T21:23:47Z
dc.date.available 2016-06-02
dc.date.available 2018-01-11T21:23:47Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Deficiente auditivo pt_BR
dc.subject Surdos pt_BR
dc.subject Educação de surdos pt_BR
dc.subject Textos para surdos pt_BR
dc.subject Surdos - Ensino - Aprendizagem pt_BR
dc.subject Língua portuguesa pt_BR
dc.subject hearing impaired pt_BR
dc.subject Deaf pt_BR
dc.subject Deaf Education pt_BR
dc.subject Deaf texts pt_BR
dc.subject Deaf - Teaching - Learning pt_BR
dc.subject Portuguese language pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MENDES, Tathiane Pereira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Evaluation of texts written by deaf people: reflections to support the teaching work. pt_BR
dc.identifier.citation MENDES, Tathiane Pereira. Avaliação dos textos escritos por surdos(as): reflexões para fundamentar o trabalho docente. 2016. 65f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. pt_BR


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