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Panorama da produção de conhecimento em Educação Infantil no Brasil: um estudo a partir dos grupos de pesquisa cadastrados no DGP/CNPq.

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dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9770764248889043 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LEAL, Fernanda de Lourdes Almeida.
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3903592587935367 pt_BR
dc.contributor.referee1 CAMPOS, Kátia Patrício Benevides.
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/0261889946629853 pt_BR
dc.contributor.referee2 AMORIM, Ana Luisa Nogueira de.
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/1580901656147300 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho apresenta uma análise dos grupos de pesquisa relacionados à Educação Infantil que estão cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O objetivo geral foi traçar um panorama sobre a produção de conhecimento em Educação Infantil realizada no Brasil. Tratase uma pesquisa de levantamento tipo survey, cujos objetivos específicos incluíram a identificação da instituição em que os grupos estão inseridos, a evolução histórica das temáticas por eles estudadas e a caracterização de suas lideranças. Os referenciais teóricos são pautados nos conceitos da Sociologia da Infância e na história da Educação Infantil brasileira, considerando sua ascensão de uma prática assistencialista até o direito à Educação preconizado em lei para todas as crianças do país. Em um primeiro momento caracterizou-se os grupos de pesquisa ligados à Educação Infantil a partir dos dados coletados no site do DGP e, posteriormente, levantou-se as trajetórias acadêmicas e a produção científica dos(das) líderes destes grupos, através das informações contidas na plataforma Lattes, também ligada ao CNPq. Fizeram parte das categorias de análise dos grupos de pesquisa: a localização e o regime jurídico da instituição de origem, a data de criação, os recursos humanos, as parcerias e as linhas de pesquisa. Já com relação às lideranças destes coletivos, investigou-se o sexo, a formação acadêmica, as produções técnico-bibliográficas, dentre outras particularidades. Os resultados sinalizaram o crescimento da área no Brasil, que hoje conta com pelo menos 413 grupos de pesquisa em Educação Infantil. Embora estes grupos estejam localizados predominantemente no Sudeste do país, o cruzamento dos dados entre o número total de grupos de pesquisa em Educação Infantil existentes no Brasil e a quantidade de Programas de Pós-Graduação situados em cada região evidenciou que o Nordeste e o Norte são as regiões que, proporcionalmente, demonstram maior interesse pela área. Verificou-se que 90% dos grupos estão localizados em instituições públicas e 79% deles são liderados por mulheres. Cerca de 94% destes coletivos são conduzidos por doutores(as). Entre os(as) líderes, 48% são graduados(as) em Pedagogia e 15,2% em Psicologia. Concluiu-se que a contribuição dos pesquisadores e pesquisadoras para a Educação Infantil brasileira é significativa, retratada pela quantidade de grupos de pesquisa existentes no país, bem como pelo preparo e produção de seus(suas) líderes. Espera-se que os achados desta pesquisa auxiliem nas reflexões acerca da história e da realidade atual da produção científica em Educação Infantil no Brasil e reforcem a importância de se garantir instituições públicas autônomas e democráticas para o desenvolvimento da área no país. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title Panorama da produção de conhecimento em Educação Infantil no Brasil: um estudo a partir dos grupos de pesquisa cadastrados no DGP/CNPq. pt_BR
dc.date.issued 2021-11-16
dc.description.abstract This work presents an analysis of research groups related to Early Childhood Education registered in the Directory of Research Groups of the Brazilian Council for Scientific and Technological Development. The main objective was to provide an overview of the knowledge production in Early Childhood Education carried out in Brazil. This study is a survey because it used a large amount of numerical data to deduce the understanding of this social reality. Specific objectives included identifying the location and the type of institution to which the groups belong; historical evolution of studied themes; formation and scientific production of groups’ leaders; and other particularities. Concepts of the Sociology of Childhood and the history of Brazilian Early Childhood Education - which rose from a welfare practice to the right to education promoted by law for all Brazilian children - sustain the theoretical frameworks of this research. Primarily, the methodology consisted of characterizing the research groups associated with Early Childhood Education based on data from the Brazilian Directory of Research Groups' website. Afterward, we surveyed the academic trajectories and scientific production of the groups' leaders. For this, the study used the information available at the Lattes platform, which belongs to the Brazilian Council for Scientific and Technological Development. Categories for the groups' analysis covered: location and legal status of the institution of origin, date of creation, human resources, and research lines. As for the groups' leaders, we investigated gender, academic background, and their technical-academic productions. The results indicated the growth of the Early Childhood Education studies in Brazil, which today holds at least 413 teams of researchers. The Southeast and the Northeast regions of Brazil accommodate most of these groups, with national prominence for São Paulo State. Comparing a relation between numbers of research groups and graduate programs, teams from the Northeast and North regions of Brazil seem to be more enthusiastic about the area of Early Childhood Education. Public institutions hold 90% of the studied groups. Regarding the groups' leaders, 79% are women, 94% have a doctorate, and most graduated in Pedagogy (48%) and Psychology (15.2%). The current number of groups and the preparation and productivity of their leaders suggest that the contribution of Brazilian researchers to Early Childhood Education is significant. The findings of this research may help in reflections on the history and current reality of scientific production in Early Childhood Education in Brazil. Moreover, we expect that this panorama reinforces the importance of guaranteeing autonomous and democratic public institutions for developing the field. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23611
dc.date.accessioned 2022-02-16T19:52:51Z
dc.date.available 2022-02-16
dc.date.available 2022-02-16T19:52:51Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.subject Grupos de pesquisa pt_BR
dc.subject Brasil pt_BR
dc.subject CNPq pt_BR
dc.subject Early Childhood Education pt_BR
dc.subject Research groups pt_BR
dc.subject Brazil pt_BR
dc.subject Brazilian Council for Scientific and Technological Development pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FARIAS, Fernanda Gomes de Andrade.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.identifier.citation FARIAS, Fernanda Gomes de Andrade. Panorama da produção de conhecimento em Educação Infantil no Brasil: um estudo a partir dos grupos de pesquisa cadastrados no DGP/CNPq. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23611 pt_BR


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