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Interferência da adição de óleo de canola na temperatura de compactação e usinagem de misturas asfálticas.

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dc.creator.ID SABINO, A. D. pt_BR
dc.contributor.advisor1 LUCENA, Adriano Elísio de Figueiredo Lopes.
dc.contributor.advisor1ID LUCENA, A. E. F. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4428634327768673 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 GUERRA, Thamires Dantas.
dc.contributor.advisor-co1ID GUERRA, T. D. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/4924737835071651 pt_BR
dc.contributor.referee1 LUCENA, Lêda Christiane de Figueiredo Lopes.
dc.contributor.referee1ID LUCENA, L. C. F. L. pt_BR
dc.contributor.referee2 CARVALHO, Flávia do Socorro de Sousa.
dc.contributor.referee2ID CARVALHO, F. S. S. pt_BR
dc.description.resumo Visto que o transporte de cargas nacional é de grande dependência da malha rodoviária e que sua grande maioria está em condições ruins, existe uma necessidade de tecnologias que melhorem a qualidade e o custo das misturas asfálticas visando sua aplicação e manutenção, aliado a isso redução de poluentes e gasto energético durante o processo de compactação e usinagem. Dentro desse cenário, as misturas asfálticas mornas (MAMs) que se caracterizam por possuírem temperatura de fabricação entre 105 e 135°C e vem ganhando destaque no estudo de misturas asfálticas sendo motivo de estudo. Este trabalho de pesquisa é centrado na adição do teor de 1% do óleo de canola ao CAP puro e seus efeitos em temperaturas de compactação e usinagens mais baixas que a encontrada pelo ensaio de viscosidade rotacional (redução de 10°C e 20°C). Aplicando-se a metodologia de caracterização dos agregados, CAP e mistura de CAP puro com 1% do óleo de canola. A partir dos resultados foi possível concluir que o óleo de canola se torna promissor como aditivo para misturas asfálticas mornas para a redução da temperatura de compactação e usinagem, mantendo suas propriedades dentro dos limites estabelecidos pelos órgãos competentes. Pode-se afirmar assim que, a adição do óleo implica diretamente na redução de gastos energéticos em sua produção e dos efeitos poluentes ao meio ambiente. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia Civil pt_BR
dc.title Interferência da adição de óleo de canola na temperatura de compactação e usinagem de misturas asfálticas. pt_BR
dc.date.issued 2020-03-02
dc.description.abstract Since national cargo transportation is highly dependent on the road network and the vast majority are in poor condition, there is a need for technologies that improve the quality and cost of asphalt mixtures for their application and maintenance, coupled with this reduction of pollutants and energy expenditure during the compaction and machining process. Within this study, the warm asphalt mixtures (MAMs) that are characterized by having a manufacturing temperature between 105 and 135 ° C and have been gaining prominence in the scenario of asphalt mixtures being the subject of study. This research work focuses on adding the content of 1% of canola oil to pure CAP and its effects on compaction temperatures and machining lower than that found by the rotational viscosity test (reduction of 10 ° C and 20 ° C) . Applying the methodology of characterization of aggregates, CAP and mixture of pure CAP with 1% of canola oil. From the results, it was possible to conclude that canola oil becomes promising as an additive for warm asphalt mixtures to reduce the temperature of compaction and machining, keeping its properties within the limits established by the competent bodies. It can be said that adding oil directly reduces energy costs in its production and the pollutant effects on the environment. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23542
dc.date.accessioned 2022-02-15T11:07:46Z
dc.date.available 2022-02-15
dc.date.available 2022-02-15T11:07:46Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Misturas asfálticas pt_BR
dc.subject Óleo de canola - misturas asfálticas pt_BR
dc.subject Geotecnia pt_BR
dc.subject Temperatura de compactação - misturas asfálticas pt_BR
dc.subject Usinagem de misturas asfálticas pt_BR
dc.subject Cimento asfáltico de petróleo pt_BR
dc.subject Ligantes asfálticos pt_BR
dc.subject Agregados pt_BR
dc.subject Ensaio de penetração pt_BR
dc.subject Ensaio de ponto de amolecimento pt_BR
dc.subject Ensaio de viscosidade rotacional pt_BR
dc.subject Estabilidade Marshall e fluência pt_BR
dc.subject Dano por umidade induzida pt_BR
dc.subject Ensaio de RTFOT pt_BR
dc.subject Asphalt mixtures pt_BR
dc.subject Canola oil - asphalt mixes pt_BR
dc.subject Geotechnics pt_BR
dc.subject Compaction temperature - asphalt mixtures pt_BR
dc.subject Machining of asphalt mixtures pt_BR
dc.subject Petroleum asphalt cement pt_BR
dc.subject Asphalt binders pt_BR
dc.subject Aggregates pt_BR
dc.subject Penetration test pt_BR
dc.subject Softening point test pt_BR
dc.subject Rotational Viscosity Test pt_BR
dc.subject Marshall stability and fluency pt_BR
dc.subject Induced moisture damage pt_BR
dc.subject RTFOT test pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SABINO, Anderson Diniz.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Interference of the addition of canola oil on the compaction temperature and machining of asphalt mixtures. pt_BR
dc.identifier.citation SABINO, Anderson Diniz. Interferência da adição de óleo de canola na temperatura de compactação e usinagem de misturas asfálticas. 2020. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23542 pt_BR


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