dc.creator.ID |
GARRIDO, W. X. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2976446769163583 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SANTOS, Udson. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, U. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8715098938592033 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ALMEIDA, José Cezário de. |
|
dc.contributor.referee2 |
FLORENTINO, Hugo da Silva. |
|
dc.description.resumo |
A Genética é uma área da Biologia que vem se destacando no cenário científico e
tecnológico. Ela faz parte do conteúdo trabalhado no terceiro ano do Ensino Médio, e
muitos alunos apresentam dificuldades em compreender seus conceitos básicos e sua
relação com o cotidiano, uma decorrência da maneira superficial de como o ensino
dessa disciplina vem sendo trabalhado nas escolas. Nesse aspecto, este estudo teve
como objetivo fazer uma análise do ensino de Genética em uma escola da rede estadual
de ensino, para avaliar as condições do processo de ensino/aprendizagem. O trabalho foi
desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Médio Mestre Júlio Sarmento em Sousa –
PB, no primeiro semestre de 2017, com a participação de todos os professores de
Biologia da escola e de alunos do terceiro ano do ensino médio. Foram elaborados e
aplicados dois diferentes questionários; (1) um com questões de múltipla escolha, para
os professores, onde foi abordado temas sobre as condições do processo
ensino/aprendizagem de Genética; (2) outro com questões discursivas para os alunos do
terceiro ano médio, pautando conceitos básicos de Genética. Os resultados nos permite
concluir que o ensino de Genética ainda e falho e, por tanto, mudanças no processo de
ensino/aprendizagem precisam ser feitas para mudar essa realidade. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciências Biológicas. |
pt_BR |
dc.title |
O ensino de genética em uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Sousa-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.description.abstract |
The genetic is a biology area which has been highlighting in the technology and
scientific scene. It is part of content worked in the third year of high school, and many
students have difficulties to understand the basic concepts and its relation with daily, a
consequence in the superficial way of how teaching this discipline it has been worked at
the schools. Thus, the research aimed to do an analysis of the teaching of Genetics in
the public school, to evaluate the condition of the teaching/learning process. The
research was developed in the Public High school Mestre Júlio Sarmento in the Sousa
city, in the first semester of 2017, with the all Biology teachers of school and the
students of third grade of high school. Were elaborated and applied two different
questionnaires; (1) one with multiple choice questions, for teachers, which was
approached themes about the conditions of the process teaching / learning of Genetics;
(2) other with discursive questions for students of the third grade of high school, ruled
in basic concepts of Genetic. The results allow us to conclude that the teaching of
Genetics is still flawed and, therefore, changes in the teaching / learning process need to
be done to improve this reality. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23593 |
|
dc.date.accessioned |
2022-02-16T13:46:10Z |
|
dc.date.available |
2022-02-16 |
|
dc.date.available |
2022-02-16T13:46:10Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Genética- ensino médio |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de genética |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de biologia |
pt_BR |
dc.subject |
Genética aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Genetics - high school |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching genetics |
pt_BR |
dc.subject |
Biology teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Learning genetics |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
GARRIDO, Wagner Xavier. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The teaching of genetics in a public school in the city of Sousa-PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
GARRIDO, Wagner Xavier. O ensino de genética em uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Sousa-PB. 2017. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
pt_BR |