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A ressignificação da prática docente em leitura e escrita sob a perspectiva da Prova Brasil.

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dc.creator.ID SILVA, J. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2232069372968548 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CASTRO, Onireves Monteiro de.
dc.contributor.advisor1ID CASTRO, O. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3485957168495828 pt_BR
dc.contributor.referee1 NOVIKOFF, Cristina.
dc.contributor.referee2 ALVES, Maria Jose Rufino.
dc.description.resumo Esta pesquisa aborda questões relacionadas aos fatores que influenciam na formação do leitor e escritor proficiente, que muitas vezes são negligenciadas em detrimento do trabalho de preparação para as avaliações externas, entre as quais destacamos a Prova Brasil, que compõe o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), e avalia, em âmbito nacional, o desempenho escolar de alunos no 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e no 3º ano do Ensino Médio, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Sua relevância justifica-se devido à importância da elaboração de uma proposta didática que promova situações e práticas de leitura, aliadas à escrita, e contemplem as competências e habilidades exigidas pelo teste, contribuindo para a melhoria dos resultados da escola que se constitui em nosso campo de pesquisa. A proposta elaborada tem caráter interventivo, destinada aos alunos matriculados no 9º ano. A questão norteadora desse trabalho é: se, atualmente, há incentivos para a formação inicial e continuada dos professores e disponibilização de livros didáticos e outros recursos voltados à melhoria da aprendizagem, por que os alunos apresentam baixo nível de proficiência leitora, e o que é possível fazer para elevá-lo? De forma geral, objetivamos: analisar comparativamente os resultados das edições anteriores da Prova Brasil e aplicar atividades interventivas que possam contribuir para o aprimoramento das competências e habilidades contempladas por meio desse teste e para a formação do sujeito como leitor e escritor. Especificamente, pretendemos: refletir sobre a necessidade do estabelecimento de objetivos para a leitura a serem formulados pelo próprio aluno; sugerir aos docentes estratégias de leitura para o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias à formação do leitor proficiente, tomando a escrita como uma dessas estratégias; conhecer e analisar as práticas docentes voltadas à formação do leitor proficiente; investigar o perfil dos alunos, bem como o seu entorno familiar e escolar; estruturar uma proposta didática composta de atividades que contemplem os descritores da Matriz de Referência de Língua Portuguesa, nos quais os alunos apresentem resultados mais críticos. Utilizamos como procedimentos técnicos a pesquisa bibliográfica, documental e participante, compondo um estudo de natureza aplicada. Para o referencial teórico, recorremos a Araújo e Luzio (2005), Soligo (2010), Brasil (2011; 2013), Solé (1998), Pietri (2009), Bortone e Martins (2008), Oliveira (2010), Cafiero (2010), Lerner (2010), entre outros. Como resultado mais significativo após a intervenção, destacamos o aprimoramento das habilidades leitoras e da escrita dos alunos. Concluímos que, para elevar o nível de proficiência leitora dos alunos, não basta que o aluno tenha à mão o livro didático e que o professor participe de formações continuadas; é preciso investir na oferta de cursos de formação acadêmica que forneçam ao professor conhecimentos específicos sobre a área que leciona e, principalmente, executar na escola um trabalho efetivo e contínuo que alie a leitura à escrita e, ainda, que a responsabilidade por este seja de todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, ressignificando, assim, a prática docente e contribuindo para o aprimoramento das competências e habilidades contempladas por meio da Prova Brasil. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title A ressignificação da prática docente em leitura e escrita sob a perspectiva da Prova Brasil. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23655
dc.date.accessioned 2022-02-18T12:40:25Z
dc.date.available 2022-02-18
dc.date.available 2022-02-18T12:40:25Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Prova Brasil pt_BR
