DSpace/Manakin Repository

AeC e Orbitall: trabalho e precarização dos atendentes de Call Center em Campina Grande (2020-2021).

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUTO, G.A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8920307354369175 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA, Luciano Mendonça de.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, L. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4118013374734521 pt_BR
dc.contributor.referee1 AIRES, José Luciano de Queiroz.
dc.contributor.referee2 CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira.
dc.description.resumo A indústria de Call Center mostrou-­se um terreno privilegiado para a observação das transformações atuais do precariado brasileiro. O trabalho busca analisar esse sujeito e as condições de precarização no setor. As empresas objeto de estudo são a AeC e Orbitall, localizadas na cidade de Campina Grande – PB. Para compreender o conceito de “Trabalho” e como ele se apresenta de diferentes formas ao longo do processo histórico, o presente estudo se utiliza das contribuições de alguns autores, mas principalmente Marx e Engels, para que compreendamos a dinâmica alienante e exploratória do capital. Para entender o conceito de “precariado”, o trabalho se vale das contribuições de Standing (2017) e da crítica de Braga (2012). O trabalho também recorre às discussões que vislumbram o contexto do aumento expressivo no número de tele atendentes no Brasil por intermédio dos estudos organizados por Antunes e Braga (2009), pois com a financeirização e os anseios neoliberais temos uma multiplicação das formas de contratação, aumentando terceirizações, aumento de rotatividade e flexibilização de jornadas. Destacando o perfil do sujeito explorado, destacam-­se jovens universitários, mulheres, negros e população LGBTQIA+. Para essas e outras discussões quanto as relações de exploração nas empresas de Campina Grande nos dias atuais, serão utilizados os aportes encontrados nos estudos de Nogueira (2011), Pimentel (2010) e Venco (2009), além de fontes orais a partir de depoimentos colhidos via Google Forms entre os funcionários de ambas empresas (2020 – 2021). pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História pt_BR
dc.title AeC e Orbitall: trabalho e precarização dos atendentes de Call Center em Campina Grande (2020-2021). pt_BR
dc.date.issued 2021-10
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23448
dc.date.accessioned 2022-02-04T12:53:10Z
dc.date.available 2022-02-04
dc.date.available 2022-02-04T12:53:10Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Trabalho e precarização pt_BR
dc.subject Precarização do trabalho pt_BR
dc.subject Call Centers - atendentes pt_BR
dc.subject Precariado pt_BR
dc.subject Neoliberalismo pt_BR
dc.subject Trabalhadores e trabalhadoras na Paraíba pt_BR
dc.subject Orbitall – Call Center pt_BR
dc.subject Work and precariousness pt_BR
dc.subject Precariousness of pt_BR
dc.subject Work pt_BR
dc.subject Call Centers - attendants pt_BR
dc.subject Precariat pt_BR
dc.subject Neoliberalism pt_BR
dc.subject Workers in the pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUTO, Gabriel de Araujo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative AeC and Orbitall: Work and precariousness of call center attendants in Campina Grande (2020-2021). pt_BR
dc.identifier.citation SOUTO, Gabriel de Araujo. AEC e Orbital: Trabalho e precarização dos atendentes de Call Center em Campina Grande ( 2020-2021). 2021. 45f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23448 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta