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Avaliação das propriedades físicas do ligante asfáltico modificado por adição de lignina.

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dc.creator.ID SOUZA, C. R. R. R. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2212774707937279 pt_BR
dc.contributor.advisor1 RODRIGUES, John Kennedy Guedes.
dc.contributor.advisor1ID RODRIGUES, J. K. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7834302744515283 pt_BR
dc.contributor.advisor2 MENDONÇA, Ana Maria Gonçalves Duarte.
dc.contributor.advisor2ID MENDONÇA, A. M. G. D. pt_BR
dc.description.resumo O grande crescimento econômico do país nas últimas décadas impulsionou muitos avanços em diversos setores, sejam eles tecnológicos, sociais, políticos e ambientais. Com isso, a movimentação de pessoas e produtos tornou-se muito mais intensa, e para acompanhar esse crescimento foi necessário desenvolver também os meios de transporte responsáveis por esse serviço. Dentre eles, a malha rodoviária é o mais importante meio de circulação de pessoas e objetos, e por esse fator, o número de problemas e patologias que surgem nesse tipo de sistema é considerável e recorrente. A fim de minimizar essa frequente problemática na pavimentação de estradas, várias instituições universitárias e empresas estão dando foco a agentes modificadores de ligantes asfálticos, para melhorar suas propriedades e consequentemente sua vida útil, isto significa dizer em uma redução de gastos públicos com reparos e reformas nessas estruturas. Desse modo, esta pesquisa teve como objetivo analisar o comportamento físico do ligante asfáltico CAP 50/70 modificado por adição de lignina, antes e após o envelhecimento a curto prazo - RTFO. Foram realizados ensaios de penetração, ponto de amolecimento e viscosidade rotacional. Verificou-se que a incorporação de lignina ao ligante asfáltico nos teores em estudo proporcionou benefícios como diminuição da deformação permanente, aumento da vida de fadiga, e maior resistência ao envelhecimento precoce. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia Civil pt_BR
dc.title Avaliação das propriedades físicas do ligante asfáltico modificado por adição de lignina. pt_BR
dc.date.issued 2019-12-05
dc.description.abstract The great economic growth of the country in the last decades has impelled many advances in diverse sectors, be they technological, social, political and environmental. With this, the movement of people and products became much more intense and to accompany this growth was necessary to develop also the means of transportation responsible for this service. Among them, the road network is the most important means of movement of people and objects, and by this factor, the number of problems and pathologies that arise in this type of system is considerable and recurrent. In order to minimize this frequent problem in road paving, several university institutions and companies are focusing on asphalt binder modifying agents to improve their properties and consequently their useful life, this means in a reduction of public expenses with repairs and renovations structures. In this mode, this research aimed to analyze the physical behavior of the modified line addition CAP 50/70 asphalt binder before and after a short duration period - RTFO. Penetration, softening point and rotational viscosity tests were performed. The incorporation of line into the asphalt binder in the studies under study has been found to offer benefits such as reduced permanent formation, increased fatigue life and greater resistance to premature aging. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23552
dc.date.accessioned 2022-02-15T14:36:48Z
dc.date.available 2022-02-15
dc.date.available 2022-02-15T14:36:48Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ligante asfáltico modificado pt_BR
dc.subject Pavimentação asfáltica pt_BR
dc.subject Lignina pt_BR
dc.subject Misturas asfálticas pt_BR
dc.subject Ensaio de penetração pt_BR
dc.subject Ensaio de ponto de amolecimento pt_BR
dc.subject Ensaio de viscosidade rotacional pt_BR
dc.subject Geotecnia pt_BR
dc.subject Modified asphalt binder pt_BR
dc.subject Asphalt paving pt_BR
dc.subject Lignin pt_BR
dc.subject Asphalt mixtures pt_BR
dc.subject Penetration test pt_BR
dc.subject Softening point test pt_BR
dc.subject Rotational Viscosity Test pt_BR
dc.subject Geotechnics pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUZA, Clara Rayssa Romero Rodrigues.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Evaluation of the physical properties of the asphalt binder modified by the addition of lignin. pt_BR
dc.identifier.citation SOUZA, Cara Rayssa Romero Rodrigues. Avaliação das propriedades físicas do ligante asfáltico modificado por adição de lignina. 2019. 55f Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23552 pt_BR


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