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Influência da adição de resíduo de polimento de porcelanato nas propriedades de misturas asfálticas.

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dc.creator.ID LINS, L. B. L. pt_BR
dc.creator.Lattes Luanna Bezerra de Luna. pt_BR
dc.contributor.advisor1 LUCENA, Adriano Elísio de Figueiredo Lopes.
dc.contributor.advisor1ID LUCENA, A. E. F. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4428634327768673 pt_BR
dc.contributor.advisor2 CARVALHO, Jeovanesa Régis de.
dc.contributor.advisor2ID CARVALHO, J. R.
dc.contributor.advisor2Lattes http://lattes.cnpq.br/8327628358298810
dc.contributor.referee1 RODRIGUES, John Kennedy Guedes.
dc.contributor.referee1ID RODRIGUES, J. K. G. pt_BR
dc.contributor.referee2 NASCIMENTO, Maria das Vitórias do.
dc.contributor.referee2ID NASCIMENTO, M. V. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/1173283848995598 pt_BR
dc.description.resumo Atualmente existe uma preocupação com a destinação final dos resíduos sólidos (RS) de origem mineral gerados nas indústrias, como consequência sua disposição final em aterros sanitários geram um grande volume. Tendo em vista diminuir a quantidade de RS nos aterros, soluções alternativas estão sendo desenvolvidas para a sua reutilização. A utilização na fabricação de misturas asfálticas são uma alternativa das de destinação pois possuem características similares aos seus componentes habituais. Esta pesquisa verificou uma reutilização do Resíduo do Polimento do Porcelanato (RPP) nas misturas asfálticas como material de enchimento (filer). Para tanto, fez-se caracterização mecânica de misturas asfálticas com a cal e com a substituição do RPP, através da metodologia SUPERPAVE, no qual foram realizados os ensaios de resistência à tração indireta por compressão diametral (RT), módulo de resiliência (MR) e resistência ao dano por umidade induzida – Lottman modificado. Os resultados obtidos nos ensaios de RT foram similares para os dois fileres, para o MR demonstraram que a substituição do filer não sofreu discrepância na resistência, possuindo valores muito próximos também, para o DNIT, a cal dispondo de um valor maior e para o ASTM o RPP apresentando um valor levemente acima. No ensaio de Lottman modificado resultou numa queda da resistência, possuindo a relação de resistência retida à tração para a cal de 87,6% e para o RPP de 54,8%. Portanto, é importante que para uma correta utilização do RPP em misturas asfálticas também sejam incorporados aditivos melhoradores de adesividade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia Civil pt_BR
dc.title Influência da adição de resíduo de polimento de porcelanato nas propriedades de misturas asfálticas. pt_BR
dc.date.issued 2019
dc.description.abstract Currently there is a concern with the final destination of the solid waste of mineral origin (SW) generated in the industries, as a consequence its final disposal in landfills generate a great volume. In order to decrease the amount of SW in the landfills alternative solutions are being developed for its reuse. The use in the manufacture of asphalt mixtures is an alternative destination since they have characteristics similar to their usual components. This research intends to make feasible a reuse of the Porcelain Polish Residue (PPR) in the asphalt mixtures as a filler. For this purpose, the mechanical characterization of asphalt mixtures with quicklime and PPR substitution was carried out using the SUPERPAVE methodology, in which the tensile strength tests were performed using diametrical compression (TS), resilient modulus (RM) and resistance to damage by induced humidity - modified Lottman. The results obtained in the TS test were similar, for the RM they showed that the substitution of the filer was not dissimilar in the resistance, having values very close also, for the DNIT to quicklime having a higher value and for the ASTM the PPR presenting a value slightly above. In the modified Lottman assay resulted in a drop in strength, having the traction retained strength ratio for quicklime of 87.6% and for PPR of 54.8%. Therefore, it is important that for the correct use of the PPR in asphalt mixtures also additives are added adhesion improving. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23586
dc.date.accessioned 2022-02-16T11:54:25Z
dc.date.available 2022-02-16
dc.date.available 2022-02-16T11:54:25Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Misturas asfálticas pt_BR
dc.subject Resíduo de polimento de porcelanato pt_BR
dc.subject Ensaio de Lottman pt_BR
dc.subject Metodologia SUPERPAVE pt_BR
dc.subject Caracterização mecânica de misturas asfálticas pt_BR
dc.subject Pavimentação asfáltica pt_BR
dc.subject Ensaio de resistência à tração indireta por compressão diametral pt_BR
dc.subject Ensaio do módulo de resiliência pt_BR
dc.subject Ensaio de resistência ao dano por umidade reduzida pt_BR
dc.subject Plano Nacional de Resíduos Sólidos pt_BR
dc.subject Gerenciamento de resíduos sólidos pt_BR
dc.subject Resíduos da Construção Civil pt_BR
dc.subject Cinzas volantes pt_BR
dc.subject Escória de alto forno pt_BR
dc.subject Asphalt mixtures pt_BR
dc.subject Porcelain polishing residue pt_BR
dc.subject Lottman test pt_BR
dc.subject SUPERPAVE Methodology pt_BR
dc.subject Mechanical characterization of asphalt mixtures pt_BR
dc.subject Asphalt paving pt_BR
dc.subject Indirect tensile strength test by diametral compression pt_BR
dc.subject Resilience module test pt_BR
dc.subject Reduced moisture damage resistance test pt_BR
dc.subject National Solid Waste Plan pt_BR
dc.subject Solid waste management pt_BR
dc.subject Civil Construction Waste pt_BR
dc.subject Fly ash pt_BR
dc.subject Blast furnace slag pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LINS, Luanna Bezerra de Luna.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Influence of the addition of porcelain polishing residue on the properties of asphalt mixtures. pt_BR
dc.identifier.citation LINS, Luanna Bazerra de Luna. Influência da adição de resíduo de polimento de porcelanato nas propriedades de misturas asfálticas. 2019. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23586 pt_BR


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