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Estudo das propriedades mecânicas de misturas asfálticas modificadas com adição de óleo de cozinha residual.

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dc.creator.ID SANTOS, A. T. R. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2553256413343253 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LUCENA, Lêda Christiane de Figueirêdo Lopes.
dc.contributor.advisor1ID LUCENA, L. C. F. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2234702016679131 pt_BR
dc.contributor.advisor2 BARROS, Ablenya Grangeiro de.
dc.contributor.advisor2ID BARROS, A. G. pt_BR
dc.contributor.advisor2Lattes http://lattes.cnpq.br/1476017409662292 pt_BR
dc.contributor.referee1 MARINHO FILHO, Paulo Germano Tavares.
dc.contributor.referee1ID MARINHO FILHO, P. G. T. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4893203742616397 pt_BR
dc.contributor.referee2 LUZ, Priscila Maria Sousa Gonçalves.
dc.contributor.referee2ID LUZ, P. M. S. G. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3525172323301333 pt_BR
dc.description.resumo A busca por novas tecnologias na pavimentação asfáltica que proporcionem diminuição dos impactos ambientais impulsionaram o estudo das Misturas Asfálticas Mornas. Esse tipo de mistura asfáltica é produzida e aplicada em temperaturas inferiores às misturas usinadas à quente e, devido a isto, promovem benefícios relacionados à redução da emissão de poluentes na atmosfera e menores gastos energéticos. A modificação do ligante asfáltico a partir da incorporação de aditivos oriundos de oleaginosas apresenta-se como uma alternativa na busca pela diminuição das temperaturas de usinagem e aplicação das misturas asfálticas, proporcionada pela redução da viscosidade do ligante. O óleo de cozinha residual quando destinado de forma incorreta também causa danos ao meio ambiente. Diante disso, a presente pesquisa tem por finalidade avaliar a influência da adição em peso de 1% do óleo de cozinha residual ao cimento de petróleo asfáltico 50/70. Para isto, avaliou-se as propriedades mecânicas das misturas asfálticas por meio dos ensaios de Resistência a Tração por Compressão Diametral, Módulo de Resiliência, Lottman Modificado e Flow Number. As amostras das misturas asfálticas analisadas foram usinadas e compactadas nas temperaturas determinadas a partir o ensaio de viscosidade rotacional, bem como a 10 ºC e 20 ºC abaixo destas, como forma de verificar o efeito de maiores reduções de temperatura nos parâmetros mecânicos. Os resultados indicaram que a incorporação do óleo ao ligante proporcionou aumento da resistência à tração e resistência à deformação permanente. Contudo, a diminuição da temperatura causou redução desses parâmetros e queda na rigidez das misturas. Ainda assim, estas propriedades analisadas atenderam aos requisitos exigidos para o desempenho do pavimento. No que se refere ao dano por umidade induzida, as misturas asfálticas modificadas produzidas abaixo da temperatura de projeto indicaram maior resistência retida à tração (RRT), sugerindo um provável benefício promovido pela adição do óleo e redução das temperaturas de projeto. A análise dos resultados permitiu concluir que a modificação apresentou resultados satisfatórios quanto ao desempenho mecânico do pavimento em temperaturas inferiores à de projeto e sugeriu um destino adequado ao óleo de cozinha residual. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia Civil pt_BR
dc.title Estudo das propriedades mecânicas de misturas asfálticas modificadas com adição de óleo de cozinha residual. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.description.abstract The search for new technologies in asphalt pavements that provide a reduction of the environmental impacts boosted the study of Warm Asphalt Mixtures. This type of asphalt mix is produced and applied at lower temperatures than hotblended mixtures, and because of this, they promote benefits related to reducing the emission of pollutants into the atmosphere and lower energy costs. The modification of the asphalt binder from the incorporation of oleaginous additives is an alternative in the search for the reduction of the machining temperatures and application of the asphalt mixtures, provided by the reduction of the viscosity of the binder. Residual cooking oil when improperly used also damages the environment. Therefore, the present research has the purpose of evaluating the influence of the addition of 1% of the residual cooking oil to the 50/70 asphalt oil cement. For this, the mechanical properties of the asphalt mixtures were evaluated through the Diametral Compression, Resilience Modulus, Modified Lottman and Flow Number tests. The samples of the asphalt mixtures analyzed were machined and compacted at the temperatures determined from the rotational viscosity test, as well as at 10 ° C and 20 ° C below these, as a way to verify the effect of higher temperature reductions on the mechanical parameters. The results indicated that the incorporation of the oil to the binder provided increased tensile strength and resistance to permanent deformation. However, the decrease in temperature caused a reduction of these parameters and a decrease in the stiffness of the mixtures. Nevertheless, these analyzed properties met the requirements required for pavement performance. Regarding damage due to induced humidity, modified asphalt mixtures produced below the design temperature indicated higher tensile strength (RRT), suggesting a probable benefit promoted by the addition of the oil and reduction of design temperatures. The analysis of the results allowed to conclude that the modification presented satisfactory results regarding the mechanical performance of the pavement at lower temperatures than the project and suggested a suitable destination for the residual cooking oil. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23478
dc.date.accessioned 2022-02-11T18:08:57Z
dc.date.available 2022-02-11
dc.date.available 2022-02-11T18:08:57Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Misturas asfálticas mornas pt_BR
dc.subject Ligantes asfálticos modificados pt_BR
dc.subject Oleaginosos pt_BR
dc.subject Pavimentação asfáltica pt_BR
dc.subject Tecnologias de pavimentação asfáltica pt_BR
dc.subject Óleo de cozinha - misturas asfálticas pt_BR
dc.subject Geotecnia pt_BR
dc.subject Warm asphalt mixes pt_BR
dc.subject Modified asphalt binders pt_BR
dc.subject Oilseeds pt_BR
dc.subject Asphalt paving pt_BR
dc.subject Asphalt paving technologies pt_BR
dc.subject Cooking oil - asphalt mixtures pt_BR
dc.subject Geotechnics pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Alana Tamires Rodrigues dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Study of the mechanical properties of modified asphalt mixtures with the addition of residual cooking oil. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Alana Tamires Rodrigues dos. Estudo das propriedades mecânicas de misturas asfálticas modificadas com adição de óleo de cozinha residual. 2018. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23478 pt_BR


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