Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID BARROS, O. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7646153096579723 pt_BR
dc.contributor.advisor1 GRÜNEWALD, Rodrigo de Azeredo.
dc.contributor.advisor1ID GRÜNEWALD, R. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6450189155973100 pt_BR
dc.contributor.referee1 MOTTA, Roberto.
dc.contributor.referee2 SALLES, Sandro Guimarães.
dc.contributor.referee3 SILVA, Magnólia Gibson Cabral da.
dc.contributor.referee4 CANIELLO, Márcio de Matos.
dc.description.resumo As práticas religiosas afro-ameríndias campinenses agregam diferentes correntes de tradições que ao longo de sua história hibridizaram-se e se expandiram, atribuindo ao campo religioso local uma configuração própria. Essas correntes vêm sendo compostas na dinâmica de diferentes tradições que aqui se estabeleceram desde o período colonial e se hibridizaram num fluxo constante com outras tradições, integrando o campo das práticas religiosas afro-ameríndias e camponesas atuais. Dentre essas vinculações de correntes, destaca-se as tradições do Catimbó-Jurema, da Umbanda e do Candomblé. As mesas de Catimbó-Jurema de Alhandra que consistia num culto mágico-curativo, compunha-se de elementos das tradições indígenas, do catolicismo popular e do espiritismo kardecista, somada mais tarde, por ocasião da legalização das religiões afro-brasileiras no estado, à Umbanda sulista, configurando os atuais terreiros de Umbanda – Jurema, nos quais se cultuam entidades e orixás numa clara ênfase a tradição local desse culto. Os terreiros de Candomblé – Jurema, numa associação às correntes nagô do Recife, mais propriamente vinculadas à tradição do Sítio de Pai Adão, originou as casas que também cultuam orixás e entidades com ênfase a uma ¨fidelidade¨ africana. Dentre esses, também se encontram terreiros de criação mais recente, que numa associação as tradições de Salvador e Rio de Janeiro, originaram os terreiros de Candomblé, de cultuação exclusiva de orixás (ketu e ketu-angola), centrando suas práticas numa ¨tradição africana¨. Esses desdobramentos implicaram numa diversificação que resulta atualmente numa composição de tradições das quais se destacam o culto às entidades mestres, caboclos, encantados e reis (Herón, Malunguinho e Salomão), numa associação as antigas mesas de Catimbó de Alhandra, que, do transito com a Umbanda assimilou marinheiros, boiadeiros, pretos velhos, ciganas, pombagiras e exús, bem como numa cultuação aos orixás de origens afro-brasileiras. Embora constate-se uma evidencia da prática de uma Jurema atualizada nos terreiros campinenses, aliado a esse movimento, também se verifica o crescimento para à cultuação das divindades africanas, numa associação as tradições do Candomblé, que pode ser comprovada com a constatação de surgimento de terreiros de cultuação exclusiva dos orixás. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência das Religiões. pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Sociais. pt_BR
dc.title Terreiros campinenses: tradição e diversidade. pt_BR
dc.date.issued 2011-08
dc.description.abstract The afro-american religious practices in Campina Grande aggregate different trends of traditions that have expanded throughout their history, attributing to the religious field their own features. Theses trends have been comprised by mixing different religious traditions that have settled in this territory since the colonial period and have intertwined, in a constant flux, with other traditions, establishing the field of afro-american religious practices currently known. Among these current syncretisms, the traditions of the Catimbó-Jurema, of the Umbanda and of the Candomblé stand out. The Catimbó-Jurema de Alhandra rituals, which consisted of a healing-spell worshiping, were comprised of elements from the indigenous traditions, from Catholicism and Spiritism. Due to the legalization of the Afro-Brazilian religions by the State, it was incorporated to the southern Umbanda, establishing the current Umbanda yards – Jurema, in which entities and Orishas are worshipped, in a clear reference to the national translation of this worshipping. The Candomblé yards – Jurema, which is associated to the Nagô trends of Recife, properly entailed to the Sítio-de-Pai-Adão tradition, originated the houses that also worship Orishas and entities inclined to a kind of African loyalty. Among theses, it is also found yards recently created that, in a reference to the traditions of Salvador and Rio de Janeiro, originated the Candomblé yards wherein unique Orishas worshippings take place (ketu e ketu-angola), centering their practices to the “African tradition”. Theses processes implicated a diversification that has currently turned into a syncretism of traditions from which stand out the worshipping to the master entities, such as ‘Caboclos’, ‘Encantados’ and kings (Herón, Malunguinho e Salomão), in an association to the ancient Catimbó de Alhandra practices, which, from the union with the Umbanda, assimilated ‘marinheiros’, ‘boiadeiros’, ‘pretos velhos’, ‘ciganas’, ‘pombagiras’ and ‘exús’. Although it is perceived an evidence of the practice of an “updated Jurema” in the yards of Campina Grande, it is perceived, related to this manifestation as well, the growing of the worshipping towards the African deities, associated to the Candomblé. This fact can be proved by analyzing the emergence of unique Orishas’ worshipping yards. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2322
