Repositorio Dspace/Manakin

Avaliação do módulo complexo, ângulo de fase e viscosidade por meio das curvas-mestre do ligante asfáltico CAP 50/70 modificado por óleo de linhaça.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID ASSIS NETO, D. Q. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5281325633023157 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVANI, Carina.
dc.contributor.advisor1ID SILVANI, C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4898628325076026 pt_BR
dc.contributor.advisor2 MENDONÇA, Ana Maria Gonçalves Duarte.
dc.contributor.advisor2ID MENDONÇA, A. M. G. D. pt_BR
dc.contributor.referee1 AZEVEDO, Aline F. Nóbrega de.
dc.contributor.referee1ID AZEVEDO, A. F. N. A. pt_BR
dc.contributor.referee2 PORTO, Tássila Ramos.
dc.contributor.referee2ID PORTO, T. P. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/7532155658176737 pt_BR
dc.contributor.referee3 MARCELINO, Aline Dayanna de Lima.
dc.contributor.referee3ID MARCELINO, A. D. A. L. pt_BR
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/2490154344794934 pt_BR
dc.description.resumo As rodovias constituem um dos principais sistemas de transporte utilizados para o deslocamento de pessoas e bens. Entretanto, nas últimas décadas, o aumento do volume de tráfego, das cargas transportadas por eixo e da pressão dos pneus, tem ocasionado a degradação prematura dos revestimentos asfálticos. As patologias existentes são originárias do mau uso da via devido a grandes solicitações para as quais o pavimento não foi projetado, de deficiências na execução do processo construtivo, do emprego de materiais com propriedades insuficientes para atender à necessidade, e ainda das condições climáticas atuantes. Assim, a utilização de ligantes asfálticos modificados objetiva melhorar as propriedades físicas e reológicas do pavimento. Este estudo objetiva avaliar o efeito da adição de óleo de linhaça ao CAP 50/70 no teor de 3%. Foi avaliado o comportamento do ligante modificado por adição de óleo de linhaça através do ensaio reológico de curva mestre para aferir os parâmetros de modulo complexo, ângulo de fase e viscosidade. A partir dos resultados, foi observado que o CAP modificado apresentou uma diminuição no módulo complexo, tornando o ligante mais fluido, porém menos resistente. Em relação ao ângulo de fase, a modificação fez com que o mesmo diminuísse a baixas frequências, porem convergindo com o CAP virgem em frequências maiores. E na análise da viscosidade a modificação o tornou menos viscoso, o que acaba por diminuir sua temperatura de usinagem. Assim, o óleo de linhaça se mostrou uma alternativa viável e sustentável para melhoria das propriedades reológicas de ligantes asfálticos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia Civil pt_BR
dc.title Avaliação do módulo complexo, ângulo de fase e viscosidade por meio das curvas-mestre do ligante asfáltico CAP 50/70 modificado por óleo de linhaça. pt_BR
dc.date.issued 2018-12-14
dc.description.abstract Roads are one of the main transportation systems used for the movement of people and goods. However, in recent decades, the increase in traffic volume, axle loads and tire pressure has led to the premature degradation of asphalt coatings. The existing pathologies originates from the bad use of the road due to large requests for which the pavement was not designed, deficiencies in the execution of the construction process, the use of materials with insufficient properties to meet the need, as well as the current climatic conditions. Thus, the use of modified asphaltic binders aims to improve the physical and rheological properties of the pavement. This study aims to evaluate the effect of the addition of linseed oil to the CAP 50/70 in the 3% content. The behavior of the modified binder by the addition of linseed oil was evaluated, and the rheological test of the master curve was performed to measure the parameters of complex modulus, phase angle and viscosity. From the results, it was observed that the modified CAP showed a decrease in the complex modulus, making the binder more fluid, but less resistant. In relation to the phase angle, the modification caused it to decrease at low frequencies, but converging with the virgin CAP at higher frequencies. In addition, the viscosity analysis the modification made it less viscous, which ultimately reduces its machining temperature. Thus, linseed oil showed to be a viable and sustainable alternative for improving the rheological properties of asphalt binders. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23492
dc.date.accessioned 2022-02-11T19:32:07Z
dc.date.available 2022-02-11
dc.date.available 2022-02-11T19:32:07Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ligantes asfálticos pt_BR
dc.subject Módulo complexo pt_BR
dc.subject Ângulo de fase pt_BR
dc.subject Viscosidade pt_BR
dc.subject Curvas-mestre pt_BR
dc.subject Cimento asfáltico de petróleo - CAP 50/70 pt_BR
dc.subject Óleo de linhaça - asfalto pt_BR
dc.subject Pavimento pt_BR
dc.subject CAP 50/70 pt_BR
dc.subject Propriedades reológicas - ligantes asfálticos pt_BR
dc.subject Asphalt binders pt_BR
dc.subject Complex module pt_BR
dc.subject Phase angle pt_BR
dc.subject Viscosity pt_BR
dc.subject Master curves pt_BR
dc.subject Petroleum asphalt cement - CAP 50/70 pt_BR
dc.subject Linseed oil - asphalt pt_BR
dc.subject Floor pt_BR
dc.subject CAP 50/70 pt_BR
dc.subject Rheological properties - asphalt binders pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ASSIS NETO, Djalma Queiroga de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Evaluation of the complex modulus, phase angle and viscosity through the master curves of the asphalt binder CAP 50/70 modified by linseed oil. pt_BR
dc.identifier.citation ASSIS NETO, Djalma Queiroga. Avaliação do módulo complexo, ângulo de fase e viscosidade por meio das curvas-mestre do ligante asfáltico CAP 50/70 modificado por óleo de linhaça. 2018. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23492 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta