dc.creator.ID |
MOURA, E. Q. R. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVANI, Carina. |
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dc.contributor.advisor1ID |
SILVANI, C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4898628325076026 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor2 |
DUARTE, Ana Maria Gonçalves Duarte. |
|
dc.contributor.advisor2ID |
DUARTE, A. M. G. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7613871386733779 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
AZERÊDO, Aline Figueiredo Nóbrega de. |
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dc.contributor.referee2 |
PEREIRA, Conrado César Vitorino. |
|
dc.contributor.referee3 |
COSTA NETO, Francisco de Assis da. |
|
dc.description.resumo |
A modificação de ligantes asfálticos é uma prática que visa aumentar a resistência às
deformações permanentes, trincas ocasionadas por fadiga ou por variações térmicas, além de,
consequentemente, melhorar as condições de segurança e conforto das rodovias e reduzir custos
com manutenções. Além disso, a utilização de materiais lignocelulósicos como agentes
modificadores de ligantes asfálticos desperta a atenção de pesquisadores e governantes,
preocupados com a disponibilidade limitada e o impacto ambiental causado pelo uso excessivo
de combustíveis fósseis. Dessa forma, este projeto tem como objetivo analisar o comportamento
reológico de ligantes asfálticos modificados por adição de lignina proveniente da madeira de
Pinus, um subproduto da indústria de celulose e papel. Realizou-se ensaios de caracterização
reológica, tais como: MSCR, LAS e PG para o ligante asfáltico modificado por adições de 3%,
6% e 9% de lignina extraída de pinus. Em comparação com o ligante puro os ligantes
modificados obtiveram um maior comportamento elástico com maiores valores de percentual
de recuperação, elevação da temperatura máxima de uso do CAP e maior resistência à
deformação permanente com um aumento no parâmetro G*/sen δ e compliância não recuperável.
Comprovando que a utilização da lignina confere benefícios reológicos e ambientais ao ser
associada ao ligante convencional. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia Civil |
pt_BR |
dc.title |
Estudo do comportamento reológico de ligante modificado por lignina proveniente de pinus. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019-06-28 |
|
dc.description.abstract |
The modification of asphalt binders is a practice that aims to increase the resistance to
permanent deformation, cracks caused by fatigue or thermal variations, improve the conditions
of safety and comfort of the highways and reduce costs with maintenance. In addition, the use
of lignocellulosic materials as asphalt binder modifying agents attracts the attention of
researchers concerned about the limited availability and environmental impact caused by
excessive use of fossil fuels. Therefore, this project aims to analyze the rheological behavior of
modified asphalt binders by adding lignin from Pinus wood, a by-product of the pulp and paper
industry. Rheological characterization tests such as MSCR, LAS and PG for the asphalt binder
modified by additions of 3%, 6% and 9% of lignin extracted from pine were carried out.
Compared to the pure binder the modified binders obtained a higher elastic behavior, increase
of the maximum temperature of use of the conventional binder and greater resistance to
permanent deformation with an increase in the parameter G*/sinδ and non-recoverable
compliance. Proof that the use of lignin confers rheological and environmental benefits when
associated with the conventional binder. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23560 |
|
dc.date.accessioned |
2022-02-15T18:32:52Z |
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dc.date.available |
2022-02-15 |
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dc.date.available |
2022-02-15T18:32:52Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ligante modificado |
pt_BR |
dc.subject |
Geotecnia |
pt_BR |
dc.subject |
Lignina |
pt_BR |
dc.subject |
Pinus |
pt_BR |
dc.subject |
Reologia |
pt_BR |
dc.subject |
Ensaios reológicos |
pt_BR |
dc.subject |
Linear Amplitude Sweep - LAS |
pt_BR |
dc.subject |
Multiple Stress Creep Recovery - MSCR |
pt_BR |
dc.subject |
MSCR - Multiple Stress Creep Recovery |
pt_BR |
dc.subject |
Cimento asfáltico de petróleo 50/70 |
pt_BR |
dc.subject |
CAP 50/70 |
pt_BR |
dc.subject |
Modified binder |
pt_BR |
dc.subject |
Geotechnics |
pt_BR |
dc.subject |
Lignin |
pt_BR |
dc.subject |
Pine |
pt_BR |
dc.subject |
Rheology |
pt_BR |
dc.subject |
Rheological tests |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MOURA, Ewerton Quirino Ramalho de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Study of the rheological behavior of lignin-modified ligand from pine. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MOURA, Ewerton Quirino Ramalho de. Estudo do comportamento reológico de ligante modificado por lignina proveniente de pinus. 2019. 60F. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23560 |
pt_BR |