dc.creator.ID |
VELOSO, V. M. L. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0109942151210634 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
RODRIGUES, John Kennedy Guedes. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
RODRIGUES, J. K. G. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7834302744515283 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
MENDONÇA, Ana Maria Gonçalves Duarte. |
|
dc.contributor.advisor-co1ID |
MENDONÇA, A. M. G. D. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
As rodovias possibilitam a integração econômica entre as regiões do país e
proporcionam grandes benefícios a sociedade, sendo um dos principais
sistemas de transportes utilizados para o deslocamento de pessoas e bens.
Portanto, é importante que essa infraestrutura seja mantida de forma adequada
e satisfatória, para que os problemas relacionados a ela não interfiram nos
custos operacionais dos veículos, tampouco elevem os preços dos serviços e
bens comercializados. Deste modo, este estudo teve como principal objetivo
avaliar as propriedades físicas do ligante asfáltico modificado por adição de
lignina proveniente do pinus. Foram realizados ensaios de ponto de
amolecimento, viscosidade e penetração para o ligante modificado com lignina
nos teores de 3%, 6% e 9%, antes e após envelhecimento. Observou-se que o
teor de 3% de lignina conferiu maior resistência e uma tendência a menor
desgaste com o envelhecimento, para o teor de 6% de lignina recomenda-se uso
para locais com altas variações de temperatura e, para o teor de 9% de lignina
obteve resultados satisfatórios em resistência. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia Civil |
pt_BR |
dc.title |
Estudo das propriedades físicas do ligante asfáltico CAP 50/7- modificado por adição de lignina proveniente de pinus. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019-06-28 |
|
dc.description.abstract |
The highways allow the economic integration between the regions of the country
and provide great benefits to society, being one of the main transport systems
used for the displacement of people and goods. Therefore, it is important that this
infrastructure be maintained adequately and satisfactorily, so that the problems
related to it do not interfere in the operational costs of vehicles, nor raise the
prices of services and goods traded. Thus, this study had as main objective to
evaluate the physical properties of the modified asphaltic binder by addition of
lignin from pine. Softening point, viscosity and penetration tests were performed
for the lignin modified binder at 3%, 6% and 9%, before and after aging. It was
observed that the content of 3% of lignin gave a higher resistance and a tendency
to less wear with the aging, for the content of 6% of lignin it is recommended to
use for places with high temperature variations and, for the content of 9 % lignin
obtained satisfactory resistance results. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23614 |
|
dc.date.accessioned |
2022-02-17T11:03:06Z |
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dc.date.available |
2022-02-17 |
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dc.date.available |
2022-02-17T11:03:06Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Geotecnia |
pt_BR |
dc.subject |
Ligante asfáltico modificado |
pt_BR |
dc.subject |
Pavimentação asfáltica |
pt_BR |
dc.subject |
Lignina de pinus |
pt_BR |
dc.subject |
Cimento asfáltico modificado 50/70 |
pt_BR |
dc.subject |
Geotécnica |
pt_BR |
dc.subject |
Asfalto |
pt_BR |
dc.subject |
Geotechnics |
pt_BR |
dc.subject |
Modified asphalt binder |
pt_BR |
dc.subject |
Asphalt paving |
pt_BR |
dc.subject |
Pine lignin |
pt_BR |
dc.subject |
Modified asphalt cement 50/70 |
pt_BR |
dc.subject |
Geotechnics |
pt_BR |
dc.subject |
Asphalt |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
VELOSO, Victor Mateus Leite. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Study of the physical properties of the asphalt binder CAP 50/7- modified by the addition of lignin from pine. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
VELOSO, Victor Mateus Leite. Estudo das propriedades físicas do ligante asfáltico CAP 50/7- modificado por adição de lignina proveniente de pinus. 2019. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23614 |
pt_BR |