dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8787543487884230 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SANTOS, Danilo Freire de Souza. |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9890987649970131 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
VALADARES, Dalton Cézane Gomes. |
|
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2071137340853439 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
GURJÃO, Edmar Candeia. |
|
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9200464668550566 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
As Redes Veiculares vêm se tornando mais populares a cada dia, sendo amplamente aplicadas
no contexto de Internet dos Veículos (IoV), uma variação da Internet das Coisas (IoT)
onde seus objetos são automóveis. Essas redes têm como objetivo prover comunicação entre
dois ou mais veículos, ou entre um veículo e a infraestrutura da estrada, que por sua vez
pode se comunicar com redes externas. Com isso, essas redes propõem trazer benefícios
aos seus usuários através de aplicações, que podem ser relacionadas à segurança física dos
passageiros, como evasão de acidentes automobilísticos, ou relacionadas a conforto e conveniência,
como informações do trânsito em tempo real. Todavia, para que essa estrutura
seja bem implementada, é necessário que alguns critérios sejam atendidos. Por se tratar
de uma rede que precisa da recepção de informações quase que instantâneas, sobretudo em
aplicações relacionadas à segurança física, elas necessitam de uma latência extremamente
baixa, ao mesmo tempo que uma largura de banda consideravelmente alta. Além disso, é
necessário que haja uma interoperabilidade entre os dispositivos IoV e serviços externos IoT,
como em aplicações de entretenimento. Por isso, é necessário o estudo de soluções a nível de
aplicação que potencializam estes serviços. Considerando esta problemática, este trabalho
avalia e compara protocolos de aplicação específicos para Redes Veiculares com protocolos
de propósito geral usados em sistemas de IoT, com a finalidade de identificar quais podem
atender às necessidades de conectividade e interoperabilidade. Esta avaliação também investiga
se estes protocolos são adequados para uso com sistemas de Computação móvel
na Borda, considerando cenários específicos de Redes Veiculares, como o agrupamento de
veículos em linha (platoons), além de uma simulação baseada na cidade de Campina Grande.
Os resultados da avaliação mostram que o protocolo IoT de aplicação Constrained Application
Protocol (CoAP) é viável para uso em Redes Veiculares, viabilizando um atraso de
comunicação dentro da faixa esperada para essas redes, e favorecendo a interoperabilidade
com serviços externos, como em uma aplicação de streaming. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciência da Computação |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação de protocolos para a internet das coisas em redes veiculares. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021-12-22 |
|
dc.description.abstract |
Vehicular Networks are becoming more popular every day, being widely applied in the
context of the Internet of Vehicles (IoV), a variation of the Internet of Things (IoT) where
its objects are automobiles. These networks are intended to provide communication between
two or more vehicles, or between a vehicle and a road infrastructure, which can communicate
with external networks. Thus, these networks propose to benefit their users through applications,
which can be safety-related, such as collision avoidance, or non-safety-related, such as
real-time traffic information. However, some rules must be met for this structure to be well
implemented. As it is a network that needs the reception of information almost instantaneously,
especially in safety-related applications, it needs extremely low latency and considerably
high bandwidth. Furthermore, there needs to be interoperability between IoV devices
and external IoT services, such as in infotainment applications. Therefore, it is necessary
to study application-level solutions that enhance these services. Considering this problem,
this work evaluates and compares specific application protocols for Vehicle Networks with
general-purpose protocols used in IoT systems, to identify which ones can present positive
results regarding connectivity and interoperability needs. This evaluation also investigates
whether these protocols are suitable for use with mobile computing systems on the edge,
considering specific scenarios for Vehicular Networks, such as the grouping of vehicle platooning,
in addition to a simulation based on the city of Campina Grande. The evaluation
results show that Constrained Application Protocol (CoAP) is viable for use in Vehicular
Networks, enabling a communication delay within the expected range for these networks,
and favoring interoperability with external services, such as in a streaming application. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23612 |
|
dc.date.accessioned |
2022-02-16T20:29:03Z |
|
dc.date.available |
2022-02-16 |
|
dc.date.available |
2022-02-16T20:29:03Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Redes veiculares |
pt_BR |
dc.subject |
Internet das coisas |
pt_BR |
dc.subject |
Protocolos |
pt_BR |
dc.subject |
Vehicle networks |
pt_BR |
dc.subject |
Internet of things |
pt_BR |
dc.subject |
Protocols |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BORGES, Victor Emanuel Farias da Costa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Capes |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BORGES, Victor Emanuel Farias da Costa. Avaliação de protocolos para a internet das coisas em redes veiculares. 91 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. |
pt_BR |