DSpace/Manakin Repository

Estudo do comportamento reológico de ligante modificado por lignina proveniente de pinus.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MOURA, E. Q. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVANI, Carina.
dc.contributor.advisor1ID SILVANI, C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4898628325076026 pt_BR
dc.contributor.advisor2 DUARTE, Ana Maria Gonçalves Duarte.
dc.contributor.advisor2ID DUARTE, A. M. G. pt_BR
dc.contributor.advisor2Lattes http://lattes.cnpq.br/7613871386733779 pt_BR
dc.contributor.referee1 AZERÊDO, Aline Figueiredo Nóbrega de.
dc.contributor.referee2 PEREIRA, Conrado César Vitorino.
dc.contributor.referee3 COSTA NETO, Francisco de Assis da.
dc.description.resumo A modificação de ligantes asfálticos é uma prática que visa aumentar a resistência às deformações permanentes, trincas ocasionadas por fadiga ou por variações térmicas, além de, consequentemente, melhorar as condições de segurança e conforto das rodovias e reduzir custos com manutenções. Além disso, a utilização de materiais lignocelulósicos como agentes modificadores de ligantes asfálticos desperta a atenção de pesquisadores e governantes, preocupados com a disponibilidade limitada e o impacto ambiental causado pelo uso excessivo de combustíveis fósseis. Dessa forma, este projeto tem como objetivo analisar o comportamento reológico de ligantes asfálticos modificados por adição de lignina proveniente da madeira de Pinus, um subproduto da indústria de celulose e papel. Realizou-se ensaios de caracterização reológica, tais como: MSCR, LAS e PG para o ligante asfáltico modificado por adições de 3%, 6% e 9% de lignina extraída de pinus. Em comparação com o ligante puro os ligantes modificados obtiveram um maior comportamento elástico com maiores valores de percentual de recuperação, elevação da temperatura máxima de uso do CAP e maior resistência à deformação permanente com um aumento no parâmetro G*/sen δ e compliância não recuperável. Comprovando que a utilização da lignina confere benefícios reológicos e ambientais ao ser associada ao ligante convencional. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia Civil pt_BR
dc.title Estudo do comportamento reológico de ligante modificado por lignina proveniente de pinus. pt_BR
dc.date.issued 2019-06-28
dc.description.abstract The modification of asphalt binders is a practice that aims to increase the resistance to permanent deformation, cracks caused by fatigue or thermal variations, improve the conditions of safety and comfort of the highways and reduce costs with maintenance. In addition, the use of lignocellulosic materials as asphalt binder modifying agents attracts the attention of researchers concerned about the limited availability and environmental impact caused by excessive use of fossil fuels. Therefore, this project aims to analyze the rheological behavior of modified asphalt binders by adding lignin from Pinus wood, a by-product of the pulp and paper industry. Rheological characterization tests such as MSCR, LAS and PG for the asphalt binder modified by additions of 3%, 6% and 9% of lignin extracted from pine were carried out. Compared to the pure binder the modified binders obtained a higher elastic behavior, increase of the maximum temperature of use of the conventional binder and greater resistance to permanent deformation with an increase in the parameter G*/sinδ and non-recoverable compliance. Proof that the use of lignin confers rheological and environmental benefits when associated with the conventional binder. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23560
dc.date.accessioned 2022-02-15T18:32:52Z
dc.date.available 2022-02-15
dc.date.available 2022-02-15T18:32:52Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ligante modificado pt_BR
dc.subject Geotecnia pt_BR
dc.subject Lignina pt_BR
dc.subject Pinus pt_BR
dc.subject Reologia pt_BR
dc.subject Ensaios reológicos pt_BR
dc.subject Linear Amplitude Sweep - LAS pt_BR
dc.subject Multiple Stress Creep Recovery - MSCR pt_BR
dc.subject MSCR - Multiple Stress Creep Recovery pt_BR
dc.subject Cimento asfáltico de petróleo 50/70 pt_BR
dc.subject CAP 50/70 pt_BR
dc.subject Modified binder pt_BR
dc.subject Geotechnics pt_BR
dc.subject Lignin pt_BR
dc.subject Pine pt_BR
dc.subject Rheology pt_BR
dc.subject Rheological tests pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MOURA, Ewerton Quirino Ramalho de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Study of the rheological behavior of lignin-modified ligand from pine. pt_BR
dc.identifier.citation MOURA, Ewerton Quirino Ramalho de. Estudo do comportamento reológico de ligante modificado por lignina proveniente de pinus. 2019. 60F. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23560 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta