DSpace/Manakin Repository

Estudo das propriedades reológicas do CAP 50/70 modificado por politereftalato de etileno.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MATIAS, M. A. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7904843213770591 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVANI, Carina.
dc.contributor.advisor1ID SILVANI, C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4898628325076026 pt_BR
dc.contributor.advisor2 MENDONÇA, Ana Maria Gonçalves Duarte.
dc.contributor.advisor2ID MENDONÇA, A. M. G. D. pt_BR
dc.contributor.referee1 ZIEGLER, Christian Rafael.
dc.contributor.referee1ID ZIEGLIER, C. R. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/7811416151275780 pt_BR
dc.contributor.referee2 DUARTE, Erika Vitória de Negreiros.
dc.contributor.referee2ID DUARTE, E. V. N. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3636365040108902 pt_BR
dc.description.resumo O crescimento da quantidade de veículos em circulação nas rodovias associado ao aumento do peso e do número de eixos dos veículos comerciais tem originado trincas por fadiga e deformações permanentes em trilhas de rodas. Os primeiros relacionam-se às cargas repetidas de tráfego e, também, à elasticidade da mistura e os segundos desenvolvem-se gradualmente com o aumento de solicitações de cargas por eixo. Assim, para que o ligante asfáltico tenha um desempenho satisfatório no pavimento, ele deve apresentar propriedades diferenciadas em relação aos demais materiais asfálticos. Este deve apresentar maior coesão e adesão aos agregados, grande resistência ao envelhecimento, susceptibilidade térmica adequada a faixa de utilização de temperatura do pavimento, alta resistência à fadiga e à deformação térmica. Nesse sentido, este estudo visa estudar as propriedades reológicas do ligante asfáltico modificado por PET. Serão realizados ensaios reológicos, a saber: MSCR (Multiple Stress Creep Recovery) e PG para o ligante com adição de 2% e 3% de PET antes e após envelhecimento a curto prazo-RTFO. A partir das análises dos resultados verificou-se ao realizar o procedimento de RTFO, que para o CAP modificado com 2% e 3% de PET houve uma menor susceptibilidade ao envelhecimento em relação ao CAP puro, pois a perda de massa de ambos foi menor comparado a perda do CAP puro. Quanto ao grau de desempenho ambos se mantiveram a 64°C tanto para o ligante modificado novo como para o envelhecido, demonstrando assim o efeito de antioxidante do PET, já o CAP puro apesar de ter o mesmo 64°C de desempenho novo, ao passar pelo processo de envelhecimento tem seu grau de desempenho reduzido para 58°C. Ainda no ensaio de PG ao analisar os parâmetros obtidos observou-se uma melhora nas propriedades do ligante, o aumento na resistência à deformação e à fadiga. No ensaio de MSCR o CAP modificado com teor de 2% não é indicado para pavimentação e com teor de 3% diminui o nível de trafego em relação ao CAP puro de pesado para padrão. Além disso ambos teores apresentaram baixa elasticidade e, consequentemente, percentuais de recuperação bem baixos, não muito diferentes do CAP puro. Por fim, percebeu-se que o PET pode ser utilizado como agente modificador do CAP e, que o mesmo é capaz de promover ganhos nas propriedades mecânicas do ligante asfáltico. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia Civil pt_BR
dc.title Estudo das propriedades reológicas do CAP 50/70 modificado por politereftalato de etileno. pt_BR
dc.date.issued 2018-12-13
dc.description.abstract The growth in the amount of vehicles on road, associated with the increase in the weight and on the number of axles of the commercial vehicles, has caused cracks due to fatigue and permanent deformation in wheel tracks. The first relates to repeated traffic loads and also to the elasticity of the mixture and the last develop gradually with an increase on the load at each axle. Therefore, in order for the asphalt binder to perform satisfactorily on the pavement, it must have different properties with respect to the behavior of the other asphalt materials. This should present greater cohesion and adhesion to the aggregates, great resistance to aging, adequate thermal susceptibility to the pavement temperature range, high fatigue resistance and thermal deformation. In this sense, this study aims to study the rheological properties of the modified asphaltic binder by PET. Rheological tests, MSR (Multiple Stress Creep Recovery) and PG for the binder with addition of 2% and 3% of PET before and after short-term aging-RTFO. From the analysis of the results it was verified when carrying out the procedure of RTFO, that for the CAP modified with 2% and 3% of PET there was a lower susceptibility to aging in relation to the pure CAP, since the loss of mass of both was lower compared to loss of pure CAP. As for the degree of performance both remained at 64 ° C for both the virgin and aged modified binder, thus demonstrating the antioxidant effect of PET, while the pure CAP despite having the same 64 ° C virgin performance, when passing by the aging process has its degree of performance reduced to 58 ° C. Still in the PG test when analyzing the obtained parameters an improvement in the properties of the binder, the increase in the resistance to the deformation and the fatigue was observed. In the MSCR test the modified CAP with a 2% content is not indicated for paving and with a 3% content it decreases the level of traffic in relation to the pure CAP of heavy to standard. In addition, both levels presented low elasticity and, consequently, very low recovery percentages, not very different from pure CAP. Finally, it was realized that PET can be used as a modifying agent of CAP and that it is capable of promoting gains in the mechanical properties of the asphalt binder. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23513
dc.date.accessioned 2022-02-14T13:20:11Z
dc.date.available 2022-02-14
dc.date.available 2022-02-14T13:20:11Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Pavimentos asfálticos pt_BR
dc.subject Cimento asfáltico de petróleo - CAP 50/70 pt_BR
dc.subject CAP - cimento asfáltico de petróleo pt_BR
dc.subject Propriedades reológicas - cimento asfáltico de petróleo pt_BR
dc.subject Misturas asfálticas modificadas pt_BR
dc.subject Politereftalato de etileno pt_BR
dc.subject Geotecnia pt_BR
dc.subject Geotécnica pt_BR
dc.subject Pavimentação pt_BR
dc.subject Ligantes asfálticos modificados pt_BR
dc.subject Estufa de filme fino rotativo pt_BR
dc.subject MSCR - Multiple Stress Creep Recovery pt_BR
dc.subject Multiple Stress Creep Recovery - MSCR pt_BR
dc.subject Ensaio de fluência e recuperação sob tensão múltipla pt_BR
dc.subject Performance Grade pt_BR
dc.subject Asphalt pavements pt_BR
dc.subject Petroleum asphalt cement - CAP 50/70 pt_BR
dc.subject CAP - petroleum asphalt cement pt_BR
dc.subject Rheological properties - petroleum asphalt cement pt_BR
dc.subject Modified asphalt mixes pt_BR
dc.subject Polyethylene terephthalate pt_BR
dc.subject Geotechnics pt_BR
dc.subject Paving pt_BR
dc.subject Modified asphalt binders pt_BR
dc.subject Rotary thin film oven pt_BR
dc.subject MSCR - Multiple Stress Creep Recovery pt_BR
dc.subject Multiple Stress Creep Recovery - MSCR pt_BR
dc.subject Creep test and recovery under multiple stress pt_BR
dc.subject Performance Grade pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MATIAS, Maria Alinne Pires.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Study of the rheological properties of CAP 50/70 modified by polyethylene terephthalate. pt_BR
dc.identifier.citation MATIAS, Maria Alinne Pires. Estudo das propriedades reológicas do CAP 50/70 modificado por politereftalato de etileno. 2018. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23513 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta