dc.creator.ID |
GOMES, T. V. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
RODRIGUES, John Kennedy Guedes. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
RODRIGUES, J. K. G. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7834302744515283 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor2 |
MENDONÇA, Ana Maria Gonçalves Duarte. |
|
dc.contributor.advisor2ID |
MENDONÇA, A. M. G. D. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOUSA NETO, Valter Ferreira de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SOUSA NETO, V. F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
CRUZ, Gabryelle Keith Avelino. |
|
dc.contributor.referee2ID |
CRUZ, G. K. A. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A maior parte dos pavimentos executados atualmente são oriundos de misturas
asfálticas usinadas à quente, as quais são produzidas em altas temperaturas e emitem gases
responsáveis pelo efeito estufa. Desse modo, a tentativa de redução dessas temperaturas é
considerada alternativa na produção de revestimentos asfálticos capazes de proporcionar
vantagens econômicas e ambientais. Existem vários tipos de substâncias que adicionadas ao
ligante asfáltico proporcionam esta redução, entre os principais modificadores estão os óleos.
Dessa maneira, esta pesquisa tem como objetivo analisar o comportamento do Cimento
Asfáltico de Petróleo (CAP) 50/70 modificado por adição de óleo de copaíba nos teores de 4 e
5%, quanto a redução das temperaturas de compactação e usinagem e as características físicas
e reológicas do ligante asfáltico. Para tal, foram utilizados os ensaios físicos convencionais de
penetração, ponto de amolecimento, e viscosidade rotacional antes e após o procedimento de
envelhecimento à curto prazo (RTFO) e o ensaio reológico de curva mestra. A adição de óleo
de copaíba teve como resultado a diminuição do ponto de amolecimento e aumento da
penetração em função da diminuição de sua dureza e viscosidade. Por consequência auxiliou
nas diminuições das temperaturas de compactação e usinagem, tornando-se assim benéfico em
questão de trabalhabilidade e sustentabilidade. No entanto, pode ser vista perda de resistência
em relação ao ligante puro, em função da redução do módulo complexo (G*), e aumento em
sua elasticidade verificado pela redução do ângulo de fase (δ). Os resultados demonstraram que
a amostra com 4% de óleo copaíba demonstrou melhor desempenho reológico em relação à
resistência do ligante, tendo em vista a redução das temperaturas de usinagem e compactação. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia Civil |
pt_BR |
dc.title |
Determinação do módulo complexo do ligante asfáltico modificado por adição de óleo de copaíba. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-12-14 |
|
dc.description.abstract |
Most of the floors currently run are derived from hot-machined asphalt mixtures,
which are produced at high temperatures and emit gases responsible for the greenhouse effect.
Thus, the attempt to reduce these temperatures is considered an alternative in the production of
asphalt coatings capable it to provide economic and environmental advantages. There are
several types of substances that are added to the asphalt binder provide This Reduction, among
the main modifiers are the oils. In this way, this research aims to verify the influence of the
addition of Copaiba oil in the contents of 4 and 5% in petroleum asphalt cement (CAP) 50/70,
in the reduction of compaction and machining temperatures and the physical and rheological
characteristics of the asphaltic ligand. For this purpose, conventional physical penetration
assays, softening point, and rotational viscosity were used before and after the procedure of
short-term ageing (RTFO) and the rheological test of the master curve. The addition of Copaiba
oil resulted in decreased softening point and increased penetration as a function of decreased
hardness and viscosity. Therefore, it assisted the decreases in compaction and machining
temperatures, thus becoming beneficial in the matter of workability and sustainability.
However, it can be seen loss of resistance in relation to the pure binder, due to the reduction of
the complex modulus (G *) and increase in its elasticity checked by reducing the phase angle
(δ). The results showed that the sample with 4% Copaiba oil demonstrated better rheological
performance in relation to the ligand resistance, bearing in mind a Reduction of machining and
compaction temperatures. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23530 |
|
dc.date.accessioned |
2022-02-14T18:33:44Z |
|
dc.date.available |
2022-02-14 |
|
dc.date.available |
2022-02-14T18:33:44Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ligantes asfálticos modificados |
pt_BR |
dc.subject |
Módulo complexo de ligantes asfálticos |
pt_BR |
dc.subject |
Geotecnia |
pt_BR |
dc.subject |
Pavimentação asfáltica |
pt_BR |
dc.subject |
Óleo de copaíba - ligante asfáltico |
pt_BR |
dc.subject |
Mistura morna |
pt_BR |
dc.subject |
Ensaio de penetração |
pt_BR |
dc.subject |
Ensaio de ponto de amolecimento |
pt_BR |
dc.subject |
Ensaio de viscosidade rotacional |
pt_BR |
dc.subject |
Envelhecimento do ligante asfáltico |
pt_BR |
dc.subject |
Reologia dos ligantes asfálticos |
pt_BR |
dc.subject |
Estufa de filme fino rotativo |
pt_BR |
dc.subject |
Temperatura de usinagem e compactação |
pt_BR |
dc.subject |
Modified asphalt binders |
pt_BR |
dc.subject |
Complex module of asphalt binders |
pt_BR |
dc.subject |
Geotechnics |
pt_BR |
dc.subject |
Asphalt paving |
pt_BR |
dc.subject |
Copaiba oil - asphalt binder |
pt_BR |
dc.subject |
Warm mix |
pt_BR |
dc.subject |
Penetration test |
pt_BR |
dc.subject |
Softening point test |
pt_BR |
dc.subject |
Rotational Viscosity Test |
pt_BR |
dc.subject |
Asphalt binder aging |
pt_BR |
dc.subject |
Rheology of asphalt binders |
pt_BR |
dc.subject |
Rotary thin film oven |
pt_BR |
dc.subject |
Machining temperature and compaction |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
GOMES, Thales Vasconcelos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Determination of the complex modulus of the asphalt binder modified by the addition of copaiba oil. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
GOMES, Thales Vasconcelos. Determinação do módulo complexo do ligante asfáltico modificado por adição de óleo de copaíba. 2018. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23530 |
pt_BR |