dc.creator.ID |
BEZERRA, L. E. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0140959716200037 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LUCENA, Adriano Elísio de Figueirêdo Lopes. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LUCENA, A. E. F. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4428634327768673 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor2 |
SOUSA, Talita Miranda de. |
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dc.contributor.advisor2ID |
SOUSA, T. M. |
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dc.contributor.advisor2Lattes |
SOUSA, T. M. |
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dc.contributor.referee1 |
LUCENA, Lêda Christiane de Figueiredo Lopes. |
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dc.contributor.referee2 |
CARVALHO, Jeovanesa Regis de. |
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dc.description.resumo |
As misturas asfálticas usinadas à quente, comumente utilizadas nas rodovias brasileiras, embora
tenham potencial de resistência aos esforços solicitantes, tem acarretado em fatores negativos
em alguns aspectos. Devido as elevadas temperaturas de produção das misturas usinadas à
quente, estas necessitam de um elevado consumo energético, resultando em prejuízos
ambientais e financeiros e os fumos de asfalto liberados, colocam em risco a saúde dos
trabalhadores a eles expostos. Por esse motivo, desenvolveram-se estudos visando amenizar
essa problemática, dentre as análises realizadas observou-se que a redução nas temperaturas de
usinagem e compactação é uma alternativa viável na produção dos revestimentos asfálticos,
reduzindo os problemas desencadeados pelas misturas usinadas à quente, tal redução pode ser
alcançada com o uso de misturas asfálticas mornas (MAMs), desenvolvidas pelo uso de
aditivos. Nesse contexto, o objetivo dessa pesquisa foi avaliar o efeito da variação da
temperatura de compactação de misturas asfálticas modificadas com 1% de cera de abelha,
analisando as propriedades físicas do ligante e mecânicas da mistura. A escolha da cera de
abelha como aditivo modificador deu-se devido ao seu potencial na produção de misturas
asfálticas mornas, visto que, por possuir um ponto de fusão entre 63°C e 64°C, tende a reduzir
a viscosidade do ligante quando aquecido, reduzindo assim as temperaturas de usinagem e
compactação. O método de dosagem utilizado foi o SUPERPAVE e o processo foi realizado
para duas temperaturas, sendo uma a temperatura encontrada por meio do ensaio de Viscosidade
Rotacional e a outra com 10°C a menos. Diante dos resultados obtidos, concluiu-se que a
redução da temperatura ideal de compactação e o uso da cera de abelha como aditivo tem
resultados eficazes, com todos os parâmetros exigidos para uso em pavimentação atendidos e
proporcionando, em alguns aspectos, características mecânicas superiores aos encontrados
utilizando a temperatura de referência. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Influência da temperatura de usinagem e compactação em misturas asfálticas modificadas com cera de abelha. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.description.abstract |
Hot-machined asphalt mixtures, commonly used on Brazilian highways, although they have the
potential to withstand stresses, have resulted in negative factors in some respects. Due to the
high production temperatures of hot machined mixtures, they require high energy consumption,
resulting in environmental and financial losses and the released asphalt fumes endanger the
health of workers exposed to them. For this reason, studies have been developed to alleviate
this problem. Among the analyzes performed, it was observed that the reduction in machining
and compaction temperatures is a viable alternative in the production of asphalt coatings,
reducing the problems caused by hot machined mixtures, such as Reduction can be achieved
with the use of warm asphalt mixtures (MAMs) developed by the use of additives. In this
context, the objective of this research was to evaluate the effect of variation of the compaction
temperature of asphalt mixtures modified with 1% beeswax, analyzing the binder physical and
mechanical properties of the mixture. The choice of beeswax as a modifying additive was due
to its potential in the production of warm asphalt mixtures, as melting point between 63 ° C and
64 ° C tends to reduce binder viscosity when heated. thus reducing machining and compaction
temperatures. The dosing method used was SUPERPAVE and the process was performed at
two temperatures, one being the temperature found by the Rotational Viscosity test and the
other with 10 ° C less. Given the results obtained, it was concluded that the reduction of the
ideal compaction temperature and the use of beeswax as an additive has effective results, with
all the parameters required for paving use met and providing, in some aspects, mechanical
characteristics superior to the ones. found using the reference temperature. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23577 |
|
dc.date.accessioned |
2022-02-16T10:48:24Z |
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dc.date.available |
2022-02-16 |
|
dc.date.available |
2022-02-16T10:48:24Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Temperatura de usinagem - misturas asfálticas |
pt_BR |
dc.subject |
Misturas asfálticas modificadas |
pt_BR |
dc.subject |
Cera de abelha - misturas asfálticas |
pt_BR |
dc.subject |
Geotecnia |
pt_BR |
dc.subject |
Misturas asfálticas mornas |
pt_BR |
dc.subject |
Aditivos - misturas asfálticas |
pt_BR |
dc.subject |
Cera de carnaúba |
pt_BR |
dc.subject |
Ligantes asfálticos |
pt_BR |
dc.subject |
Agregados |
pt_BR |
dc.subject |
Granulometria |
pt_BR |
dc.subject |
Pavimentação asfáltica |
pt_BR |
dc.subject |
Dosagem SUPERPAVE |
pt_BR |
dc.subject |
Machining temperature - asphalt mixtures |
pt_BR |
dc.subject |
Modified asphalt mixtures |
pt_BR |
dc.subject |
Beeswax - asphalt mixtures |
pt_BR |
dc.subject |
Geotechnics |
pt_BR |
dc.subject |
Warm asphalt mixtures |
pt_BR |
dc.subject |
Additives - asphalt mixtures |
pt_BR |
dc.subject |
Carnauba wax |
pt_BR |
dc.subject |
Asphalt binders |
pt_BR |
dc.subject |
Aggregates |
pt_BR |
dc.subject |
Granulometry |
pt_BR |
dc.subject |
Asphalt paving |
pt_BR |
dc.subject |
SUPERPAVE dosage |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BEZERRA, Larissa Érika Frazão. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Influence of machining temperature and compaction in asphalt mixtures modified with beeswax. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BEZERRA, Larissa Érika Frazão. Influência da temperatura de usinagem e compactação em misturas asfálticas modificadas com cera de abelha. 2019. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23577 |
pt_BR |