dc.creator.ID |
LUCENA, F. M. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4227665166295276 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVANI, Carina. |
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dc.contributor.advisor1ID |
SILVANI, C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4898628325076026 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
MENDONÇA, Ana Maria Gonçalves Duarte. |
|
dc.contributor.advisor-co1ID |
MENDONÇA, A. M. G. D. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A introdução dos modificadores para os ligantes asfálticos e misturas asfálticas, no intuito de
evitar o surgimento dos defeitos no pavimento, conferem melhorar a qualidade do ligante
asfáltico e por conseguinte, proporcionar ao pavimento uma maior vida de serviço. A
modificação de ligantes asfálticos é uma prática que visa aumentar a resistência às deformações
permanentes, como trincas ocasionadas por fadiga ou por variações térmicas, além de,
consequentemente, melhorar as condições de segurança e conforto das rodovias e reduzir custos
com manutenções. Assim, este trabalho tem o objetivo de estudar a modificação do ligante
asfáltico 50/70 por dois tipos de lignina, provenientes de espécies diferentes, folhosa (Pinus) e
coníferas (Eucalipto), nos teores de 3%, 6% e 9%. Nesta pesquisa foram realizados o
procedimento de envelhecimento RTFO e o ensaio químico FTIR. Os resultados indicaram que
incorporação da lignina ao CAP 50/70 pode reduzir o processo de envelhecimento, através da
redução do processo de oxidação do ligante, tendo sido considerado como teor ótimo de 6% de
lignina de Eucalipto, porém é necessário a realização de outros ensaios químicos que atestem
as indicações verificadas neste trabalho. Dessa maneira, a utilização desse polímero natural
pode ser uma alternativa viável para o aproveitamento do excedente de lignina das indústrias
de papel e celulose, evitando o descarte inadequado no meio ambiente, como também,
economicamente por poder substituir uma porcentagem em peso do ligante utilizado na
pavimentação, gerando uma fonte de renda extra para as indústrias produtoras de papel e
celulose, além de ser utilizada no lugar de polímeros sintéticos com custos elevados. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia Civil |
pt_BR |
dc.title |
Estudo das propriedades químicas do ligante asfáltico CAP 50/70 modificado por adição de lignina proveniente de pinus e eucalipto. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019-07 |
|
dc.description.abstract |
The introduction of modifiers for asphalt binders and asphalt mixtures, in order to avoid the
appearance of pavement defects, improves the quality of the asphalt binder and therefore
provides a longer service life for the pavement. The modification of asphalt binders is a practice
that aims to increase the resistance to permanent deformations, such as cracks caused by fatigue
or thermal variations, as well as, consequently, improve road safety and comfort conditions and
reduce maintenance costs. The objective of this work was to study the modification of the
asphaltic binder 50/70 by two types of lignin, from different species, hardwood (Pinus) and
conifers (Eucalyptus), at levels of 3%, 6% and 9%. In this research the RTFO aging procedure
and the FTIR chemical test were performed. The results indicated that incorporation of lignin
to the CAP 50/70 can reduce the aging process by reducing the binder oxidation process, but it
is necessary to perform other chemical tests that attest to the indications verified in this work.
In this way, the use of this natural polymer can be a viable alternative for the exploitation of the
lignin surplus of the paper and cellulose industries, avoiding the inadequate disposal in the
environment, as well as economically to be able to substitute a percentage by weight of the
binder used in the paving, generating an extra source of income for the pulp and paper producing
industries, as well as being used in place of high-cost synthetic polymers. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23554 |
|
dc.date.accessioned |
2022-02-15T17:56:48Z |
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dc.date.available |
2022-02-15 |
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dc.date.available |
2022-02-15T17:56:48Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ligante asfáltico modificado |
pt_BR |
dc.subject |
Cimento asfáltico de petróleo 50/70 |
pt_BR |
dc.subject |
Lignina de pinus |
pt_BR |
dc.subject |
Lignina de eucalipto |
pt_BR |
dc.subject |
Pavimentação asfáltica |
pt_BR |
dc.subject |
Geotecnia |
pt_BR |
dc.subject |
Oxidação do ligante asfáltico |
pt_BR |
dc.subject |
Ensaio químico FTIR |
pt_BR |
dc.subject |
Modificação do ligante asfáltico |
pt_BR |
dc.subject |
Espectroscopia de infravermelho por transformada de Fourier |
pt_BR |
dc.subject |
Envelhecimento - ligantes asfálticos |
pt_BR |
dc.subject |
Modified asphalt binder |
pt_BR |
dc.subject |
Petroleum asphalt cement 50/70 |
pt_BR |
dc.subject |
Pine lignin |
pt_BR |
dc.subject |
Eucalyptus lignin |
pt_BR |
dc.subject |
Asphalt paving |
pt_BR |
dc.subject |
Geotechnics |
pt_BR |
dc.subject |
Asphalt binder oxidation |
pt_BR |
dc.subject |
FTIR chemical assay |
pt_BR |
dc.subject |
Asphalt binder modification |
pt_BR |
dc.subject |
Fourier transform infrared spectroscopy |
pt_BR |
dc.subject |
Aging - asphalt binders |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LUCENA, Fllávio Marcell dos Santos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Study of the chemical properties of the asphalt binder CAP 50/70 modified by the addition of lignin from pine and eucalyptus. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LUCENA, Fllávio Marcell dos Santos. Estudo das propriedades químicas do ligante asfáltico CAP 50/70 modificado por adição de lignina proveniente de pinus e eucalipto. 2019. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23554 |
pt_BR |