dc.creator.ID |
VITÓRIO, F. T. D. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2867181782609177 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVANI, Carina. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVANI, C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4898628325076026 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor2 |
MENDONÇA, Ana Maria Gonçalves Duarte. |
|
dc.contributor.advisor2ID |
MENDONÇA, A. M. G. D. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
AZEREDO, Aline F. Nóbrega. |
|
dc.contributor.referee1ID |
AZEREDO, A. F. N. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
PORTO, Tássila Ramos. |
|
dc.contributor.referee2ID |
PORTO, T. R. |
pt_BR |
dc.contributor.referee3 |
MARCELINO, Aline Dayana Alves de Lima. |
|
dc.contributor.referee3ID |
MARCELINO, A. D. A. L. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
As rodovias constituem um dos principais sistemas de transporte utilizados para o
deslocamento de pessoas e bens. Entretanto, nas últimas décadas, o aumento do volume
de tráfego, das cargas transportadas por eixo e da pressão dos pneus, tem ocasionado a
degradação prematura dos revestimentos asfálticos constituídos com cimentos asfálticos
convencionais, tendo como consequência elevados custos de restauração e de
manutenção. Para que o ligante asfáltico tenha um desempenho satisfatório no pavimento,
ele deve apresentar propriedades diferenciadas no que diz respeito ao comportamento dos
demais materiais asfálticos. Este deve apresentar maior coesão e adesão aos agregados,
grande resistência ao envelhecimento, susceptibilidade térmica adequada a faixa de
utilização de temperatura do pavimento, alta resistência à fadiga e à deformação térmica.
Este estudo tem como objetivo avaliar o efeito da adição do óleo de copaíba nos teores
de 4% e 5% nas propriedades físicas do ligante asfáltico convencional CAP 50/70. Para
avaliar as propriedades físicas foram realizados os ensaios de viscosidade, ponto de
amolecimento e penetração Pôde-se
perceber que a mistura se mostrou susceptível ao
envelhecimento quando comparado com o ligante puro, como também apresentou uma
redução nas temperaturas de usinagem e compactação, onde em uma delas chegou a ter
11°C de diminuição, por outro lado houve uma queda na resistência do ligante. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia Civil |
pt_BR |
dc.title |
Efeito da adição de óleo de copaíba no comportamento físico do ligante asfáltico convencional. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-12 |
|
dc.description.abstract |
The highways are part of one of the main transport systems used for the movement of
people and goods. However, in the last decades, the increasing of the traffic volume, the
transported cargos for axle and the tire pressure, has caused the premature degradation of
the asphalt coating constituted of conventional asphalt cement, having high restoration
and maintenance costs as consequence. For the asphalt binder to have a satisfactory
performance on the pavement, it has to present differentiated properties regarding the
other asphalt materials behavior. It should present higher cohesion and adherence to the
aggregates, great resistance to aging process, thermal susceptibility appropriate to the
temperature use range of the pavement, high resistance to fatigue and thermal
deformation. This project has the purpose of evaluating the effects of the addition of
copaiba oil in the contents of 4% and 5% on the physical and chemical properties of the
asphalt binder CAP 50/70 (Brazilian penetration grade). In order to evaluate the physical
properties, there will be performed viscosity tests, softening point and penetration tests.
For chemical characterization there will be performed the FTIR and SARA techniques. It
is expected that the addition of phosphoric acid promotes improvements in the petroleum
asphalt binder properties. It was observed that the blend showed to be susceptible to aging
when compared to the pure binder, but also showed a reduction in its machining and
compaction temperatures, where in one of them it reached 11°C decrease, on the other
hand, there was a decrease in the resistance of the binder. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23496 |
|
dc.date.accessioned |
2022-02-14T10:53:15Z |
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dc.date.available |
2022-02-14 |
|
dc.date.available |
2022-02-14T10:53:15Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ligantes asfálticos |
pt_BR |
dc.subject |
Misturas asfálticas |
pt_BR |
dc.subject |
Óleo de copaíba - asfalto |
pt_BR |
dc.subject |
Pavimentação asfáltica |
pt_BR |
dc.subject |
Geotecnia |
pt_BR |
dc.subject |
Misturas mornas |
pt_BR |
dc.subject |
Cimentos asfálticos de petróleo - CAP |
pt_BR |
dc.subject |
Asfaltos modificados por polímeros |
pt_BR |
dc.subject |
Ensaio de viscosidade rotacional |
pt_BR |
dc.subject |
Ensaio de penetração |
pt_BR |
dc.subject |
Asphalt binders |
pt_BR |
dc.subject |
Asphalt mixtures |
pt_BR |
dc.subject |
Copaiba oil - asphalt |
pt_BR |
dc.subject |
Asphalt paving |
pt_BR |
dc.subject |
Geotechnics |
pt_BR |
dc.subject |
Warm mixes |
pt_BR |
dc.subject |
Asphalt petroleum cements - CAP |
pt_BR |
dc.subject |
Polymer-modified asphalts |
pt_BR |
dc.subject |
Rotational Viscosity Test |
pt_BR |
dc.subject |
Penetration test |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
VITÓRIO, Fabiano Tomaz Daniel. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Effect of the addition of copaiba oil on the physical behavior of the conventional asphalt binder. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
VITÓRIO, Fabiano Tomaz Daniel. Efeito da adição de óleo de copaíba no comportamento físico do ligante asfáltico convencional. 2018. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23496 |
pt_BR |