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Estudo das propriedades químicas do ligante asfáltico CAP 50/70 modificado por adição de lignina proveniente de pinus e eucalipto.

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dc.creator.ID LUCENA, F. M. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4227665166295276 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVANI, Carina.
dc.contributor.advisor1ID SILVANI, C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4898628325076026 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 MENDONÇA, Ana Maria Gonçalves Duarte.
dc.contributor.advisor-co1ID MENDONÇA, A. M. G. D. pt_BR
dc.description.resumo A introdução dos modificadores para os ligantes asfálticos e misturas asfálticas, no intuito de evitar o surgimento dos defeitos no pavimento, conferem melhorar a qualidade do ligante asfáltico e por conseguinte, proporcionar ao pavimento uma maior vida de serviço. A modificação de ligantes asfálticos é uma prática que visa aumentar a resistência às deformações permanentes, como trincas ocasionadas por fadiga ou por variações térmicas, além de, consequentemente, melhorar as condições de segurança e conforto das rodovias e reduzir custos com manutenções. Assim, este trabalho tem o objetivo de estudar a modificação do ligante asfáltico 50/70 por dois tipos de lignina, provenientes de espécies diferentes, folhosa (Pinus) e coníferas (Eucalipto), nos teores de 3%, 6% e 9%. Nesta pesquisa foram realizados o procedimento de envelhecimento RTFO e o ensaio químico FTIR. Os resultados indicaram que incorporação da lignina ao CAP 50/70 pode reduzir o processo de envelhecimento, através da redução do processo de oxidação do ligante, tendo sido considerado como teor ótimo de 6% de lignina de Eucalipto, porém é necessário a realização de outros ensaios químicos que atestem as indicações verificadas neste trabalho. Dessa maneira, a utilização desse polímero natural pode ser uma alternativa viável para o aproveitamento do excedente de lignina das indústrias de papel e celulose, evitando o descarte inadequado no meio ambiente, como também, economicamente por poder substituir uma porcentagem em peso do ligante utilizado na pavimentação, gerando uma fonte de renda extra para as indústrias produtoras de papel e celulose, além de ser utilizada no lugar de polímeros sintéticos com custos elevados. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia Civil pt_BR
dc.title Estudo das propriedades químicas do ligante asfáltico CAP 50/70 modificado por adição de lignina proveniente de pinus e eucalipto. pt_BR
dc.date.issued 2019-07
dc.description.abstract The introduction of modifiers for asphalt binders and asphalt mixtures, in order to avoid the appearance of pavement defects, improves the quality of the asphalt binder and therefore provides a longer service life for the pavement. The modification of asphalt binders is a practice that aims to increase the resistance to permanent deformations, such as cracks caused by fatigue or thermal variations, as well as, consequently, improve road safety and comfort conditions and reduce maintenance costs. The objective of this work was to study the modification of the asphaltic binder 50/70 by two types of lignin, from different species, hardwood (Pinus) and conifers (Eucalyptus), at levels of 3%, 6% and 9%. In this research the RTFO aging procedure and the FTIR chemical test were performed. The results indicated that incorporation of lignin to the CAP 50/70 can reduce the aging process by reducing the binder oxidation process, but it is necessary to perform other chemical tests that attest to the indications verified in this work. In this way, the use of this natural polymer can be a viable alternative for the exploitation of the lignin surplus of the paper and cellulose industries, avoiding the inadequate disposal in the environment, as well as economically to be able to substitute a percentage by weight of the binder used in the paving, generating an extra source of income for the pulp and paper producing industries, as well as being used in place of high-cost synthetic polymers. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23554
dc.date.accessioned 2022-02-15T17:56:48Z
dc.date.available 2022-02-15
dc.date.available 2022-02-15T17:56:48Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ligante asfáltico modificado pt_BR
dc.subject Cimento asfáltico de petróleo 50/70 pt_BR
dc.subject Lignina de pinus pt_BR
dc.subject Lignina de eucalipto pt_BR
dc.subject Pavimentação asfáltica pt_BR
dc.subject Geotecnia pt_BR
dc.subject Oxidação do ligante asfáltico pt_BR
dc.subject Ensaio químico FTIR pt_BR
dc.subject Modificação do ligante asfáltico pt_BR
dc.subject Espectroscopia de infravermelho por transformada de Fourier pt_BR
dc.subject Envelhecimento - ligantes asfálticos pt_BR
dc.subject Modified asphalt binder pt_BR
dc.subject Petroleum asphalt cement 50/70 pt_BR
dc.subject Pine lignin pt_BR
dc.subject Eucalyptus lignin pt_BR
dc.subject Asphalt paving pt_BR
dc.subject Geotechnics pt_BR
dc.subject Asphalt binder oxidation pt_BR
dc.subject FTIR chemical assay pt_BR
dc.subject Asphalt binder modification pt_BR
dc.subject Fourier transform infrared spectroscopy pt_BR
dc.subject Aging - asphalt binders pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LUCENA, Fllávio Marcell dos Santos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Study of the chemical properties of the asphalt binder CAP 50/70 modified by the addition of lignin from pine and eucalyptus. pt_BR
dc.identifier.citation LUCENA, Fllávio Marcell dos Santos. Estudo das propriedades químicas do ligante asfáltico CAP 50/70 modificado por adição de lignina proveniente de pinus e eucalipto. 2019. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23554 pt_BR


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