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Teletrabalho na Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco: análise de viabilidade de implantação nas gerências de ações fiscais.

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dc.creator.ID SOUSA, R. D. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3203958363918905 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MARQUES, Jacyara Farias Souza.
dc.contributor.advisor1ID MARQUES, J. F. S. pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Marco Antônio Costa da.
dc.contributor.referee1ID SILVA, M. A. C. pt_BR
dc.contributor.referee2 LIMA, Rogério de Araújo.
dc.contributor.referee2ID LIMA, R. A. pt_BR
dc.description.resumo Com o avanço dos mecanismos tecnológicos alguns paradigmas gradativamente vão sendo ultrapassados. Esse fenômeno ocorre em todos os campos da vida humana e nas relações de trabalho não poderia ser diferente: o advento da internet não permite mais se imaginar uma organização, seja ela privada ou pública, sem estar conectada à rede mundial de computadores. Nesse contexto surge uma nova modalidade de realização das atividades laborais que permite seu desenvolvimento por meio do trabalho remoto, mais conhecido como teletrabalho. A dificuldade de locomoção, salubridade do ambiente laboral e outras necessidades da Administração Pública e do servidor, despertaram o interesse do pesquisador em verificar a viabilidade dessa sistemática de trabalho na Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco (Sefaz-PE), sobremaneira nas suas Gerências de Ações Fiscais (GEAFs). Nessa perspectiva, essa pesquisa teve como objetivo analisar a compatibilidade formal e estrutural do teletrabalho no desempenho das atividades desenvolvidas nas referidas GEAFs, nas quais se desenvolvem as grandes ações de auditoria com análise da escrituração fiscal dos maiores contribuintes, a fim de detectar possíveis fraudes que acarretem perdas de arrecadação tributária para o estado. Para alcançar os objetivos propostos o método de pesquisa adotado foi a pesquisa de campo, com enfoque na pesquisa exploratória e descritiva, cujos dados foram levantados por meio de verificação in loco, extração no Portal da Transparência da Instituição e de questionário aplicado junto aos gestores e aos auditores que trabalham nas 12 GEAFs existentes na Secretaria. Os questionários foram submetidos ao comitê de ética em pesquisa com seres humanos da UFCG e apresentaram questões fechadas de análise predominantemente qualitativa, extraindo informações de percepção e expectativa dos envolvidos em relação ao teletrabalho no órgão. Quanto aos resultados, foi dada relevante contribuição com o levantamento de informações, perspectivas e necessidades para viabilização em definitivo do teletrabalho na instituição, além da construção de uma proposta de regulamentação para que a Sefaz-PE possa utilizá-la como instrumento legal de formalização do teletrabalho em suas atividades. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.program PROFIAP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração Pública pt_BR
dc.title Teletrabalho na Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco: análise de viabilidade de implantação nas gerências de ações fiscais. pt_BR
dc.date.issued 2021-12-22
dc.description.abstract With the advancement of technological mechanisms, some paradigms are gradually being overcome. This phenomenon occurs in all fields of human life and in working relationships could not be different: the advent of the Internet no longer allows one to imagine an organization, whether private or public, without being connected to the worldwide computer network. In this context, a new modality of performing work activities emerges that allows its development through remote work, better known as telework. The difficulty of locomotion, healthiness of the working environment and other needs of the public administration and civil servant, aroused the researcher's interest in verifying the feasibility of this work system in the Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco (Sefaz-PE), very much in their Gerências de Ações Fiscais (GEAFs). In this perspective, this research aimed to analyze the formal and structural compatibility of telework in the performance of the activities developed in those referred GEAFs, in which large audit actions are carried out with analysis of the tax bookkeeping of the largest taxpayers, in order to detect possible fraud that results in tax collection losses for the state. To achieve the proposed objectives, the research method adopted was field research, focusing on exploratory and descriptive research, whose data were collected through verification in loco, extraction on the institution's transparency portal and a questionnaire applied to managers and auditors working in the 12 GEAFs existing in the secretariat. The questionnaires were submitted to the ethics committee in research with human beings of the UFCG and presented closed questions of predominantly qualitative analysis, extracting information of perception and expectation of those involved in relation to telework in the organ. As for the results, a relevant contribution was made with the survey of information, perspectives and needs for the definitive feasibility of telework in the institution, in addition to the construction of a regulatory proposal so that the Sefaz-PE can use it as a legal instrument for formalizing telework in its activities. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23657
dc.date.accessioned 2022-02-18T13:56:40Z
dc.date.available 2022-02-18
dc.date.available 2022-02-18T13:56:40Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Teletrabalho pt_BR
dc.subject Administração Pública pt_BR
dc.subject Gerencias de ações fiscais pt_BR
dc.subject Teletrabalho - parcial ou integral pt_BR
dc.subject Vantagens e desvantagens do teletrabalho pt_BR
dc.subject Regulamentação do teletrabalho pt_BR
dc.subject Telework pt_BR
dc.subject Public administration pt_BR
dc.subject Tax action management pt_BR
dc.subject Telework - partial or full pt_BR
dc.subject Advantages and disadvantages of telecommuting pt_BR
dc.subject Regulation of teleworking pt_BR
dc.subject Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Ricardo Dantas de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Telework at the Finance Department of the State of Pernambuco: feasibility analysis of implementation in the management of tax actions pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, Ricardo Dantas de. Teletrabalho na Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco: análise de viabilidade de implantação nas gerências de ações fiscais. 2021. 144f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa/Paraíba - Brasil, 2021. pt_BR


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