dc.subject Leitor proficiente pt_BR
dc.subject Escrita pt_BR
dc.subject Professor pt_BR
dc.subject Aluno pt_BR
dc.subject Brazil exam pt_BR
dc.subject Proficient reader pt_BR
dc.subject Writing pt_BR
dc.subject Teacher pt_BR
dc.subject Student pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Jackeline Sousa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The resignification of teaching practice in reading and writing from the perspective of the Brazil test. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Jackeline Sousa. A ressignificação da prática docente em leitura e escrita sob a perspectiva da Prova Brasil. 2018. 164f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2018. pt_BR
dc.description.resumen Esta investigación aborda cuestiones relacionadas a los factores que influencian en la formación del lector y escritor proficiente, que muchas veces son negligenciadas en detrimento del trabajo de preparación para las evaluaciones externas, entre las cuales destacamos la Prueba Brasil, que compone el Sistema Nacional de Evaluación de la Educación Básica (SAEB), y evalúa, en ámbito nacional, el desempeño escolar en el 5º y 9º años de la Enseñanza Fundamental y en el 3º año de la Enseñanza Media, en las disciplinas de Lengua Portuguesa y Matemática. Su relevancia se justifica debido a la importancia de la elaboración de una propuesta didáctica que promueva situaciones y prácticas de lectura, aliadas a la escritura, y contemplen las cualificaciones y habilidades exigidas por la prueba y contribuya para la mejoría de los resultados de la escuela que se constituye en nuestro campo de investigación. La propuesta elaborada tiene carácter interventor, destinada a los alumnos matriculados en el 9º año. La cuestión orientadora de este trabajo es: si, actualmente, hay incentivos para la formación inicial y continuada de los profesores y la disponibilidad de libros didácticos y otros recursos dirigidos a la mejora del aprendizaje, por qué los alumnos presentan bajo nivel de conocimientos lectores, y lo que es posible hacer para elevarlo. En general, objetivamos: analizar comparativamente los resultados de las ediciones anteriores de la Prueba Brasil y aplicar actividades interventoras que puedan contribuir para el perfeccionamiento de las competencias y habilidades contempladas por medio de esta prueba y para la formación del sujeto como lector y escritor. Especificamente, pretendemos: reflexionar sobre la necesidad del establecimiento de objetivos para la lectura a ser formulados por el propio alumno; sugerir a los docentes estrategias de lectura para el desarrollo de competencias y habilidades necesarias a la formación del lector proficiente, tomando la escritura como una de esas estrategias; conocer y analizar las prácticas docentes orientadas a la formación del lector proficiente; investigar el perfil de los alumnos, así como su entorno familiar y escolar; estructurar una propuesta didáctica consta de actividades que abordan los descriptores del lenguaje de referencia de la matriz portuguesa, en la que los estudiantes tienen resultados más críticos. Utilizamos como procedimientos técnicos la investigación bibliográfica, documental y participante, componiendo un estudio de naturaleza aplicada. Para el referencial teórico, recurrimos a Araújo y Luzio (2005), Soligo (2010), Brasil (2011, 2013), Solé (1998), Pietri (2009), Bortone y Martins (2008), Oliveira (2010), Cafiero (2010) (2010), Lerner (2010), entre otros. Como resultado más significativo después de la intervención, destacamos el aprimoramento de las habilidades lectoras y de la escritura de los alumnos. Concluimos que, para elevar el nivel de competencia lectora de los alumnos, no basta que el alumno tenga a mano el libro didáctico y que el profesor participe de formaciones continuadas; es necesario investir en la oferta de cursos de formación académica que proporcionen al profesor conocimientos específicos sobre el área que enseña y, principalmente, ejecutar en la escuela un trabajo efectivo y continuo que alie la lectura a la escritura y que la responsabilidad por éste sea de todos los involucrados en el proceso de enseñanza y aprendizaje, resignificando así la práctica docente y contribuyendo para el perfeccionamiento de las competencias y habilidades contempladas por medio de la Prueba Brasil. pt_BR


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