dc.creator.ID |
BARBOZA, T. L. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2532568856687922 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CORREIA, Suzanne Érica Nóbrega. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CORREIA, S. E. N. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0431849242809370 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BISPO, Ana Carolina Kruta. |
|
dc.contributor.referee2 |
MORAES, Ionete Cavalcante de. |
|
dc.description.resumo |
As Instituições Públicas têm sido desafiadas a promover resultados significativos,
efetivos e condizentes com os interesses coletivos por meio da otimização dos seus
recursos. E, com o passar dos anos, percebeu-se que o maior aliado delas para
cumprimento de seus objetivos são os servidores que as integram. Para isso,
desenvolvê-lo, valorizá-lo, acompanhá-lo, motivá-lo, reconhecer os potenciais e
prover condições de melhorá-lo e torná-lo parte integrante do desenvolvimento
organizacional são estratégias necessárias para modernizar a administração pública
em suas práticas administrativas e de gestão de pessoas. Diante disso, no presente
trabalho buscou-se analisar a relação entre a modernidade organizacional em práticas
administrativas e de gestão de pessoas tendo como base a incorporação de um
modelo integrado de efetividade de gestão por competências, orientação para
aprendizagem e visão compartilhada para, a partir daí, desenvolver um plano de ação
com base nesta integração de variáveis. Para isso, utilizou-se uma pesquisa com
abordagem quantitativa, exploratória descritiva por meio da aplicação de um survey,
construído com escalas validadas, para realização de uma pesquisa de campo para
fins de confirmação das hipóteses e do modelo teórico estabelecido. A pesquisa
contou com a participação de 225 respondentes e todas as hipóteses foram
confirmadas, demonstrando as influências das variáveis estudadas. Diante dos
achados da pesquisa e da ausência de uma gestão por competências na Instituição e
de mecanismos ainda incipientes de modernização nas práticas administrativas e de
gestão de pessoas, foi proposto um modelo que reúne gestão por competências,
comprometimento com o aprendizado e visão compartilhada. A partir dos resultados
obtidos e do modelo integrado espera-se que a Instituição desenvolva suas práticas
de gestão de pessoas contribuindo e gerando benefícios à Administração Pública, aos
gestores, aos servidores e, consequentemente, a comunidade atendida com a
prestação de serviços da Instituição. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PROFIAP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Gestão por competências: uma proposta metodológica de implantação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021-11-25 |
|
dc.description.abstract |
Public Institutions have faced challenges to promote significant, effective, and
consistent results with collective interests through their resources' optimization. And,
over the years, it was noticed that their greatest ally to fulfill their goals is the servant
that integrates these Institutions. Thus, developing, valuing, accompanying,
motivating, recognizing the servants’ potentials, and providing them conditions that will
improve and make them an integral part of organizational development are necessary
strategies to modernize public administration in its administrative practices and people
management. Given this, the present study sought to analyze the relationship between
organizational modernity in administrative and people management practices with
personal constructs based on integrated model incorporation of competency
management effectiveness, learning orientation, and shared vision and then develop
an action plan based on this integration of variables. For this, research with a
descriptive, exploratory, and quantitative approach was used, through a survey built
with validated scales, to carry out field research to confirm the established hypotheses
and theoretical model. The survey had the participation of 225 respondents and all
hypotheses were confirmed, demonstrating the influences of the studied variables.
Because of the research findings, the absence of competency management in the
Institution, and incipient modernization mechanisms in administrative and people
management practices, a model was proposed that combines modernization,
competency management, commitment to learning, and shared vision. Considering
the results obtained and the integrated model, the Institution is expected to develop its
people management practices, contributing and generating benefits to the Public
Administration, managers, servants, and, consequently, to the community assisted by
the Institution's services. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23479 |
|
dc.date.accessioned |
2022-02-11T18:09:17Z |
|
dc.date.available |
2022-02-11 |
|
dc.date.available |
2022-02-11T18:09:17Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão por competências |
pt_BR |
dc.subject |
Modernidade administrativa |
pt_BR |
dc.subject |
Comprometimento com aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Modernidade organizacional |
pt_BR |
dc.subject |
Visão compartilhada |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão de pessoas |
pt_BR |
dc.subject |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – IFPE. |
pt_BR |
dc.subject |
Regressão linear múltipla |
pt_BR |
dc.subject |
Administração Pública |
pt_BR |
dc.subject |
Competency management |
pt_BR |
dc.subject |
Modernity administrative |
pt_BR |
dc.subject |
Commitment to learning |
pt_BR |
dc.subject |
Organizational modernity |
pt_BR |
dc.subject |
Shared Vision |
pt_BR |
dc.subject |
People management |
pt_BR |
dc.subject |
Federal Institute of Education, Science and Technology of Pernambuco – IFPE |
pt_BR |
dc.subject |
Regression multiple linear |
pt_BR |
dc.subject |
Public Administration |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BARBOZA, Tâmara Lopes. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Management by competences: a methodological proposal for implementation at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pernambuco - IFPE. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BARBOZA, Tâmara Lopes. Gestão por competências: uma proposta metodológica de implantação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE. 2021. 131f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23479 |
pt_BR |