dc.creator.ID |
PAULO, R. C. L. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2927689646852208 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVANI, Carina. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVANI, C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4898628325076026 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor2 |
MENDONÇA, Ana Maria Gonçalves Duarte. |
|
dc.contributor.advisor2ID |
MENDONÇA, A. M. G. D. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ARAÚJO, Marília Marcy Cabral de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
ARAÚJO, M. M. C. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
COSTA, Loredanna Melyssa. |
|
dc.contributor.referee2ID |
COSTA, L. M. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A malha rodoviária no Brasil é o principal modal de transporte e meio de circulação
de pessoas e bens de consumo, sendo, portanto, fundamental para o crescimento
social e econômico do país, bem como a interligação de suas regiões e integração
da matriz de transporte brasileira. As principais patologias existentes nos pavimentos
flexíveis brasileiros são originárias do elevado número de veículos e acréscimo de
suas cargas, como também de condições ambientais e pouco ou ausente
manutenção desse modal de transporte. Deste modo, a indústria da pavimentação
tem focado no desenvolvimento e utilização de novas técnicas nos últimos anos,
como a modificação de ligantes asfálticos, visando minimizar esses defeitos.
Ademais, com o uso de modificadores, é possível reduzir as temperaturas de
usinagem e compactação dos ligantes, produzindo as chamadas misturas mornas,
proporcionando, também, benefícios na temática ambiental, por gerar maior
economia de energia despendida e redução na emissão de gases causadores de
efeito estufa. Por conseguinte, este estudo tem como objetivo avaliar o
comportamento físico e térmico do ligante asfáltico CAP 50/70 modificado por adição
de óleo de copaíba nos teores de 1, 2 e 3% Foram realizados os ensaios de
caracterização física, ensaio de envelhecimento a curto prazo (RTFO), ensaio de
penetração, ponto de amolecimento e viscosidade rotacional, para determinação das
novas propriedades físicas do material e avaliação da perda de massa com o
aumento da temperatura. Verificou-se que a adição do óleo de copaíba ao ligante
asfáltico promoveu a obtenção da melhoria das propriedades físicas e
consequentemente a redução das temperaturas de usinagem e compactação,
destacando-se o teor de 3% de óleo de adição de óleo de copaíba que apresentou
os melhores resultados para os parâmetros analisados. Entretanto, o ligante
modificado com esse teor não se encaixou na classificação de penetração para CAP
50/70, sendo necessário novos testes. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia Civil |
pt_BR |
dc.title |
Análise das propriedades físicas do ligante asfáltico modificado por adição de óleo de copaíba. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019-12 |
|
dc.description.abstract |
The highway network in Brazil is the main means of transportation and circulation of
people and consumer goods, and is therefore fundamental to the social and
economic growth of the country, as well as the interconnection of its regions and
integration of the Brazilian transportation matrix. The main pathologies existing in
Brazilian flexible pavements originate from the high number of vehicles and the
increase of their loads, as well as from environmental conditions and little or no
maintenance of this mode of transportation. Thus, the paving industry has focused on
the development and use of new techniques in recent years, such as modification of
asphalt binders, to minimize these defects. Moreover, with the use of modifiers, it is
possible to reduce the machining and compaction temperatures of the binders,
producing the so-called warm mixtures, also providing benefits in the environmental
theme, by generating greater energy savings and reduction in the emission of gases
causing greenhouse effect. Therefore, this study aims to evaluate the physical and
thermal behavior of modified asphalt binder CAP 50/70 by addition of copaiba oil in
the contents of 1, 2 and 3%. The physical characterization tests were performed:
thermodifferential analysis, thermogravimetric analysis. and exploratory differential
calorimetry, to determine the thermal properties of the material and to evaluate mass
loss with increasing temperature. It was verified that the addition of copaiba oil to the
asphalt binder promoted the improvement of physical properties and consequently
the reduction of machining and compaction temperatures, highlighting the content of
3% of copaiba oil addition oil that presented the best results for the analyzed
parameters. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23620 |
|
dc.date.accessioned |
2022-02-17T11:29:18Z |
|
dc.date.available |
2022-02-17 |
|
dc.date.available |
2022-02-17T11:29:18Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ligante asfáltico modificado |
pt_BR |
dc.subject |
Óleo de copaíba - asfalto |
pt_BR |
dc.subject |
Geotecnia |
pt_BR |
dc.subject |
Pavimentação asfáltica |
pt_BR |
dc.subject |
Misturas asfálticas |
pt_BR |
dc.subject |
Ensaio de penetração |
pt_BR |
dc.subject |
Ponto de amolecimento |
pt_BR |
dc.subject |
Viscosidade rotacional |
pt_BR |
dc.subject |
Modified asphalt binder |
pt_BR |
dc.subject |
Copaiba oil - asphalt |
pt_BR |
dc.subject |
Geotechnics |
pt_BR |
dc.subject |
Asphalt paving |
pt_BR |
dc.subject |
Asphalt mixtures |
pt_BR |
dc.subject |
Penetration test |
pt_BR |
dc.subject |
Softening point |
pt_BR |
dc.subject |
Rotational viscosity |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PAULO, Renan Camilo de Lima. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Analysis of the physical properties of the asphalt binder modified by the addition of copaiba oil. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PAULO, Renan Camilo de Lima. Análise das propriedades físicas do ligante asfáltico modificado por adição de óleo de copaíba. 2019. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23620 |
pt_BR |