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Avaliação das propriedades mecânicas de misturas asfálticas produzidas com CAP modificado por lignina proveniente do eucalipto.

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dc.creator.ID FERREIRA JÚNIOR, K. R. R. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3041422427950900 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MENDONÇA, Ana Maria Gonçalves Duarte.
dc.contributor.advisor1ID MENDONÇA, A. M. G. D. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 SILVANI, Carina.
dc.contributor.advisor-co1ID SILVANI, C. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/4898628325076026 pt_BR
dc.contributor.referee1 AZEREDO, Aline Figueirêdo Nóbrega de.
dc.contributor.referee1ID AZEREDO, A. F. N. pt_BR
dc.contributor.referee2 ZIEGLER, Christian Rafael.
dc.contributor.referee2ID ZIEGLER, C. R. pt_BR
dc.contributor.referee3 VITORINO, Conrado César.
dc.contributor.referee3ID VITORINO, C. C. pt_BR
dc.description.resumo A pavimentação asfáltica brasileira, assim como de outros países, necessita constantemente de avaliação e renovação devido à deterioração dos pavimentos, notadamente dos pavimentos asfálticos. As patologias existentes são originárias do mau uso da via devido a grandes solicitações para as quais o pavimento não foi projetado, de deficiências na execução do processo construtivo, do emprego de materiais com propriedades insuficientes para atender à necessidade, e ainda das condições climáticas atuantes, entre outras causas. A modificação de ligantes asfálticos é uma prática que visa aumentar a resistência às deformações permanentes, reduzir as trincas ocasionadas por fadiga ou por variações térmicas, além de, consequentemente, melhorar as condições de segurança e conforto das rodovias e reduzir custos com manutenções. Assim, este estudo tem como objetivo avaliar as propriedades mecânicas de misturas asfálticas produzidas com CAP modificado por lignina proveniente do eucalipto nos teores de 3 e 6%. A resistência a tração apresentou valor mais alto no teor 3% de eucalipto no ligante e conclui-se que este material possui a rigidez mais adequada a este parâmetro. Houve aumento do Módulo de Resiliência com o incremento do teor de eucalipto no ligante asfáltico; Quanto a Resistência Retida à Tração, houve diminuição em relação ao ligante puro mostra que nesta condição parcialmente saturada as amostras com adição de teores de eucalipto apresentam menor adesão agregado-ligante mais evidente na amostra de teor 3%; O ensaio de Módulo Dinâmico confirmou que adição de teores de eucalipto na mistura confere um aumento na rigidez. A partir da realização de ensaios de módulo de resiliência, Lottman modificado, tração indireta e módulo dinâmico. Observou-se que adição da lignina ao ligante proporcionou melhorias de suas propriedades. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia Civil pt_BR
dc.title Avaliação das propriedades mecânicas de misturas asfálticas produzidas com CAP modificado por lignina proveniente do eucalipto. pt_BR
dc.date.issued 2019-06
dc.description.abstract Brazilian asphalt paving, as well as other countries, is constantly in need of evaluation and renovation due to the deterioration of pavements, notably asphalt pavements. The existing pathologies originate from the bad use of the road due to large requests for which the pavement was not designed, deficiencies in the constructive process execution, the use of materials with insufficient properties to meet the need, and also of the current climatic conditions, among other causes. The modification of asphalt binders is a practice that aims to increase permanent deformation resistance, reduce cracks caused by fatigue or thermal variations, as well as, consequently, improve the conditions of safety and comfort of the highways and reduce costs with maintenance. Thus, this study aims to evaluate the mechanical properties of asphalt mixtures produced with lignin-modified CAP from eucalyptus at levels of 3 and 6%. The tensile strength presented a higher value in the 3% eucalypt content in the binder and it was concluded that this material has the most adequate stiffness to this parameter. There was increase of the Resilience Module with the increase of the eucalyptus content in the asphalt binder. As for tensile strength, there was a decrease in relation to the pure binder, which shows that in this partially saturated condition the samples with addition of eucalyptus contents present a lower aggregate-binder adhesion more evident in the 3% sample; The Dynamic Modulus assay confirmed that addition of eucalyptus contents in the blend gives an increase in stiffness. From the realization of resilience modulus tests, modified Lottman, indirect traction and dynamic modulus. It was observed that addition of the lignin to the binder provided improvements in its properties. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23576
dc.date.accessioned 2022-02-16T10:39:26Z
dc.date.available 2022-02-16
dc.date.available 2022-02-16T10:39:26Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Misturas asfálticas pt_BR
dc.subject Pavimentação asfáltica pt_BR
dc.subject Ligantes asfálticos pt_BR
dc.subject Geotecnia pt_BR
dc.subject Cimento asfáltico de petróleo pt_BR
dc.subject Lignina do eucalipto pt_BR
dc.subject Eucalipto - lignina - mistura asfáltica pt_BR
dc.subject Geotécnica pt_BR
dc.subject Viscosidade rotacional pt_BR
dc.subject Granulometria por peneiramento pt_BR
dc.subject Propriedades mecânicas - misturas asfálticas pt_BR
dc.subject Asphalt mixtures pt_BR
dc.subject Asphalt paving pt_BR
dc.subject Asphalt binders pt_BR
dc.subject Geotechnics pt_BR
dc.subject Petroleum asphalt cement pt_BR
dc.subject Eucalyptus lignin pt_BR
dc.subject Eucalyptus - lignin - asphalt mix pt_BR
dc.subject Geotechnics pt_BR
dc.subject Rotational viscosity pt_BR
dc.subject Sieving granulometry pt_BR
dc.subject Mechanical properties - asphalt mixtures pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FERREIRA JÚNIOR, Kênyo Roberto Ramos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Evaluation of the mechanical properties of asphalt mixtures produced with CAP modified by lignin from eucalyptus. pt_BR
dc.identifier.citation FERREIRA JÚNIOR, Kênyo Roberto Ramos. Avaliação das propriedades mecânicas de misturas asfálticas produzidas com CAP modificado por lignina proveniente do eucalipto. 2019. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23576 pt_BR


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