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A recepção da política nacional de formação de professores 1996 - 2005: o caso do "Parâmetros em Ação", em Serra Branca-PB.

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dc.creator.ID QUEIROZ, M. A. E. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3836384724264435 pt_BR
dc.contributor.advisor1 GUERRA SOBRINHO, Lemuel Dourado.
dc.contributor.advisor1ID GUERRA, L. D. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9512363834033518 pt_BR
dc.description.resumo Neste trabalho estudamos a Política Nacional de Formação de Professores, especificamente, do Programa de Desenvolvimento Profissional Continuado Parâmetros em Ação, através do estudo do caso do Município de Serra Branca, interior da Paraíba, no qual focalizamos a recepção dessa política pelas professoras e gestoras da rede municipal de ensino. Como perspectiva teórica utilizamos de maneira central as contribuições de Pierre Bourdieu. Os procedimentos utilizados para levantamento de dados foram a observação direta e o diálogo informal com as professoras e gestoras educacionais. Além do levantamento de dados secundários, sejam censitários ou documentais, realizamos também trinta entrevistas e ainda o registro de depoimentos (relato de experiência e história de vida) de doze professoras. Em nossa pesquisa de campo foram confirmadas nossas hipóteses de que havia um caráter autoritário nessa política, evidenciado pelo fato de ser a mesma acionada de "cima para baixo", por ter um conteúdo homogeneizador e um modelo de tomada de decisões centralizador, apesar de se apresentar como uma intervenção democrática. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Sociais. pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A recepção da política nacional de formação de professores 1996 - 2005: o caso do "Parâmetros em Ação", em Serra Branca-PB. pt_BR
dc.date.issued 2003-12
dc.description.abstract In this work we study the National Policy of Schoolteachers Training, more specifically the Continuing Professional Development Program entitled Parameters in Action, analysing the case of Serra Branca City, in Paraíba State. In this case study we focus the reception of the policy mentioned by local schoolteachers and school administrators. The theoretical perspective we use was the contribution of Pierre Bourdieu. Our methodology consisted of direct observation and informal dialogues with a sample of subjects involved in the local education system. We carried out thirty structured interviews and we took up life stories of twelve schoolteachers. The research work we carried out confirmed our hypothesis according to which the policy studied has an authoritarian nature, evidenced by its imposed strategies, by its homogenising contents and by its centralising model of decision making, despite its explicit discourse of democratic intervention. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2333
dc.date.accessioned 2018-12-03T17:38:59Z
dc.date.available 2018-12-03
dc.date.available 2018-12-03T17:38:59Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Formação de Professores pt_BR
dc.subject Política Educacional pt_BR
dc.subject Política Nacional de Formação de Professores pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Serra Branca - Paraíba - PB pt_BR
dc.subject Parâmetros em Ação pt_BR
dc.subject Sistema Municipal de Ensino - Serra Branca-PB pt_BR
dc.subject Teacher Training pt_BR
dc.subject Educational Politics pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator QUEIROZ, Maria Aparecida Euzébio de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The reception of the National Teacher Training Policy 1996 - 2005: The case of the "Parameters in action", in Serra Branca - PB. pt_BR
dc.identifier.citation QUEIROZ, Maria Aparecida Euzébio de. A recepção da política nacional de formação de professores 1996 - 2005: o caso do "Parâmetros em Ação", em Serra Branca-PB. 2003. 240f. (Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2003. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2333 pt_BR


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