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Análise de dimensionamento de pavimento flexível: estudo comparativo de métodos.

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dc.creator.ID FIGUEIREDO, M. M. R. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4623671200906404 pt_BR
dc.contributor.advisor1 RODRIGUES, John Kennedy Guedes.
dc.contributor.advisor1ID RODRIGUES, J. K. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7834302744515283 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 FERNANDES, Macel Wallace Queiroz.
dc.contributor.advisor-co1ID FERNANDES, M. W. Q. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/4214801635506443 pt_BR
dc.description.resumo A pavimentação de vias e rodovias é essencial para uma melhor qualidade no transporte rodoviário de pessoas e mercadorias em todo mundo. O desenvolvimento de tecnologias para um melhor conforto e durabilidade remonta os tempos da Antiga Roma. No Brasil aproximadamente 60% do transporte de cargas e passageiros é feito em rodovias, sendo um país de extensões territoriais continentais, com diversidades climáticas, pedológicas e geológicas é de grande importância o estudo e comparação entre o novo método de dimensionamento DNIT mecanístico-empírico , cujo dimensionamento de pavimentos é baseado em dois principais critérios de ruptura(fadiga e o afundamento de trilha) , método este em fase de atualização no Brasil, e o método de dimensionamento empírico adotado pelo DNER , proposto nos anos 60 pelo Engenheiro Murillo Lopes de Souza, baseado na capacidade de suporte do subleito, medida pelo CBR . O presente trabalho teve como objetivo analisar, dimensionar e comparar os métodos de dimensionamento de pavimento flexível citados ,com auxílio dos dados coletados pelo Laboratório de Engenharia de Pavimentos-LEP/UFCG, Campina Grande-PB, na PB-138 que liga Campina Grande/Catolé de Boa Vista-PB a Boa Vista-PB.Com os dados foi possível dimensionar o pavimento com auxílio do programa MeDiNa e realizar a comparação entre os dois métodos de dimensionamento. Palavras-chave: DNIT; DNER; Pavimentação. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia Civil pt_BR
dc.title Análise de dimensionamento de pavimento flexível: estudo comparativo de métodos. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.description.abstract The paving of roads and highways is essential for better quality road transport of people and goods around the world. The development of technologies for better comfort and durability goes back to the times of Ancient Rome. In Brazil, 60% of freight and passengers are carried on highways, being a country of continent territories, with a diversity of species, pedological and geological, it is of great relevance for the study and separation between the new methods of mechanistic DNIT design which is based on two main criteria of rupture, the method being updated in Brazil, and the method of empirical design adopted by the DNER, applied in the 1960s by the engineer Murillo Lopes de Souza, in which the capacity of support of subbed, as measured by the CBR. The present work has owned the objective of analyzing, dimensioning and comparing the methods of sizing exchange rate indicators, with the help of data from the Pavement Engineering Laboratory-LEP / UFCG, Campina Grande-PB, on the PB-138 linking Campina Grande / Catolé de Boa Vista-PB to Boa Vista-PB.With the help of the data, it was possible to size the pavement with the aid of the MeDiNa program and to carry out a comparison between the two sizing methods pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23522
dc.date.accessioned 2022-02-14T17:40:56Z
dc.date.available 2022-02-14
dc.date.available 2022-02-14T17:40:56Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Geotecnia pt_BR
dc.subject Pavimentos flexíveis pt_BR
dc.subject Dimensionamento de pavimentos flexíveis pt_BR
dc.subject Pavimentação pt_BR
dc.subject Métodos de dimensionamento de pavimentos flexíveis pt_BR
dc.subject Laboratório de Engenharia de Pavimentos - LEP/UFCG pt_BR
dc.subject Estradas pt_BR
dc.subject Rodovia PB - 138 - Campina Grande / Catolé de Boa Vista / Boa Vista - PB pt_BR
dc.subject Software MeDiNa pt_BR
dc.subject Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito - DNIT pt_BR
dc.subject DNIT - Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito pt_BR
dc.subject Método de dimensionamento DNIT mecanístico empírico pt_BR
dc.subject Estudo de tráfego pt_BR
dc.subject Índice de suporte pt_BR
dc.subject Geotechnics pt_BR
dc.subject Flexible floors pt_BR
dc.subject Flexible flooring sizing pt_BR
dc.subject Paving pt_BR
dc.subject Flexible pavement design methods pt_BR
dc.subject Pavement Engineering Laboratory - LEP/UFCG pt_BR
dc.subject Roads pt_BR
dc.subject Highway PB - 138 - Campina Grande / Catolé de Boa Vista / Boa Vista - PB pt_BR
dc.subject MeDiNa Software pt_BR
dc.subject National Department of Traffic Infrastructure - DNIT pt_BR
dc.subject DNIT - National Department of Traffic Infrastructure pt_BR
dc.subject Empirical mechanistic DNIT sizing method pt_BR
dc.subject Traffic study pt_BR
dc.subject Support index pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FIGUEIREDO, Marronney Marcos Ribeiro.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Flexible pavement design analysis: comparative study of methods. pt_BR
dc.identifier.citation FIGUEIREDO, Marronney Marcos Ribeiro. Análise de dimensionamento de pavimento flexível: estudo comparativo de métodos. 2018. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23522 pt_BR


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