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Estudo das propriedades físicas do ligante asfáltico CAP 50/7- modificado por adição de lignina proveniente de pinus.

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dc.creator.ID VELOSO, V. M. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0109942151210634 pt_BR
dc.contributor.advisor1 RODRIGUES, John Kennedy Guedes.
dc.contributor.advisor1ID RODRIGUES, J. K. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7834302744515283 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 MENDONÇA, Ana Maria Gonçalves Duarte.
dc.contributor.advisor-co1ID MENDONÇA, A. M. G. D. pt_BR
dc.description.resumo As rodovias possibilitam a integração econômica entre as regiões do país e proporcionam grandes benefícios a sociedade, sendo um dos principais sistemas de transportes utilizados para o deslocamento de pessoas e bens. Portanto, é importante que essa infraestrutura seja mantida de forma adequada e satisfatória, para que os problemas relacionados a ela não interfiram nos custos operacionais dos veículos, tampouco elevem os preços dos serviços e bens comercializados. Deste modo, este estudo teve como principal objetivo avaliar as propriedades físicas do ligante asfáltico modificado por adição de lignina proveniente do pinus. Foram realizados ensaios de ponto de amolecimento, viscosidade e penetração para o ligante modificado com lignina nos teores de 3%, 6% e 9%, antes e após envelhecimento. Observou-se que o teor de 3% de lignina conferiu maior resistência e uma tendência a menor desgaste com o envelhecimento, para o teor de 6% de lignina recomenda-se uso para locais com altas variações de temperatura e, para o teor de 9% de lignina obteve resultados satisfatórios em resistência. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia Civil pt_BR
dc.title Estudo das propriedades físicas do ligante asfáltico CAP 50/7- modificado por adição de lignina proveniente de pinus. pt_BR
dc.date.issued 2019-06-28
dc.description.abstract The highways allow the economic integration between the regions of the country and provide great benefits to society, being one of the main transport systems used for the displacement of people and goods. Therefore, it is important that this infrastructure be maintained adequately and satisfactorily, so that the problems related to it do not interfere in the operational costs of vehicles, nor raise the prices of services and goods traded. Thus, this study had as main objective to evaluate the physical properties of the modified asphaltic binder by addition of lignin from pine. Softening point, viscosity and penetration tests were performed for the lignin modified binder at 3%, 6% and 9%, before and after aging. It was observed that the content of 3% of lignin gave a higher resistance and a tendency to less wear with the aging, for the content of 6% of lignin it is recommended to use for places with high temperature variations and, for the content of 9 % lignin obtained satisfactory resistance results. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23614
dc.date.accessioned 2022-02-17T11:03:06Z
dc.date.available 2022-02-17
dc.date.available 2022-02-17T11:03:06Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Geotecnia pt_BR
dc.subject Ligante asfáltico modificado pt_BR
dc.subject Pavimentação asfáltica pt_BR
dc.subject Lignina de pinus pt_BR
dc.subject Cimento asfáltico modificado 50/70 pt_BR
dc.subject Geotécnica pt_BR
dc.subject Asfalto pt_BR
dc.subject Geotechnics pt_BR
dc.subject Modified asphalt binder pt_BR
dc.subject Asphalt paving pt_BR
dc.subject Pine lignin pt_BR
dc.subject Modified asphalt cement 50/70 pt_BR
dc.subject Geotechnics pt_BR
dc.subject Asphalt pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator VELOSO, Victor Mateus Leite.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Study of the physical properties of the asphalt binder CAP 50/7- modified by the addition of lignin from pine. pt_BR
dc.identifier.citation VELOSO, Victor Mateus Leite. Estudo das propriedades físicas do ligante asfáltico CAP 50/7- modificado por adição de lignina proveniente de pinus. 2019. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23614 pt_BR


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