dc.creator.ID |
FERREIRA JÚNIOR, K. R. R. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3041422427950900 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MENDONÇA, Ana Maria Gonçalves Duarte. |
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dc.contributor.advisor1ID |
MENDONÇA, A. M. G. D. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
SILVANI, Carina. |
|
dc.contributor.advisor-co1ID |
SILVANI, C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4898628325076026 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
AZEREDO, Aline Figueirêdo Nóbrega de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
AZEREDO, A. F. N. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
ZIEGLER, Christian Rafael. |
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dc.contributor.referee2ID |
ZIEGLER, C. R. |
pt_BR |
dc.contributor.referee3 |
VITORINO, Conrado César. |
|
dc.contributor.referee3ID |
VITORINO, C. C. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A pavimentação asfáltica brasileira, assim como de outros países, necessita
constantemente de avaliação e renovação devido à deterioração dos
pavimentos, notadamente dos pavimentos asfálticos. As patologias existentes
são originárias do mau uso da via devido a grandes solicitações para as quais o
pavimento não foi projetado, de deficiências na execução do processo
construtivo, do emprego de materiais com propriedades insuficientes para
atender à necessidade, e ainda das condições climáticas atuantes, entre outras
causas. A modificação de ligantes asfálticos é uma prática que visa aumentar a
resistência às deformações permanentes, reduzir as trincas ocasionadas por
fadiga ou por variações térmicas, além de, consequentemente, melhorar as
condições de segurança e conforto das rodovias e reduzir custos com
manutenções. Assim, este estudo tem como objetivo avaliar as propriedades
mecânicas de misturas asfálticas produzidas com CAP modificado por lignina
proveniente do eucalipto nos teores de 3 e 6%. A resistência a tração apresentou
valor mais alto no teor 3% de eucalipto no ligante e conclui-se que este material
possui a rigidez mais adequada a este parâmetro. Houve aumento do Módulo de
Resiliência com o incremento do teor de eucalipto no ligante asfáltico; Quanto a
Resistência Retida à Tração, houve diminuição em relação ao ligante puro
mostra que nesta condição parcialmente saturada as amostras com adição de
teores de eucalipto apresentam menor adesão agregado-ligante mais evidente
na amostra de teor 3%; O ensaio de Módulo Dinâmico confirmou que adição de
teores de eucalipto na mistura confere um aumento na rigidez. A partir da
realização de ensaios de módulo de resiliência, Lottman modificado, tração
indireta e módulo dinâmico. Observou-se que adição da lignina ao ligante
proporcionou melhorias de suas propriedades. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia Civil |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação das propriedades mecânicas de misturas asfálticas produzidas com CAP modificado por lignina proveniente do eucalipto. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019-06 |
|
dc.description.abstract |
Brazilian asphalt paving, as well as other countries, is constantly in need of
evaluation and renovation due to the deterioration of pavements, notably asphalt
pavements. The existing pathologies originate from the bad use of the road due
to large requests for which the pavement was not designed, deficiencies in the
constructive process execution, the use of materials with insufficient properties
to meet the need, and also of the current climatic conditions, among other causes.
The modification of asphalt binders is a practice that aims to increase permanent
deformation resistance, reduce cracks caused by fatigue or thermal variations,
as well as, consequently, improve the conditions of safety and comfort of the
highways and reduce costs with maintenance. Thus, this study aims to evaluate
the mechanical properties of asphalt mixtures produced with lignin-modified CAP
from eucalyptus at levels of 3 and 6%. The tensile strength presented a higher
value in the 3% eucalypt content in the binder and it was concluded that this
material has the most adequate stiffness to this parameter. There was increase
of the Resilience Module with the increase of the eucalyptus content in the
asphalt binder. As for tensile strength, there was a decrease in relation to the
pure binder, which shows that in this partially saturated condition the samples
with addition of eucalyptus contents present a lower aggregate-binder adhesion
more evident in the 3% sample; The Dynamic Modulus assay confirmed that
addition of eucalyptus contents in the blend gives an increase in stiffness. From
the realization of resilience modulus tests, modified Lottman, indirect traction and
dynamic modulus. It was observed that addition of the lignin to the binder
provided improvements in its properties. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23576 |
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dc.date.accessioned |
2022-02-16T10:39:26Z |
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dc.date.available |
2022-02-16 |
|
dc.date.available |
2022-02-16T10:39:26Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Misturas asfálticas |
pt_BR |
dc.subject |
Pavimentação asfáltica |
pt_BR |
dc.subject |
Ligantes asfálticos |
pt_BR |
dc.subject |
Geotecnia |
pt_BR |
dc.subject |
Cimento asfáltico de petróleo |
pt_BR |
dc.subject |
Lignina do eucalipto |
pt_BR |
dc.subject |
Eucalipto - lignina - mistura asfáltica |
pt_BR |
dc.subject |
Geotécnica |
pt_BR |
dc.subject |
Viscosidade rotacional |
pt_BR |
dc.subject |
Granulometria por peneiramento |
pt_BR |
dc.subject |
Propriedades mecânicas - misturas asfálticas |
pt_BR |
dc.subject |
Asphalt mixtures |
pt_BR |
dc.subject |
Asphalt paving |
pt_BR |
dc.subject |
Asphalt binders |
pt_BR |
dc.subject |
Geotechnics |
pt_BR |
dc.subject |
Petroleum asphalt cement |
pt_BR |
dc.subject |
Eucalyptus lignin |
pt_BR |
dc.subject |
Eucalyptus - lignin - asphalt mix |
pt_BR |
dc.subject |
Geotechnics |
pt_BR |
dc.subject |
Rotational viscosity |
pt_BR |
dc.subject |
Sieving granulometry |
pt_BR |
dc.subject |
Mechanical properties - asphalt mixtures |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FERREIRA JÚNIOR, Kênyo Roberto Ramos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Evaluation of the mechanical properties of asphalt mixtures produced with CAP modified by lignin from eucalyptus. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FERREIRA JÚNIOR, Kênyo Roberto Ramos. Avaliação das propriedades mecânicas de misturas asfálticas produzidas com CAP modificado por lignina proveniente do eucalipto. 2019. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23576 |
pt_BR |