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Estudo da fadiga em misturas asfálticas por meio do ensaio cíclico de tração-compressão uniaxial.

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dc.creator.ID QUEIROZ, R. F. R. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0797354567525193 pt_BR
dc.contributor.advisor1 RODRIGUES, John Kennedy Guedes.
dc.contributor.advisor1ID RODRIGUES, J. K. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7834302744515283 pt_BR
dc.contributor.advisor2 ZIEGLER, Christian Rafael.
dc.contributor.advisor2ID ZIEGLER, C. R.
dc.contributor.advisor2Lattes http://lattes.cnpq.br/7811416151275780
dc.description.resumo No Brasil os defeitos mais recorrentes nas rodovias são o trincamento por fadiga e a deformação permanente. Dentre diversas causas, o surgimento de trincas no revestimento asfáltico se deve principalmente às cargas do tráfego repetidas, que reduzem consideravelmente a vida de serviço do pavimento, permitindo a entrada de água nas camadas granulares e estrutura da rodovia, ocasionando na sua deterioração de forma mais acelerada. Os ensaios laboratoriais são o principal recurso para estudo da fadiga, tradicionalmente a avaliação da fadiga é realizada por meio do ensaio de compressão diametral, que reconhecidamente apresenta limitações no estado de tensões desenvolvido. Em muitos países da Europa e América do Norte, métodos mais eficientes de previsão de fadiga já são uma realidade consolidada. Nesse sentido, esse trabalho tem o objetivo de contribuir para a disseminação do novo ensaio cíclico de Fadiga à Tração-Compressão Uniaxial, pouco realizado no Brasil, e estudar a teoria do Dano em Meio Contínuo Viscoelástico (S-VECD). Por meio da calibração do modelo S-VECD com o ensaio de fadiga por tração-compressão uniaxial é possível prever o desempenho à fadiga de misturas asfálticas independente da forma e amplitude do carregamento aplicado para induzir o dano. Foram realizados os ensaios de fadiga por compressão diametral, LAS e fadiga na tração-compressão uniaxial com objetivo de estudar esse fenômeno pela metodologia tradicional e nova. O ensaio de tração-compressão foi realizado satisfatoriamente, com ruptura bem definida e obtenção do número de ciclos que levou a mistura asfáltica à ruptura. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia Civil pt_BR
dc.title Estudo da fadiga em misturas asfálticas por meio do ensaio cíclico de tração-compressão uniaxial. pt_BR
dc.date.issued 2019-07
dc.description.abstract In Brazil, the most recurrent defects on the highways are cracking due to fatigue and permanent deformation. Among several causes, the appearance of cracks in the asphalt coating is mainly due to the repeated traffic loads, which considerably reduce the service life of the pavement, allowing water to enter the granular layers and road structure, leading to deterioration in a more accelerated. Laboratory tests are the main resource for the study of fatigue, traditionally the evaluation of fatigue is performed through the diametrical compression test, which admittedly presents limitations in the state of tensions developed. In many countries in Europe and North America, more efficient methods of predicting fatigue are already a consolidated reality. In this sense, this work aims to contribute to the dissemination of the new cyclic Fadiga-Traction-Uniaxial Compression test, which has not been carried out in Brazil, and to study the theory of Viscoelastic Continuous Medium Damage (S-VECD). By calibrating the S-VECD model with the uniaxial tensile-compression fatigue test it is possible to predict the fatigue performance of asphalt mixtures regardless of the shape and amplitude of the load applied to induce the damage. The fatigue tests were performed by diametrical compression, LAS and fatigue in the uniaxial traction-compression in order to study this phenomenon by the traditional and new methodology. The tensile-compression test was performed satisfactorily, with well defined rupture and obtaining the number of cycles that led the asphalt mixture to rupture. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23616
dc.date.accessioned 2022-02-17T11:15:19Z
dc.date.available 2022-02-17
dc.date.available 2022-02-17T11:15:19Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Misturas asfálticas pt_BR
dc.subject Fadiga de misturas asfálticas pt_BR
dc.subject Pavimentação asfáltica pt_BR
dc.subject Geotecnia pt_BR
dc.subject Ensaio cíclico de tração-compressão uniaxial pt_BR
dc.subject Ensaio uniaxial cíclico de fadiga à tração-compressão pt_BR
dc.subject Dano em meio contínuo viscoelástico pt_BR
dc.subject Calibração do modelo S-VECD pt_BR
dc.subject Teoria do dano em meio contínuo viscoelástico - S-VECD pt_BR
dc.subject S-VECD - Teoria do dano em meio contínuo viscoelástico pt_BR
dc.subject Cimento asfáltico de petróleo pt_BR
dc.subject Agregados pt_BR
dc.subject Dosagem superpave pt_BR
dc.subject Avaliação da fadiga - pavimentação pt_BR
dc.subject Caracterização mecânica pt_BR
dc.subject Asphalt mixtures pt_BR
dc.subject Asphalt mix fatigue pt_BR
dc.subject Asphalt paving pt_BR
dc.subject Geotechnics pt_BR
dc.subject Cyclic uniaxial tensile-compression test pt_BR
dc.subject Cyclic uniaxial tensile-compression fatigue test pt_BR
dc.subject Damage in viscoelastic continuous media pt_BR
dc.subject Calibration of the S-VECD model pt_BR
dc.subject Theory of damage in viscoelastic continuous media - S-VECD pt_BR
dc.subject S-VECD - Theory of damage in viscoelastic continuous media pt_BR
dc.subject Petroleum asphalt cement pt_BR
dc.subject Aggregates pt_BR
dc.subject Superpave dosage pt_BR
dc.subject Fatigue assessment - paving pt_BR
dc.subject Mechanical characterization pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator QUEIROZ, Rita Flávia Régis.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Study of fatigue in asphalt mixtures by means of the cyclic uniaxial tension-compression test. pt_BR
dc.identifier.citation QUEIROZ, Rita Flávia Régis. Estudo da fadiga em misturas asfálticas por meio do ensaio cíclico de tração-compressão uniaxial. 2019. 96f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23616 pt_BR


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