dc.creator.ID |
SOUTO, G.A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8920307354369175 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIMA, Luciano Mendonça de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIMA, L. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4118013374734521 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
AIRES, José Luciano de Queiroz. |
|
dc.contributor.referee2 |
CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira. |
|
dc.description.resumo |
A indústria de Call Center mostrou-se um terreno privilegiado para a observação das transformações atuais do precariado brasileiro. O trabalho busca analisar esse sujeito e as condições de precarização no setor. As empresas objeto de estudo são a AeC e Orbitall, localizadas na cidade de Campina Grande – PB. Para compreender o conceito de “Trabalho” e como ele se apresenta de diferentes formas ao longo do processo histórico, o presente estudo se utiliza das contribuições de alguns autores, mas principalmente Marx e Engels, para que compreendamos a dinâmica alienante e exploratória do capital. Para entender o conceito de “precariado”, o trabalho se vale das contribuições de Standing (2017) e da crítica de Braga (2012). O trabalho também recorre às discussões que vislumbram o contexto do aumento expressivo no número de tele atendentes no Brasil por intermédio dos estudos organizados por Antunes e Braga (2009), pois com a financeirização e os anseios neoliberais temos uma multiplicação das formas de contratação, aumentando terceirizações, aumento de rotatividade e flexibilização de jornadas. Destacando o perfil do sujeito explorado, destacam-se jovens universitários, mulheres, negros e população LGBTQIA+. Para essas e outras discussões quanto as relações de exploração nas empresas de Campina Grande nos dias atuais, serão utilizados os aportes encontrados nos estudos de Nogueira (2011), Pimentel (2010) e Venco (2009), além de fontes orais a partir de depoimentos colhidos via Google Forms entre os funcionários de ambas empresas (2020 – 2021). |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História |
pt_BR |
dc.title |
AeC e Orbitall: trabalho e precarização dos atendentes de Call Center em Campina Grande (2020-2021). |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021-10 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23448 |
|
dc.date.accessioned |
2022-02-04T12:53:10Z |
|
dc.date.available |
2022-02-04 |
|
dc.date.available |
2022-02-04T12:53:10Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Trabalho e precarização |
pt_BR |
dc.subject |
Precarização do trabalho |
pt_BR |
dc.subject |
Call Centers - atendentes |
pt_BR |
dc.subject |
Precariado |
pt_BR |
dc.subject |
Neoliberalismo |
pt_BR |
dc.subject |
Trabalhadores e trabalhadoras na Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Orbitall – Call Center |
pt_BR |
dc.subject |
Work and precariousness |
pt_BR |
dc.subject |
Precariousness of |
pt_BR |
dc.subject |
Work |
pt_BR |
dc.subject |
Call Centers - attendants |
pt_BR |
dc.subject |
Precariat |
pt_BR |
dc.subject |
Neoliberalism |
pt_BR |
dc.subject |
Workers in the |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUTO, Gabriel de Araujo. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
AeC and Orbitall: Work and precariousness of call center attendants in Campina Grande (2020-2021). |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUTO, Gabriel de Araujo. AEC e Orbital: Trabalho e precarização dos atendentes de Call Center em Campina Grande ( 2020-2021). 2021. 45f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23448 |
pt_BR |