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Gestão por competências: uma proposta metodológica de implantação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE.

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dc.creator.ID BARBOZA, T. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2532568856687922 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CORREIA, Suzanne Érica Nóbrega.
dc.contributor.advisor1ID CORREIA, S. E. N. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0431849242809370 pt_BR
dc.contributor.referee1 BISPO, Ana Carolina Kruta.
dc.contributor.referee2 MORAES, Ionete Cavalcante de.
dc.description.resumo As Instituições Públicas têm sido desafiadas a promover resultados significativos, efetivos e condizentes com os interesses coletivos por meio da otimização dos seus recursos. E, com o passar dos anos, percebeu-se que o maior aliado delas para cumprimento de seus objetivos são os servidores que as integram. Para isso, desenvolvê-lo, valorizá-lo, acompanhá-lo, motivá-lo, reconhecer os potenciais e prover condições de melhorá-lo e torná-lo parte integrante do desenvolvimento organizacional são estratégias necessárias para modernizar a administração pública em suas práticas administrativas e de gestão de pessoas. Diante disso, no presente trabalho buscou-se analisar a relação entre a modernidade organizacional em práticas administrativas e de gestão de pessoas tendo como base a incorporação de um modelo integrado de efetividade de gestão por competências, orientação para aprendizagem e visão compartilhada para, a partir daí, desenvolver um plano de ação com base nesta integração de variáveis. Para isso, utilizou-se uma pesquisa com abordagem quantitativa, exploratória descritiva por meio da aplicação de um survey, construído com escalas validadas, para realização de uma pesquisa de campo para fins de confirmação das hipóteses e do modelo teórico estabelecido. A pesquisa contou com a participação de 225 respondentes e todas as hipóteses foram confirmadas, demonstrando as influências das variáveis estudadas. Diante dos achados da pesquisa e da ausência de uma gestão por competências na Instituição e de mecanismos ainda incipientes de modernização nas práticas administrativas e de gestão de pessoas, foi proposto um modelo que reúne gestão por competências, comprometimento com o aprendizado e visão compartilhada. A partir dos resultados obtidos e do modelo integrado espera-se que a Instituição desenvolva suas práticas de gestão de pessoas contribuindo e gerando benefícios à Administração Pública, aos gestores, aos servidores e, consequentemente, a comunidade atendida com a prestação de serviços da Instituição. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.program PROFIAP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Gestão por competências: uma proposta metodológica de implantação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE. pt_BR
dc.date.issued 2021-11-25
dc.description.abstract Public Institutions have faced challenges to promote significant, effective, and consistent results with collective interests through their resources' optimization. And, over the years, it was noticed that their greatest ally to fulfill their goals is the servant that integrates these Institutions. Thus, developing, valuing, accompanying, motivating, recognizing the servants’ potentials, and providing them conditions that will improve and make them an integral part of organizational development are necessary strategies to modernize public administration in its administrative practices and people management. Given this, the present study sought to analyze the relationship between organizational modernity in administrative and people management practices with personal constructs based on integrated model incorporation of competency management effectiveness, learning orientation, and shared vision and then develop an action plan based on this integration of variables. For this, research with a descriptive, exploratory, and quantitative approach was used, through a survey built with validated scales, to carry out field research to confirm the established hypotheses and theoretical model. The survey had the participation of 225 respondents and all hypotheses were confirmed, demonstrating the influences of the studied variables. Because of the research findings, the absence of competency management in the Institution, and incipient modernization mechanisms in administrative and people management practices, a model was proposed that combines modernization, competency management, commitment to learning, and shared vision. Considering the results obtained and the integrated model, the Institution is expected to develop its people management practices, contributing and generating benefits to the Public Administration, managers, servants, and, consequently, to the community assisted by the Institution's services. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23479
dc.date.accessioned 2022-02-11T18:09:17Z
dc.date.available 2022-02-11
dc.date.available 2022-02-11T18:09:17Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Gestão por competências pt_BR
dc.subject Modernidade administrativa pt_BR
dc.subject Comprometimento com aprendizagem pt_BR
dc.subject Modernidade organizacional pt_BR
dc.subject Visão compartilhada pt_BR
dc.subject Gestão de pessoas pt_BR
dc.subject Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – IFPE. pt_BR
dc.subject Regressão linear múltipla pt_BR
dc.subject Administração Pública pt_BR
dc.subject Competency management pt_BR
dc.subject Modernity administrative pt_BR
dc.subject Commitment to learning pt_BR
dc.subject Organizational modernity pt_BR
dc.subject Shared Vision pt_BR
dc.subject People management pt_BR
dc.subject Federal Institute of Education, Science and Technology of Pernambuco – IFPE pt_BR
dc.subject Regression multiple linear pt_BR
dc.subject Public Administration pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BARBOZA, Tâmara Lopes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Management by competences: a methodological proposal for implementation at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pernambuco - IFPE. pt_BR
dc.identifier.citation BARBOZA, Tâmara Lopes. Gestão por competências: uma proposta metodológica de implantação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE. 2021. 131f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23479 pt_BR


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