dc.creator.ID |
MARCELINO, M. J. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CORREIA, Suzanne Érica Nóbrega. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CORREIA, S. E. N. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0431849242809370 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
NOGUEIRA, Gustavo Maurício Filgueiras. |
|
dc.contributor.referee1ID |
NOGUEIRA, G. M. F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
MOREIRA, Vinícius Farias. |
|
dc.contributor.referee2ID |
MOREIRA, V. F. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Diante de um cenário econômico turbulento, com a evolução do processo de
globalização e a grande complexidade das organizações a necessidade de mudança é
constante nas empresas. A partir de ferramentas poderosas tais como a avaliação do
desempenho humano, que a empresa passa a identificar os aspectos que necessitam de
aprimoramento para alcançar êxito no mercado competitivo atual. O presente estudo
tem por objetivo geral avaliar a percepção dos funcionários de uma concessionária de
motos situada no município de Campina Grande-PB
em relação ás práticas e critérios da avaliação de desempenho. Buscou-se também analisar o grau de satisfação dos funcionários em relação à avaliação do desempenho já realizada na empresa, a avaliação
de desempenho que será implementada na empresa e elencar critérios para a
mensuração da avaliação de desempenho. Nesta pesquisa, caracterizada como descritiva
e estudo de caso, foram utilizados como instrumentos de coleta de dados um
questionário aplicado com os funcionários da concessionária, com o intuito de analisar o
desempenho, o desenvolvimento profissional, a satisfação do cliente, as práticas de
avaliação do desempenho, o treinamento e desenvolvimento, a comunicação, qualidade
de vida dos trabalhadores, liberdade de expressão e critérios de avaliação do
desempenho. Com os resultados obtidos observou-se
que a empresa estudada encontra-se
num bom nível quanto ao processo de avaliação do desempenho, demonstrando bons
resultados em todos os itens apresentados no questionário. Obtendo destaque no quesito
referente à satisfação do cliente, onde a empresa tem como foco principal o cliente bem
como a sua satisfação. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração |
pt_BR |
dc.title |
Um estudo sobre a avaliação de desempenho em uma concessionária de motos da cidade de Campina Grande - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.description.abstract |
Development and companies’ complexity by the globalization process, companies face
constant changes in disorderly economic environment. By prevailing tools such as
human’s performance assessment, in which the company identify all the aspects to
improve and reach success in today's competitive marketplace. This research purposes
to evaluate employees’ perception related to the adoption of a performance evaluation
procedure of a motorcycle dealership located in Campina GrandePB.
It was identified
company’s assessment performance practices well as analyzed employee’s degree of
satisfaction in relation to assessment performance criteria to measure it. This is an
descriptive and case study research, as an instrument of data collection it was applied a
questionnaire to the concessionaire’s employees, in order to analyze the performance,
professional development, customer satisfaction, the assessment performance practice,
training and development, communication, workers’ life quality, freedom of speech and
performance assessment criteria. Results demonstrated that the searched company
presented good level in the assessing process performance and adequate results in all
items listed in the questionnaire. Highlighting customer’s satisfaction as company’s
focus. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23383 |
|
dc.date.accessioned |
2022-01-27T10:56:26Z |
|
dc.date.available |
2022-01-27 |
|
dc.date.available |
2022-01-27T10:56:26Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação de desempenho - concessionária de motos |
pt_BR |
dc.subject |
Concessionária de motos - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Recursos humanos |
pt_BR |
dc.subject |
Política de recursos humanos |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão de pessoas |
pt_BR |
dc.subject |
Método de avaliação de desempenho |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação participativa por objetivos |
pt_BR |
dc.subject |
Motorcycle dealership performance appraisal |
pt_BR |
dc.subject |
Motorcycle dealership - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Human Resources |
pt_BR |
dc.subject |
Human resources policy |
pt_BR |
dc.subject |
People management |
pt_BR |
dc.subject |
Performance evaluation method |
pt_BR |
dc.subject |
Participatory evaluation by objectives |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MARCELINO, Mayrla Juliana Camelo. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
A study on the evaluation of performance in a concessionaire of motions in the city of Campina GrandePB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MARCELINO, Mayrla Juliana Camelo. Um estudo sobre a avaliação de desempenho em uma concessionária de motos da cidade de Campina Grande - PB. 2010. 72f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23383 |
pt_BR |