dc.creator.ID |
KRAU, M. M. T. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7101192590230152 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LUCENA, Adriano Elísio de Figueiredo Lopes. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LUCENA, A. E. F. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4428634327768673 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
TORRES, Paulo Roberto Barreto. |
|
dc.contributor.advisor-co1ID |
TORRES, P. R. B. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVANI, Carina. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SILVANI, C. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
LUZ, Priscila Maria Sousa Gonçalves. |
|
dc.contributor.referee2ID |
LUZ, P. M. S. G. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O óleo vegetal residual é obtido em larga escala como um subproduto da indústria
alimentícia, porém o excedente ao ser descartado de forma inadequada prejudica o
meio ambiente, surgindo interesse na busca de maneiras alternativas para sua
destinação. Diante do potencial que o Brasil possui para produção do óleo vegetal
residual, e dos resultados satisfatórios da incorporação desse produto na mistura
asfáltica, por apresentarem propriedades antioxidantes, e aspirando a redução do
descarte no meio ambiente do óleo usado, esta pesquisa propõe um estudo sobre
as propriedades reológicas de ligantes asfálticos modificadas com a adição do óleo
vegetal residual, com o intuito de proporcionar: melhoraria no comportamento
reológico das misturas asfálticas a fim que estas sejam mais resistentes ao
envelhecimento, ao exibir reduzidas deformações permanentes, uma maior vida de
fadiga e garantir a sustentabilidade ao reinserir o óleo que já foi utilizado no ciclo
produtivo. Assim, esta pesquisa tem o objetivo de estudar a modificação do ligante
asfáltico 50/70 com a adição do óleo vegetal residual, nos teores de 1%, 2% e 3%.
Nesta pesquisa foram realizados o procedimento de envelhecimento RTFOT, os
ensaios físicos convencionais de penetração e ponto de amolecimento, ensaios
reológicos de viscosidade rotacional, grau de desempenho (PG), fluência e
recuperação sob tensões múltiplas (MSCR) e varredura linear de amplitude (LAS).
Os resultados indicaram aumento da vida de fadiga, a resistência às deformações
permanentes e retardaram o processo de envelhecimento, com um destaque
positivo para o teor de 2% que apresentou os melhores rendimentos do ponto de
vista reológico. Dessa maneira a utilização desse resíduo é uma alternativa viável
do ponto de vista reológico, podendo ser também favorável em relação ao meio
ambiente por evitar um descarte inapropriado do material e por questões energéticas
por reduzir as temperaturas de usinagem e compactação. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia Civil |
pt_BR |
dc.title |
Estudo das propriedades reológicas do ligante asfáltico modificado com adição de óleo vegetal residual. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.description.abstract |
Residual vegetable oil is obtained on a large scale as a by-product of the
food industry, but the excess that is improperly disposed of harms the environment,
and there is interest in finding alternative ways to dispose of it. Given the potential
that Brazil has for the production of residual vegetable oil, and the satisfactory results
of incorporating this product in the asphalt mixture, as they have antioxidant
properties, and aspiring to reduce the disposal of waste oil in the environment. This
research proposes a study on the rheological properties of asphalt binders modified
with the addition of residual vegetable oil in order to provide: would improve the
rheological behavior of asphalt mixtures so that they are more resistant to aging by
exhibiting reduced permanent deformations, longer fatigue life and ensure
sustainability by reinserting the oil that has already been used in the production cycle.
Thus, this research aims to study the modification of the 50/70 asphalt binder with
the addition of residual vegetable oil, in the contents of 1%, 2% and 3%. RTFOT
aging procedure, conventional physical penetration and softening point tests,
rheological tests of rotational viscosity, degree of performance (PG), creep and
multiple stress recovery (MSCR) and linear amplitude scanning (LAS) were
performed. ). The results indicated increased fatigue life, resistance to permanent
deformation and retarded the aging process, with a positive highlight for the 2%
content that presented the best rheological yields. Thus, the use of this residue is a
viable alternative from a rheological point of view, and may be environmentally
friendly as it avoids improper material disposal and due to energy issues as it reduces
machining and compaction temperatures. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23595 |
|
dc.date.accessioned |
2022-02-16T17:37:04Z |
|
dc.date.available |
2022-02-16 |
|
dc.date.available |
2022-02-16T17:37:04Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ligante asfáltico modificado - óleo vegetal residual |
pt_BR |
dc.subject |
Óleo vegetal residual - mistura asfáltica Misturas asfálticas |
pt_BR |
dc.subject |
Reologia - ligantes asfálticos |
pt_BR |
dc.subject |
Geotecnia |
pt_BR |
dc.subject |
Óleo de cozinha vegetal residual |
pt_BR |
dc.subject |
Ensaio de penetração |
pt_BR |
dc.subject |
Ponto de amolecimento |
pt_BR |
dc.subject |
Fluência e recuperação sob tensões múltiplas |
pt_BR |
dc.subject |
Varredura linear de amplitude de deformação |
pt_BR |
dc.subject |
Pavimentação asfáltica |
pt_BR |
dc.subject |
Modified asphalt binder - residual vegetable oil |
pt_BR |
dc.subject |
Residual vegetable oil - asphalt mix |
pt_BR |
dc.subject |
Asphalt mixtures |
pt_BR |
dc.subject |
Rheology - asphalt binders |
pt_BR |
dc.subject |
Geotechnics |
pt_BR |
dc.subject |
Residual vegetable cooking oil |
pt_BR |
dc.subject |
Penetration test |
pt_BR |
dc.subject |
Softening point |
pt_BR |
dc.subject |
Creep and recovery under multiple stresses |
pt_BR |
dc.subject |
Linear Sweep of Deformation Amplitude |
pt_BR |
dc.subject |
Asphalt paving |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
KRAU, Marcela Maria Toscano. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Study of the rheological properties of the modified asphalt binder with the addition of residual vegetable oil. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
KRAU, Marcela Maria Toscano. Estudo das propriedades reológicas do ligante asfáltico modificado com adição de óleo vegetal residual. 2019. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23595 |
pt_BR |