DSpace/Manakin Repository

Estudo da implementação de um sistema WSN de priorização do transporte público coletivo por ônibus numa interseção semafórica em Campina Grande - PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID QUEIROZ JÚNIOR, H. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1612814908242211 pt_BR
dc.contributor.advisor1 BEZERRA, Izabelle Marie Trindade.
dc.contributor.advisor1ID BEZERRA, I. M. T. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2003009506775932 pt_BR
dc.contributor.advisor2 ARRUDA, Sonaly Mendes.
dc.contributor.advisor2ID ARRUDA, S. M.
dc.contributor.advisor2Lattes http://lattes.cnpq.br/0847973469707571
dc.contributor.referee1 ARAÚJO, Marília Marcy Cabral de.
dc.contributor.referee1ID ARAÚJO, M. M. C. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6433193930826331 pt_BR
dc.contributor.referee2 BRAGA, Isabelle Yruska de Lucena Gomes.
dc.contributor.referee2ID BRAGA, I. Y. L. G. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/4239107430922433 pt_BR
dc.contributor.referee3 LIMA NETO, Oswaldo Cavalcanti da Costa.
dc.contributor.referee3ID LIMA NETO, O. C. C. pt_BR
dc.contributor.referee3Lattes http://lattes.cnpq.br/2642296634161789 pt_BR
dc.description.resumo O transporte público urbano é reflexo das demandas diretas de seus usuários, como os fatores sociais, econômicos e culturais que os definem. Dentre os parâmetros de análise da eficiência do transporte público por ônibus em uma cidade, o tempo de viagem e o custo são os de maior importância uma vez que implica diretamente no dia a dia dos usuários. Contudo, existe uma perda razoável de tempo nas interseções e nelas o transporte público por ônibus não possui nenhuma priorização, quando se é possível fazer com que os ônibus tenham diminuição no tempo total de viagem com a prioridade nos cruzamentos semafóricos. Diante disto, buscou-se uma alternativa que viesse a contribuir na qualidade do serviço oferecido pelo transporte público, sendo realizado estudo em uma interseção semafórica, na cidade de Campina Grande – PB, composta por faixa exclusiva e que apresenta tráfego intenso. Para tanto, foi desenvolvido um modelo de simulação da área objeto, utilizando o software de análise de tráfego PTV VISSIM, calibrado a partir do fluxo de veículos levantado em campo. Nesse estudo foram utilizadas duas lógicas de priorização do ônibus, a primeira é a lógica de redução no tempo de verde e a segunda de mudança de fase do ciclo semafórico. Os resultados para a lógica de redução do tempo de verde dos demais semáforos da interseção obteve-se um acréscimo de 23,68% na velocidade de operação dos ônibus, validando a eficácia do sistema em melhorar a eficiência do transporte público com soluções de lógica operacional de tráfego. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia Civil pt_BR
dc.title Estudo da implementação de um sistema WSN de priorização do transporte público coletivo por ônibus numa interseção semafórica em Campina Grande - PB. pt_BR
dc.date.issued 2020-12
dc.description.abstract Urban public transport is a reflection of the direct demands of its users, such as the social, economic and cultural factors that define them. Among the parameters for analyzing the efficiency of public transport by bus in a city, travel time and cost are the most important since it directly affects the daily lives of users. However, there is a reasonable loss of time at the intersections and public transport by bus does not have any prioritization, when it is possible to make the buses have a reduction in the total travel time with priority at traffic lights. In view of this, an alternative was sought that would contribute to the quality of the service offered by public transport, and a study was carried out at a traffic light intersection, in the city of Campina Grande - PB, composed of an exclusive lane and with heavy traffic. For this purpose, a simulation model of the object area was developed, using the traffic analysis software PTV VISSIM, calibrated from the flow of vehicles surveyed in the field. In this study, two bus prioritization logics were used, the first is the logic of reducing the green time and the second is the phase change of the traffic light cycle, the results for the logic of reducing the green time of the other traffic lights of the intersection obtained an increase of 23.68% in the speed of operation of the buses, validating the effectiveness of the system in improving the efficiency of public transport with solutions of operational logic of traffic. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23645
dc.date.accessioned 2022-02-18T10:57:55Z
dc.date.available 2022-02-17
dc.date.available 2022-02-18T10:57:55Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Sistema WSN pt_BR
dc.subject Transporte público coletivo - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Ônibus pt_BR
dc.subject Mobilidade urbana pt_BR
dc.subject Engenharia de tráfego pt_BR
dc.subject Sistema de sensores wireless - trânsito - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Trânsito de Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Tecnologias de trânsito pt_BR
dc.subject WSN System pt_BR
dc.subject Collective public transport - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Buses pt_BR
dc.subject Urban mobility pt_BR
dc.subject Traffic engineering pt_BR
dc.subject Wireless sensor system - traffic - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Traffic in Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Traffic technologies pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator QUEIROZ JÚNIOR, Hélio da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Study of the implementation of a WSN system for prioritizing collective public transport by bus at a traffic light intersection in Campina Grande - PB. pt_BR
dc.identifier.citation QUEIROZ JÚNIOR, Hélio da Silva. Estudo da implementação de um sistema WSN de priorização do transporte público coletivo por ônibus numa interseção semafórica em Campina Grande - PB. 2020. 96f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23645 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta