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Determinação do módulo complexo do ligante asfáltico modificado por adição de óleo de copaíba.

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dc.creator.ID GOMES, T. V. pt_BR
dc.contributor.advisor1 RODRIGUES, John Kennedy Guedes.
dc.contributor.advisor1ID RODRIGUES, J. K. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7834302744515283 pt_BR
dc.contributor.advisor2 MENDONÇA, Ana Maria Gonçalves Duarte.
dc.contributor.advisor2ID MENDONÇA, A. M. G. D. pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA NETO, Valter Ferreira de.
dc.contributor.referee1ID SOUSA NETO, V. F. pt_BR
dc.contributor.referee2 CRUZ, Gabryelle Keith Avelino.
dc.contributor.referee2ID CRUZ, G. K. A. pt_BR
dc.description.resumo A maior parte dos pavimentos executados atualmente são oriundos de misturas asfálticas usinadas à quente, as quais são produzidas em altas temperaturas e emitem gases responsáveis pelo efeito estufa. Desse modo, a tentativa de redução dessas temperaturas é considerada alternativa na produção de revestimentos asfálticos capazes de proporcionar vantagens econômicas e ambientais. Existem vários tipos de substâncias que adicionadas ao ligante asfáltico proporcionam esta redução, entre os principais modificadores estão os óleos. Dessa maneira, esta pesquisa tem como objetivo analisar o comportamento do Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP) 50/70 modificado por adição de óleo de copaíba nos teores de 4 e 5%, quanto a redução das temperaturas de compactação e usinagem e as características físicas e reológicas do ligante asfáltico. Para tal, foram utilizados os ensaios físicos convencionais de penetração, ponto de amolecimento, e viscosidade rotacional antes e após o procedimento de envelhecimento à curto prazo (RTFO) e o ensaio reológico de curva mestra. A adição de óleo de copaíba teve como resultado a diminuição do ponto de amolecimento e aumento da penetração em função da diminuição de sua dureza e viscosidade. Por consequência auxiliou nas diminuições das temperaturas de compactação e usinagem, tornando-se assim benéfico em questão de trabalhabilidade e sustentabilidade. No entanto, pode ser vista perda de resistência em relação ao ligante puro, em função da redução do módulo complexo (G*), e aumento em sua elasticidade verificado pela redução do ângulo de fase (δ). Os resultados demonstraram que a amostra com 4% de óleo copaíba demonstrou melhor desempenho reológico em relação à resistência do ligante, tendo em vista a redução das temperaturas de usinagem e compactação. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia Civil pt_BR
dc.title Determinação do módulo complexo do ligante asfáltico modificado por adição de óleo de copaíba. pt_BR
dc.date.issued 2018-12-14
dc.description.abstract Most of the floors currently run are derived from hot-machined asphalt mixtures, which are produced at high temperatures and emit gases responsible for the greenhouse effect. Thus, the attempt to reduce these temperatures is considered an alternative in the production of asphalt coatings capable it to provide economic and environmental advantages. There are several types of substances that are added to the asphalt binder provide This Reduction, among the main modifiers are the oils. In this way, this research aims to verify the influence of the addition of Copaiba oil in the contents of 4 and 5% in petroleum asphalt cement (CAP) 50/70, in the reduction of compaction and machining temperatures and the physical and rheological characteristics of the asphaltic ligand. For this purpose, conventional physical penetration assays, softening point, and rotational viscosity were used before and after the procedure of short-term ageing (RTFO) and the rheological test of the master curve. The addition of Copaiba oil resulted in decreased softening point and increased penetration as a function of decreased hardness and viscosity. Therefore, it assisted the decreases in compaction and machining temperatures, thus becoming beneficial in the matter of workability and sustainability. However, it can be seen loss of resistance in relation to the pure binder, due to the reduction of the complex modulus (G *) and increase in its elasticity checked by reducing the phase angle (δ). The results showed that the sample with 4% Copaiba oil demonstrated better rheological performance in relation to the ligand resistance, bearing in mind a Reduction of machining and compaction temperatures. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23530
dc.date.accessioned 2022-02-14T18:33:44Z
dc.date.available 2022-02-14
dc.date.available 2022-02-14T18:33:44Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ligantes asfálticos modificados pt_BR
dc.subject Módulo complexo de ligantes asfálticos pt_BR
dc.subject Geotecnia pt_BR
dc.subject Pavimentação asfáltica pt_BR
dc.subject Óleo de copaíba - ligante asfáltico pt_BR
dc.subject Mistura morna pt_BR
dc.subject Ensaio de penetração pt_BR
dc.subject Ensaio de ponto de amolecimento pt_BR
dc.subject Ensaio de viscosidade rotacional pt_BR
dc.subject Envelhecimento do ligante asfáltico pt_BR
dc.subject Reologia dos ligantes asfálticos pt_BR
dc.subject Estufa de filme fino rotativo pt_BR
dc.subject Temperatura de usinagem e compactação pt_BR
dc.subject Modified asphalt binders pt_BR
dc.subject Complex module of asphalt binders pt_BR
dc.subject Geotechnics pt_BR
dc.subject Asphalt paving pt_BR
dc.subject Copaiba oil - asphalt binder pt_BR
dc.subject Warm mix pt_BR
dc.subject Penetration test pt_BR
dc.subject Softening point test pt_BR
dc.subject Rotational Viscosity Test pt_BR
dc.subject Asphalt binder aging pt_BR
dc.subject Rheology of asphalt binders pt_BR
dc.subject Rotary thin film oven pt_BR
dc.subject Machining temperature and compaction pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GOMES, Thales Vasconcelos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Determination of the complex modulus of the asphalt binder modified by the addition of copaiba oil. pt_BR
dc.identifier.citation GOMES, Thales Vasconcelos. Determinação do módulo complexo do ligante asfáltico modificado por adição de óleo de copaíba. 2018. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23530 pt_BR


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