dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9770764248889043 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LEAL, Fernanda de Lourdes Almeida. |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3903592587935367 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CAMPOS, Kátia Patrício Benevides. |
|
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0261889946629853 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
AMORIM, Ana Luisa Nogueira de. |
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dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1580901656147300 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho apresenta uma análise dos grupos de pesquisa relacionados à Educação Infantil
que estão cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP) do Conselho
Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O objetivo geral foi traçar um
panorama sobre a produção de conhecimento em Educação Infantil realizada no Brasil. Tratase
uma pesquisa de levantamento tipo survey, cujos objetivos específicos incluíram a
identificação da instituição em que os grupos estão inseridos, a evolução histórica das temáticas
por eles estudadas e a caracterização de suas lideranças. Os referenciais teóricos são pautados
nos conceitos da Sociologia da Infância e na história da Educação Infantil brasileira,
considerando sua ascensão de uma prática assistencialista até o direito à Educação preconizado
em lei para todas as crianças do país. Em um primeiro momento caracterizou-se os grupos de
pesquisa ligados à Educação Infantil a partir dos dados coletados no site do DGP e,
posteriormente, levantou-se as trajetórias acadêmicas e a produção científica dos(das) líderes
destes grupos, através das informações contidas na plataforma Lattes, também ligada ao CNPq.
Fizeram parte das categorias de análise dos grupos de pesquisa: a localização e o regime jurídico
da instituição de origem, a data de criação, os recursos humanos, as parcerias e as linhas de
pesquisa. Já com relação às lideranças destes coletivos, investigou-se o sexo, a formação
acadêmica, as produções técnico-bibliográficas, dentre outras particularidades. Os resultados
sinalizaram o crescimento da área no Brasil, que hoje conta com pelo menos 413 grupos de
pesquisa em Educação Infantil. Embora estes grupos estejam localizados predominantemente
no Sudeste do país, o cruzamento dos dados entre o número total de grupos de pesquisa em
Educação Infantil existentes no Brasil e a quantidade de Programas de Pós-Graduação situados
em cada região evidenciou que o Nordeste e o Norte são as regiões que, proporcionalmente,
demonstram maior interesse pela área. Verificou-se que 90% dos grupos estão localizados em
instituições públicas e 79% deles são liderados por mulheres. Cerca de 94% destes coletivos
são conduzidos por doutores(as). Entre os(as) líderes, 48% são graduados(as) em Pedagogia e
15,2% em Psicologia. Concluiu-se que a contribuição dos pesquisadores e pesquisadoras para
a Educação Infantil brasileira é significativa, retratada pela quantidade de grupos de pesquisa
existentes no país, bem como pelo preparo e produção de seus(suas) líderes. Espera-se que os
achados desta pesquisa auxiliem nas reflexões acerca da história e da realidade atual da
produção científica em Educação Infantil no Brasil e reforcem a importância de se garantir
instituições públicas autônomas e democráticas para o desenvolvimento da área no país. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
Panorama da produção de conhecimento em Educação Infantil no Brasil: um estudo a partir dos grupos de pesquisa cadastrados no DGP/CNPq. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021-11-16 |
|
dc.description.abstract |
This work presents an analysis of research groups related to Early Childhood Education
registered in the Directory of Research Groups of the Brazilian Council for Scientific and
Technological Development. The main objective was to provide an overview of the knowledge
production in Early Childhood Education carried out in Brazil. This study is a survey because
it used a large amount of numerical data to deduce the understanding of this social reality.
Specific objectives included identifying the location and the type of institution to which the
groups belong; historical evolution of studied themes; formation and scientific production of
groups’ leaders; and other particularities. Concepts of the Sociology of Childhood and the
history of Brazilian Early Childhood Education - which rose from a welfare practice to the right
to education promoted by law for all Brazilian children - sustain the theoretical frameworks of
this research. Primarily, the methodology consisted of characterizing the research groups
associated with Early Childhood Education based on data from the Brazilian Directory of
Research Groups' website. Afterward, we surveyed the academic trajectories and scientific
production of the groups' leaders. For this, the study used the information available at the Lattes
platform, which belongs to the Brazilian Council for Scientific and Technological Development.
Categories for the groups' analysis covered: location and legal status of the institution of origin,
date of creation, human resources, and research lines. As for the groups' leaders, we investigated
gender, academic background, and their technical-academic productions. The results indicated
the growth of the Early Childhood Education studies in Brazil, which today holds at least 413
teams of researchers. The Southeast and the Northeast regions of Brazil accommodate most of
these groups, with national prominence for São Paulo State. Comparing a relation between
numbers of research groups and graduate programs, teams from the Northeast and North regions
of Brazil seem to be more enthusiastic about the area of Early Childhood Education. Public
institutions hold 90% of the studied groups. Regarding the groups' leaders, 79% are women,
94% have a doctorate, and most graduated in Pedagogy (48%) and Psychology (15.2%). The
current number of groups and the preparation and productivity of their leaders suggest that the
contribution of Brazilian researchers to Early Childhood Education is significant. The findings
of this research may help in reflections on the history and current reality of scientific production
in Early Childhood Education in Brazil. Moreover, we expect that this panorama reinforces the
importance of guaranteeing autonomous and democratic public institutions for developing the
field. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23611 |
|
dc.date.accessioned |
2022-02-16T19:52:51Z |
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dc.date.available |
2022-02-16 |
|
dc.date.available |
2022-02-16T19:52:51Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Grupos de pesquisa |
pt_BR |
dc.subject |
Brasil |
pt_BR |
dc.subject |
CNPq |
pt_BR |
dc.subject |
Early Childhood Education |
pt_BR |
dc.subject |
Research groups |
pt_BR |
dc.subject |
Brazil |
pt_BR |
dc.subject |
Brazilian Council for Scientific and Technological Development |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FARIAS, Fernanda Gomes de Andrade. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FARIAS, Fernanda Gomes de Andrade. Panorama da produção de conhecimento em Educação Infantil no Brasil: um estudo a partir dos grupos de pesquisa cadastrados no DGP/CNPq. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23611 |
pt_BR |