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Estudo das propriedades reológicas do ligante asfáltico modificado com adição de óleo vegetal residual.

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dc.creator.ID KRAU, M. M. T. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7101192590230152 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LUCENA, Adriano Elísio de Figueiredo Lopes.
dc.contributor.advisor1ID LUCENA, A. E. F. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4428634327768673 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 TORRES, Paulo Roberto Barreto.
dc.contributor.advisor-co1ID TORRES, P. R. B. pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVANI, Carina.
dc.contributor.referee1ID SILVANI, C. pt_BR
dc.contributor.referee2 LUZ, Priscila Maria Sousa Gonçalves.
dc.contributor.referee2ID LUZ, P. M. S. G. pt_BR
dc.description.resumo O óleo vegetal residual é obtido em larga escala como um subproduto da indústria alimentícia, porém o excedente ao ser descartado de forma inadequada prejudica o meio ambiente, surgindo interesse na busca de maneiras alternativas para sua destinação. Diante do potencial que o Brasil possui para produção do óleo vegetal residual, e dos resultados satisfatórios da incorporação desse produto na mistura asfáltica, por apresentarem propriedades antioxidantes, e aspirando a redução do descarte no meio ambiente do óleo usado, esta pesquisa propõe um estudo sobre as propriedades reológicas de ligantes asfálticos modificadas com a adição do óleo vegetal residual, com o intuito de proporcionar: melhoraria no comportamento reológico das misturas asfálticas a fim que estas sejam mais resistentes ao envelhecimento, ao exibir reduzidas deformações permanentes, uma maior vida de fadiga e garantir a sustentabilidade ao reinserir o óleo que já foi utilizado no ciclo produtivo. Assim, esta pesquisa tem o objetivo de estudar a modificação do ligante asfáltico 50/70 com a adição do óleo vegetal residual, nos teores de 1%, 2% e 3%. Nesta pesquisa foram realizados o procedimento de envelhecimento RTFOT, os ensaios físicos convencionais de penetração e ponto de amolecimento, ensaios reológicos de viscosidade rotacional, grau de desempenho (PG), fluência e recuperação sob tensões múltiplas (MSCR) e varredura linear de amplitude (LAS). Os resultados indicaram aumento da vida de fadiga, a resistência às deformações permanentes e retardaram o processo de envelhecimento, com um destaque positivo para o teor de 2% que apresentou os melhores rendimentos do ponto de vista reológico. Dessa maneira a utilização desse resíduo é uma alternativa viável do ponto de vista reológico, podendo ser também favorável em relação ao meio ambiente por evitar um descarte inapropriado do material e por questões energéticas por reduzir as temperaturas de usinagem e compactação. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia Civil pt_BR
dc.title Estudo das propriedades reológicas do ligante asfáltico modificado com adição de óleo vegetal residual. pt_BR
dc.date.issued 2019
dc.description.abstract Residual vegetable oil is obtained on a large scale as a by-product of the food industry, but the excess that is improperly disposed of harms the environment, and there is interest in finding alternative ways to dispose of it. Given the potential that Brazil has for the production of residual vegetable oil, and the satisfactory results of incorporating this product in the asphalt mixture, as they have antioxidant properties, and aspiring to reduce the disposal of waste oil in the environment. This research proposes a study on the rheological properties of asphalt binders modified with the addition of residual vegetable oil in order to provide: would improve the rheological behavior of asphalt mixtures so that they are more resistant to aging by exhibiting reduced permanent deformations, longer fatigue life and ensure sustainability by reinserting the oil that has already been used in the production cycle. Thus, this research aims to study the modification of the 50/70 asphalt binder with the addition of residual vegetable oil, in the contents of 1%, 2% and 3%. RTFOT aging procedure, conventional physical penetration and softening point tests, rheological tests of rotational viscosity, degree of performance (PG), creep and multiple stress recovery (MSCR) and linear amplitude scanning (LAS) were performed. ). The results indicated increased fatigue life, resistance to permanent deformation and retarded the aging process, with a positive highlight for the 2% content that presented the best rheological yields. Thus, the use of this residue is a viable alternative from a rheological point of view, and may be environmentally friendly as it avoids improper material disposal and due to energy issues as it reduces machining and compaction temperatures. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23595
dc.date.accessioned 2022-02-16T17:37:04Z
dc.date.available 2022-02-16
dc.date.available 2022-02-16T17:37:04Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ligante asfáltico modificado - óleo vegetal residual pt_BR
dc.subject Óleo vegetal residual - mistura asfáltica Misturas asfálticas pt_BR
dc.subject Reologia - ligantes asfálticos pt_BR
dc.subject Geotecnia pt_BR
dc.subject Óleo de cozinha vegetal residual pt_BR
dc.subject Ensaio de penetração pt_BR
dc.subject Ponto de amolecimento pt_BR
dc.subject Fluência e recuperação sob tensões múltiplas pt_BR
dc.subject Varredura linear de amplitude de deformação pt_BR
dc.subject Pavimentação asfáltica pt_BR
dc.subject Modified asphalt binder - residual vegetable oil pt_BR
dc.subject Residual vegetable oil - asphalt mix pt_BR
dc.subject Asphalt mixtures pt_BR
dc.subject Rheology - asphalt binders pt_BR
dc.subject Geotechnics pt_BR
dc.subject Residual vegetable cooking oil pt_BR
dc.subject Penetration test pt_BR
dc.subject Softening point pt_BR
dc.subject Creep and recovery under multiple stresses pt_BR
dc.subject Linear Sweep of Deformation Amplitude pt_BR
dc.subject Asphalt paving pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator KRAU, Marcela Maria Toscano.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Study of the rheological properties of the modified asphalt binder with the addition of residual vegetable oil. pt_BR
dc.identifier.citation KRAU, Marcela Maria Toscano. Estudo das propriedades reológicas do ligante asfáltico modificado com adição de óleo vegetal residual. 2019. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23595 pt_BR


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