dc.date.accessioned 2018-11-30T16:47:41Z
dc.date.available 2018-11-30
dc.date.available 2018-11-30T16:47:41Z
dc.type Tese pt_BR
dc.subject Religiões Afro-Ameríndias na Paraíba pt_BR
dc.subject Práticas Religiosas pt_BR
dc.subject Hibridismos Culturais pt_BR
dc.subject Correntes Culturais pt_BR
dc.subject Religiões de Origem Africana pt_BR
dc.subject Religiões de Origem Indígena pt_BR
dc.subject Sincretismo Religioso pt_BR
dc.subject Terreiros de Umbanda Campina Grande pt_BR
dc.subject Jurema - Alhandra-PB pt_BR
dc.subject Camponeses - Práticas Religiosas pt_BR
dc.subject Catimbó-Jurema pt_BR
dc.subject Umbanda pt_BR
dc.subject Candomblé pt_BR
dc.subject Umbanda Sulista pt_BR
dc.subject Culto Mágico-Curativo pt_BR
dc.subject Tradições Indígenas pt_BR
dc.subject Candomblé Jurema e Nagô pt_BR
dc.subject Sítio de Pai Adão pt_BR
dc.subject Mesas de Catimbó de Alhandra - PB pt_BR
dc.subject Orixás de Origem Afro-Brasileira pt_BR
dc.subject Divindades Africanas pt_BR
dc.subject Religião e Cultura Popular pt_BR
dc.subject Candomblé de Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Quartos de Santo pt_BR
dc.subject Ritos do Candomblé pt_BR
dc.subject Les Religions Afro-Amérindiennes à Paraíba pt_BR
dc.subject Afro-Amerindian Religions in Paraíba pt_BR
dc.subject Cultural Hybridity pt_BR
dc.subject Hybridité Culturelle pt_BR
dc.subject Syncrétisme Religieux pt_BR
dc.subject Religious Syncretism pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BARROS, Ofélia Maria de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Yards of Campina Grande: tradition and diversity. pt_BR
dc.title.alternative Terrasses de Campina Grande: tradition et diversité. pt_BR
dc.identifier.citation BARROS, Ofélia Maria de. Terreiros campinenses : tradição e diversidade. 2011. 202f. (Tese de Doutorado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em:http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2322 pt_BR
dc.description.resume Les pratiques religieuses afro-amérindiens de Campina Grande ajoutent des différents courants de traditions qui à travers son histoire s'est élargi, donnant au lieu une configuration du champ religieux caractéristique. Ces courants ont été réalisés dans la dynamique des traditions différentes qui se sont installés ici depuis l'époque coloniale et ont été hybridés avec un flot constant d'autres traditions, d’intégré le domaine de las pratiques religieuses AfroIndigène en courant. Parmi ces liens actuelles se demarqueé des traditions de CatimbóJurema, Umbanda et le Candomblé. Les tableaux de Catimbó-Jurema de Alhandra secte composée d'un magico-curatifs, était composée d'éléments des traditions indigènes, du catholicisme populaire et Kardécisme, a ajouté plus tard, quand des religions afro-brésilienne ont eté legalizés dans l'Etat, Umbanda du Sud fixant les Umbanda-Jurema actuelle,lesquelles ils adorent divinités (orixás) et des entités dans mettant clairement l'accent sur la traduction national de cette culte. Le Candomblé-Jurema, en association avec le courant Nagô du Recife, plus spécifiquement liée à la tradition de le site de Père Adão, originés des maisons qui aussi culte les divinités et entités avec un accent sur la « fidélité » africaine. Parmi ces derniers, sont aussi des terrasses de création plus récente, une association que les traditions de Salvador et Rio de Janeiro, à l'origine du candomblé de divinités cultuação exclusif (Ketu te KetuAngola), en se concentrant sur leurs pratiques « tradition” »Afrique. Ces développements amené d’une diversification qui résulte actuellement dans une composition de traditions dont nous mettons en évidence les entités maîtres, les caboclos (cultivateurs itinérants), encantados (ravis) et des reis (rois) (Heron, Malunguinho et Salomon), dans une association des anciens tableaux Catimbó de Alhandra, qui, dans le contact avec Umbanda assimilé les marins, les cowboys, les anciens noirs, les gitans, et pombagiras et exus. Bien qu'il y ait une preuve de la pratique d’une Jurema à jour sur les terrasses de Campina Grande, avec ce mouvement est également observé la croissance du culte des divinités africaines, d’une association a les traditions du Candomblé, qui peut être prouvé avec la constatation de l'émergence des terrasses de cultuation exclusive des orixas. pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte