Dépôt DSpace/Manakin

O ensino de genética em uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Sousa-PB.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID GARRIDO, W. X. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2976446769163583 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SANTOS, Udson.
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, U. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8715098938592033 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALMEIDA, José Cezário de.
dc.contributor.referee2 FLORENTINO, Hugo da Silva.
dc.description.resumo A Genética é uma área da Biologia que vem se destacando no cenário científico e tecnológico. Ela faz parte do conteúdo trabalhado no terceiro ano do Ensino Médio, e muitos alunos apresentam dificuldades em compreender seus conceitos básicos e sua relação com o cotidiano, uma decorrência da maneira superficial de como o ensino dessa disciplina vem sendo trabalhado nas escolas. Nesse aspecto, este estudo teve como objetivo fazer uma análise do ensino de Genética em uma escola da rede estadual de ensino, para avaliar as condições do processo de ensino/aprendizagem. O trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Médio Mestre Júlio Sarmento em Sousa – PB, no primeiro semestre de 2017, com a participação de todos os professores de Biologia da escola e de alunos do terceiro ano do ensino médio. Foram elaborados e aplicados dois diferentes questionários; (1) um com questões de múltipla escolha, para os professores, onde foi abordado temas sobre as condições do processo ensino/aprendizagem de Genética; (2) outro com questões discursivas para os alunos do terceiro ano médio, pautando conceitos básicos de Genética. Os resultados nos permite concluir que o ensino de Genética ainda e falho e, por tanto, mudanças no processo de ensino/aprendizagem precisam ser feitas para mudar essa realidade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas. pt_BR
dc.title O ensino de genética em uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Sousa-PB. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.description.abstract The genetic is a biology area which has been highlighting in the technology and scientific scene. It is part of content worked in the third year of high school, and many students have difficulties to understand the basic concepts and its relation with daily, a consequence in the superficial way of how teaching this discipline it has been worked at the schools. Thus, the research aimed to do an analysis of the teaching of Genetics in the public school, to evaluate the condition of the teaching/learning process. The research was developed in the Public High school Mestre Júlio Sarmento in the Sousa city, in the first semester of 2017, with the all Biology teachers of school and the students of third grade of high school. Were elaborated and applied two different questionnaires; (1) one with multiple choice questions, for teachers, which was approached themes about the conditions of the process teaching / learning of Genetics; (2) other with discursive questions for students of the third grade of high school, ruled in basic concepts of Genetic. The results allow us to conclude that the teaching of Genetics is still flawed and, therefore, changes in the teaching / learning process need to be done to improve this reality. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23593
dc.date.accessioned 2022-02-16T13:46:10Z
dc.date.available 2022-02-16
dc.date.available 2022-02-16T13:46:10Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Genética- ensino médio pt_BR
dc.subject Ensino de genética pt_BR
dc.subject Ensino de biologia pt_BR
dc.subject Genética aprendizagem pt_BR
dc.subject Genetics - high school pt_BR
dc.subject Teaching genetics pt_BR
dc.subject Biology teaching pt_BR
dc.subject Learning genetics pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GARRIDO, Wagner Xavier.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The teaching of genetics in a public school in the city of Sousa-PB. pt_BR
dc.identifier.citation GARRIDO, Wagner Xavier. O ensino de genética em uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Sousa-PB. 2017. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte