dc.creator.ID |
BARBOSA, M. N. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5069988099044366 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ARAGÃO, Ricardo de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ARAGÃO, R. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9080907338855793 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O processo de urbanização tornou-se cada vez mais acelerado, portanto a união de um
bom planejamento urbano com elementos que colaborem com a aumento das áreas
permeáveis ajudam a diminuir ou evitar problemas relacionados a drenagem urbana. Neste
contexto, entra em cena a busca de sistemas sustentáveis de drenagem urbana, que tentam unir
sustentabilidade e eficiência, tendo como exemplo o uso de blocos intertravados de concreto e
cobogramas, que aparecem como um meio de contribuir com o aumento do processo de
infiltração de água no solo e consequentemente diminuição do escoamento superficial. O
principal objetivo deste trabalho é atestar a melhora na drenagem das águas pluviais após o uso
de pavimentos de concreto do tipo blocos intertravados e cobogramas no estacionamento
localizado na Universidade Federal de Campina Grande. Campina Grande- PB. Para tanto,
utilizando o software SWMM, criou-se um modelo computacional do estacionamento antes e
após a reforma, inserindo chuvas de projeto com período de retorno respectivamente de 10, 25,
50 e 100 anos. Também foi realizado um ensaio utilizando uma área simulando a superfície do
estacionamento composta por cobogramas, com o auxílio de um simulador de chuva foi capaz
de testar o comportamento do cobograma em relação à retenção de água. Então, tanto o modelo
computacional quanto o ensaio analisado apresentou uma capacidade boa capacidade de
retenção de água, colaborando com a diminuição do escoamento superficial, minimizando
assim as vazões de pico. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia Civil |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação do emprego de técnicas de drenagem urbana sustentável em reduzir o escoamento superficial. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.description.abstract |
The urbanization process has become increasingly fast, so the union of a good urban
planning with elements to collaborate with the increase of areas permeable help reduce or avoid
problems related to urban drainage. In this context, comes in the pursuit of sustainable systems
for urban drainage, trying to unite sustainability and efficiency, taking as an example the use of
blocks interlocked concrete and grass block, that appear to contribute to the increase of the
water infiltration process in the soil and consequently decrease of the runoff. The main objective
of this work is to attest to the improvement in the drainage of rainwater after the use of
interlocked concrete blocks and grass block in the parking lot located at the Federal University
of Campina Grande. Campina Grande- PB. To this end, using the SWMM software, a
computational model of parking was created before and after the renovation, inserting project
showers with a return period of 10, 25, 50 and 100 years respectively. A test was also performed
using an area simulating the parking surface composed of grass blocks, with the aid of a rain
simulator was able to test the behavior of the grass block in relation to water retention. Then,
the computational model and the assay presented a good water retention capacity, contributing
to the decrease of the surface runoff, minimizing the peak flow rates. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23600 |
|
dc.date.accessioned |
2022-02-16T17:55:59Z |
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dc.date.available |
2022-02-16 |
|
dc.date.available |
2022-02-16T17:55:59Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Drenagem urbana sustentável |
pt_BR |
dc.subject |
Escoamento superficial |
pt_BR |
dc.subject |
Técnicas de drenagem urbana |
pt_BR |
dc.subject |
Urbanização |
pt_BR |
dc.subject |
Blocos intertravados de concreto |
pt_BR |
dc.subject |
Cabogramas |
pt_BR |
dc.subject |
Software SWMM |
pt_BR |
dc.subject |
Urbanização e enchentes |
pt_BR |
dc.subject |
Enchentes |
pt_BR |
dc.subject |
Águas pluviais - drenagem |
pt_BR |
dc.subject |
Drenagem de águas pluviais |
pt_BR |
dc.subject |
SWMM - Storm Water Management Model |
pt_BR |
dc.subject |
Storm Water Management Model - SWMM |
pt_BR |
dc.subject |
Sustainable urban drainage |
pt_BR |
dc.subject |
Surface runoff |
pt_BR |
dc.subject |
Urban drainage techniques |
pt_BR |
dc.subject |
Urbanization |
pt_BR |
dc.subject |
Interlocking concrete blocks |
pt_BR |
dc.subject |
Cables |
pt_BR |
dc.subject |
Urbanization and floods |
pt_BR |
dc.subject |
Floods |
pt_BR |
dc.subject |
Rainwater - drainage |
pt_BR |
dc.subject |
Drainage of rainwater |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BARBOSA, Matheus Neves. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Evaluation of the use of sustainable urban drainage techniques to reduce surface runoff. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BARBOSA, Matheus Neves. Avaliação do emprego de técnicas de drenagem urbana sustentável em reduzir o escoamento superficial. 2019. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23600 |
pt_BR |