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Os "burros sem rabo" na sociedade de consumo: invisibilidade, consumo ostensivo e reconhecimento.

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dc.creator.ID NASCIMENTO, J. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6654971258452460 pt_BR
dc.contributor.advisor1 RETONDAR, Anderson Moebus.
dc.contributor.advisor1ID RETONDAR, A. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2015331505089334 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Roberto Veras de.
dc.contributor.referee2 BRITO, Simone Magalhães.
dc.contributor.referee3 PORTILHO, Maria de Fátima Ferreira.
dc.description.resumo O objetivo desta tese é analisar os motivos que orientam as práticas de consumo dos catadores de materiais recicláveis, considerando a capacidade restrita de consumo dos mesmos em consequência da realização de um trabalho mal remunerado e desqualificado socialmente, causador, também, de processos de estigmatização e invisibilidade social vivenciados por eles. A coleta de dados foi realizada em dois campos de pesquisa: nas cooperativas COTRAMARE (Cooperativa de Trabalhadores em Materiais Recicláveis de Campina Grande) e CATAMAIS (Cooperativa de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis de Campina Grande Ltda), ambas localizadas no município de Campina Grande – PB. Realizamos, especificamente, uma análise comparativa entre o trabalho de catação no “lixão” e nas ruas da cidade de Campina Grande – PB e o trabalho desenvolvido via cooperativas, particularmente, através da “Coleta Seletiva Solidária”, apontando aspectos positivos e negativos pertinentes aos diferentes espaços de exercício da referida função; problematizamos o trabalho de catador de materiais recicláveis e sua relação com os processos de estigmatização e invisibilidade social, constatando que a não incorporação das pré-condições para o reconhecimento social por parte do grupo de catadores, devido a uma socialização precária, irá colocá-los bastante longe da conquista de um efetivo respeito de seu trabalho e de si mesmos; investigamos, finalmente, sobre a formação da identidade dos catadores a partir da esfera do consumo, evidenciando, entretanto, que o trabalho ainda é importante na constituição de sua identidade. Os resultados da pesquisa nos mostraram que apesar das limitações financeiras enfrentadas pelos catadores, os mesmos são consumidores bastante ativos, considerando importante em suas vidas as práticas de consumo, principalmente por ser uma das formas deles se definirem e se identificarem. Também verificamos a existência de uma multiplicidade de motivações que poderiam fazer o catador consumir. No entanto, uma em particular se destacou na fala dos catadores, quando levamos em consideração o trabalho de catação de materiais recicláveis – trabalho desvalorizado socialmente, causador de estigma e desrespeito – e como o mesmo proporciona, aos catadores, uma identidade deteriorada e ambígua: é o consumo motivado pelo desejo de reconhecimento, status e visibilidade social, ou seja, o consumo fortalecendo identidades. Aqui, o consumo só pode ser do tipo ostentatório, pois há necessidade de exposição dos objetos, caracterizada pelos sentimentos de orgulho e poder, objetivando uma positividade e reconhecimento do trabalho de catador e de si mesmos, enquanto catadores. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Sociais. pt_BR
dc.title Os "burros sem rabo" na sociedade de consumo: invisibilidade, consumo ostensivo e reconhecimento. pt_BR
dc.date.issued 2012
dc.description.abstract The aim of this thesis is to analyze the motives that guide the consumption practices of collectors of recyclable material, considering the restricted purchasing power as a result of their poorly paid and socially disqualified job, which also causes the processes of stigmatization and social invisibility experienced by them. Data collection was conducted in two research fields: COTRAMARE Cooperatives (Cooperative of Recycling Workers of Campina Grande) and CATAMAIS (Cooperative of Male and Female Collectors of Recyclable Materials of Campina Grande Ltda), both located in Campina Grande - PB. We did, specifically, a comparative analysis between the work of picking the trash in landfills sites and in the streets of Campina Grande - PB and working through cooperatives, particularly through the "Joint Selective Collection," pointing out relevant strengths and weaknesses of these different spaces for this job; we formulated the framework of the problem of the collector of recyclable materials work and its relation to the processes of stigmatization and social invisibility, noting that a non-incorporation of pre-conditions for social recognition by the group of collectors, due to a poor socialization, will place them very far from achieving an effective respect for their work and for themselves; we investigated, finally, about the identity formation of the collectors from the sphere of consumption, highlighting, however, that the work is still important in the formation of their identity. The survey results showed us that, despite the financial constraints faced by the collectors, they are very active consumers, considering consumption practices important in their lives, mainly because it is one way to define them and to feel that they can relate to something. We also verified the existence of a multiplicity of motivations that could make the collector consume. However, one motivation in particular stood out in the speech of the collectors, when we consider the work of scavenging recyclable materials – a socially devalued job, that causes stigma and disrespect - and how it provides to collectors a degenerated and ambiguous identity: consumption is motivated by the desire for recognition, status and social visibility, i.e., the consumption strengthening identities. In this case, consumption can be the conspicuous type, because there is need for exposure of objects, characterized by feelings of pride and power, aiming positivity and recognition of the work of scavengers and of themselves as collectors. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2317
dc.date.accessioned 2018-11-30T15:47:40Z
dc.date.available 2018-11-30
dc.date.available 2018-11-30T15:47:40Z
dc.type Tese pt_BR
dc.subject Sociedade de consumo pt_BR
dc.subject Consumo ostensivo pt_BR
dc.subject Invisibilidade social pt_BR
dc.subject Catadores de materias recicláveis pt_BR
dc.subject Catadores de lixo pt_BR
dc.subject Cooperativa de Trabalhadores de Materiais Recicláveis de Campina Grande pt_BR
dc.subject Cooperativa de Catadores e Catadoras de Materiais recicláveis de Campina Grande - CATAMAIS pt_BR
dc.subject Coleta seletiva de lixo pt_BR
dc.subject Habitus precário pt_BR
dc.subject Constituição de identidades pt_BR
dc.subject Consumo para reconhecimento pt_BR
dc.subject Recyclable waste pickers pt_BR
dc.subject Social Invisibility pt_BR
dc.subject Garbage collectors pt_BR
dc.subject Garbage Collectors Cooperative pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NASCIMENTO, Josilene Barbosa do.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The "donkey without a tail" in consumer society: invisibility, conspicuous consumption and recognition. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation NASCIMENTO, Josilene Barbosa do. Os "burros sem rabo" na sociedade de consumo: invisibilidade, consumo ostensivo e reconhecimento. 2012. 228f. (Tese de Doutorado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2317 pt_BR


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