Repositorio Dspace/Manakin

O uso de podcasts no ensino remoto: um relato de experiência sobre o ensino de História na Educacão de Jovens e Adultos em Campina Grande - PB.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID MARTINS, K. S. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3888010571442070 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FRANÇA, Damiana de Matos Costa.
dc.contributor.advisor1ID FRANÇA, D. M. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4289111722406162 pt_BR
dc.contributor.referee1 CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira.
dc.contributor.referee1ID CAVALCANTI, S. L. O. pt_BR
dc.contributor.referee2 NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.
dc.contributor.referee2ID NASCIMENTO, R. C. G. pt_BR
dc.description.resumo Este relato de experiência é fruto da minha Prática de Ensino de História em 2020.2, com uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA), Ciclo III, no Ensino Remoto Emergencial. A turma faz parte da E.E.E.F. Escritor Alceu do Amoroso Lima, localizada nas Malvinas, em Campina Grande, Paraíba. Durante a Prática de Ensino, identifiquei que a turma apresentava uma grande evasão escolar e fui em busca de alcançar os trabalhadores/estudantes nas aulas de História. Para isso, utilizei Podcasts como substituidor do Google Meet e aulas síncronas. Dessa forma, busco refletir sobre Educação de Jovens e Adultos na modalidade de Ensino Remoto e o uso de Podcasts como alternativa para o acesso e permanência nas aulas de História, bem como discutir dificuldades, potencialidades e limites no uso dessa ferramenta. O presente relato possui caráter qualitativo, sendo uma narrativa científica realizada através da escrita de si, do uso de imagens, formulário direcionado à turma e dos diários de campo como fontes. Como resultados, podemos apontar que a evasão na EJA perpassa pela falta de internet apropriada e de políticas públicas direcionadas a atender o estudante no período de pandemia, como também a ausência de formação adequada para os professores e de suporte psicológico. 83,3% da turma confirmou a utilidade dos Podcasts para as aulas de História, comprovando assim o potencial de acessibilidade e dinamismo dessa ferramenta. Os principais teóricos que embasam essa pesquisa são Freire (2017), Haddad (2000), Jesus (2004), Albuquerque Jr (2010) e Paulo Freire (1980). pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História pt_BR
dc.title O uso de podcasts no ensino remoto: um relato de experiência sobre o ensino de História na Educacão de Jovens e Adultos em Campina Grande - PB. pt_BR
dc.date.issued 2021-10
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23460
dc.date.accessioned 2022-02-07T11:17:49Z
dc.date.available 2022-02-07
dc.date.available 2022-02-07T11:17:49Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Podcasts pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos – Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Formação docente - História pt_BR
dc.subject Relato de experiência pt_BR
dc.subject Prática de ensino de História pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Ensino remoto emergencial pt_BR
dc.subject EJA – Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject Escola Alceu do Amoroso Lima – Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Podcasts pt_BR
dc.subject Youth and Adult Education - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Teacher training - History pt_BR
dc.subject Experience report pt_BR
dc.subject History teaching practice pt_BR
dc.subject History teaching pt_BR
dc.subject Emergency remote teaching pt_BR
dc.subject EJA - Youth and Adult Education pt_BR
dc.subject Alceu do Amoroso Lima School - Campina Grande - PB pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MARTINS, Karine Stefany da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The use of podcasts in remote teaching: an experience report on the teaching of History in Youth and Adult Education in Campina Grande - PB. pt_BR
dc.identifier.citation MARTINS, Karine Stefany da Silva. O uso de podcasts no ensino remoto: um relato de experiência sobre o ensino de História na Educação de Jovens e Adultos em Campina Grande - PB. 2021. 52f. (Trabalho de Conclusão de Curso - relato de experiência), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23460 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta