DSpace/Manakin Repository

Estudo de viabilidade técnica para a implantação de uma ciclofaixa em um trecho da Avenida Marechal Floriano Peixoto.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ALMEIDA, L. K. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2676037350059311 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ROCHA, Adjamir Alves.
dc.contributor.advisor1ID ROCHA, A. A. pt_BR
dc.contributor.referee1 BARROS FILHO, Mauro Normando Macêdo.
dc.contributor.referee1ID BARRIS FILHO, M. N. M. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/0469020348899233 pt_BR
dc.contributor.referee2 CÂMARA, Araci Brasil de Arruda.
dc.contributor.referee2ID CÂMARA, A. B. A. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/6861963493720143 pt_BR
dc.description.resumo Atualmente a mobilidade urbana é um tema de fundamental importância no planejamento das cidades, pois impactos causados pelo desenvolvimento associado à falta de planejamento destas, têm afetado direitos básicos e indispensáveis à população; de ter acesso a todas as regiões da cidade, desfrutando as mínimas condições de segurança, eficiência, conforto, custo acessível e sendo sustentável. A partir desse contexto, a Política Nacional de Mobilidade Urbana, através da Lei Federal no 12.587/2012 promove segundo as suas diretrizes, um conceito de transporte eficiente e sustentável, priorizando o transporte ativo e o público, sob o transporte individual e motorizado. Assim, o uso da bicicleta aparece como uma alternativa de transporte sustentável, pois não ocupa tanto espaço quanto um carro, é uma atividade física, não gera poluição e é de custo acessível. Campina Grande – PB nas últimas décadas tem apresentado um crescimento do número de automóveis de 146,93% (DENATRAN, 2016). A Av. Marechal Floriano Peixoto, tem início no centro da cidade e tem como fim do seu percurso a BR 230 muito próximo das zonas de crescimento da cidade. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo, analisar a viabilidade de construção de uma ciclovia nesta avenida, verificando a aceitação e percepção dos usuários, o perfil dos usuários de bicicleta, bem como, a opinião acerca do uso compartilhado. Na realização deste estudo foram aplicados 137 questionários, 39,4% in loco e 60,6% online. Foi verificado uma topografia adequada para uma rota cicloviária, muitos ciclistas transitando diariamente por motivo de trabalho, associado a um alto histórico de acidentes e com muitas insatisfações, em relação a posição dos motoristas, como também, necessidade de conectar ciclorrotas e bairros populares, com a região central da cidade, pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia Civil pt_BR
dc.title Estudo de viabilidade técnica para a implantação de uma ciclofaixa em um trecho da Avenida Marechal Floriano Peixoto. pt_BR
dc.date.issued 2019
dc.description.abstract Nowadays, urban mobility is a fundamental issue in cities planning, because impacts caused by the development of cities associated with lack of planning have affected basic and indispensable rights to the population; to have access to all regions of the city, enjoying the minimum conditions of safety, efficiency, comfort, affordable cost and being sustainable. Within this context, the National Policy on Urban Mobility, through Federal Law 12,587/ 2012, promotes according to its guidelines, a concept of efficient and sustainable transport, prioritizing active transport and the public, under individual and motorized transportation. Thus, the use of the bicycle appears as an alternative of sustainable transport, because it does not occupy as much space as a car, it is a physical activity, it does not generate pollution and it is of affordable cost. Campina Grande - PB in the last decades has presented a growth in the number of automobiles of 146.93% (DENATRAN, 2016). The Av. Marechal Floriano Peixoto starts in the center of the city and has as end of its route the BR 230 very close to the growth zones of this one. Therefore, this work aims to analyze the viability of building a cycle path in this avenue, verifying the acceptance and perception of users, the profile of bicycle users, as well as, the opinion about the shared. In the study 157 questionnaires were applied, 47% in loco and 53% online. Where a suitable topography for a cycling route has been verified, many cyclists transiting daily because of work, associated with a high accident history and with many dissatisfactions regarding the position of the drivers, as well as the need to connect cyclist’s path and popular neighborhoods with the downtown area. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23587
dc.date.accessioned 2022-02-16T11:55:33Z
dc.date.available 2022-02-16
dc.date.available 2022-02-16T11:55:33Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Estágio em Engenharia Civil pt_BR
dc.subject Construção Civil pt_BR
dc.subject Edificações pt_BR
dc.subject Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Internship in Civil Engineering pt_BR
dc.subject Construction pt_BR
dc.subject Buildings pt_BR
dc.subject Campina Grande - PB pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALMEIDA, Lukas kellynton Alves de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Technical feasibility study for the implementation of a cycle lane in a stretch of Avenida Marechal Floriano Peixoto. pt_BR
dc.identifier.citation ALMEIDA, Lukas Kellynton Alves de. Estudo de viabilidade técnica para a implantação de uma ciclofaixa em um trecho da Avenida Marechal Floriano Peixoto. 2019. 82f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23587 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta