DSpace/Manakin Repository

Avaliando as perspectivas e dificuldades do agronegócio brasileiro.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 FERREIRA, Aline Costa.
dc.contributor.advisor1ID FERREIRA, A. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3332107317093873 pt_BR
dc.contributor.advisor2 MEDEIROS, Aline Carla de.
dc.contributor.advisor2ID MEDEIROS, A. C. pt_BR
dc.contributor.advisor2Lattes http://lattes.cnpq.br/6587099361548333 pt_BR
dc.contributor.referee1 MARACAJÁ, Patrício Borges.
dc.contributor.referee2 PEREIRA, Maria Francisca Soares.
dc.description.resumo No cenário econômico, o agronegócio determinou uma nova forma para a agricultura, mostrando que não se pode resolver os problemas enfrentados por aquele segmento, sem, contudo, correlacioná-lo aos demais setores envolvidos em sua produção. Por este motivo, este trabalho tem como objetivo estudar a conjuntura do agronegócio brasileiro, suas perspectivas e dificuldades. Já o Brasil é um país que possui as melhores condições de operar em larga escala no agronegócio mundial traz com isso um representativo cenário nacional como segmento relevante na geração de divisas e emprego. Dessa forma, torna-se necessário considerar a existência de economias de escala nos segmentos produtivos, uma vez que a expansão dos mercados de exportação pode provocar um incentivo na empregabilidade e inovação para o setor da agricultura moderna. E como tal, envolve os mais variados segmentos de produção, que, interligados entre si, possuem funções próprias, tais como serviços, máquinas e insumos, inclusive no âmbito do marketing rural. Logo, as novas demandas do mercado, fornecem melhores serviços e produtos, combinadas a uma concorrência dramaticamente elevada, exigem uma mudança de paradigma na maneira como as organizações são projetadas e, portanto, a determinação de metas de desempenho para a função como as indicadas dentro de um plano de marketing, financeiro ou de operações. E por fim, o agribusiness engloba: os fornecedores de bens e serviços à agricultura, os produtores agrícolas, os processadores, transformadores e distribuidores envolvidos na geração e no fluxo dos produtos agrícolas até o consumidor final. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTA pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS AGROINDUSTRIAIS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Agronomia. pt_BR
dc.subject.cnpq Economia. pt_BR
dc.subject.cnpq Administração. pt_BR
dc.title Avaliando as perspectivas e dificuldades do agronegócio brasileiro. pt_BR
dc.date.issued 2017-03-01
dc.description.abstract In the economic scenario, agribusiness determined a new form for agriculture, showing that it is not possible to solve the problems faced by that segment, without, however, correlating it to the other sectors involved in its production. For this reason, this work aims to study the Brazilian agribusiness situation, its perspectives and difficulties. While Brazil is a country with the best conditions to operate on a large scale in the world agribusiness, it brings with it a representative national scenario as a relevant segment in the generation of foreign exchange and employment. Thus, it is necessary to consider the existence of economies of scale in the productive segments, since the expansion of export markets can provoke an incentive in employability and innovation for the modern agriculture sector. In addition, as such, it involves the most varied segments of production, which, interconnected with each other, have their own functions, such as services, machinery and inputs, including in the field of rural marketing. Hence, new market demands, providing better services and products, coupled with dramatically high competition, require a paradigm shift in the way organizations are designed and thus the determination of performance goals for the function as indicated in Of a marketing, financial or operations plan. Finally, agribusiness encompasses suppliers of goods and services to agriculture, agricultural producers, processors, processors and distributors involved in the generation and flow of agricultural products to the final consumer. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2318
dc.date.accessioned 2018-11-30T15:49:53Z
dc.date.available 2018-11-29
dc.date.available 2018-11-30T15:49:53Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Agronegócio brasileiro pt_BR
dc.subject Agricultura de precisão pt_BR
dc.subject Marketing rural pt_BR
dc.subject Consumidor final pt_BR
dc.subject Brazilian agribusiness pt_BR
dc.subject Precision agriculture pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GONÇALVES, Helton Magno de Sousa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Evaluating the perspectives and difficulties of Brazilian agribusiness. pt_BR
dc.identifier.citation GONÇALVES. H. M. de S. Avaliando as perspectivas e dificuldades do agronegócio brasileiro. 2017. 46 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Sistemas Agroindustriais) - Programa de Pós-Graduação em Sistemas Agroindustriais, Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta