DSpace/Manakin Repository

Contribuições da cidade para o ensino de geografia: algumas propostas didático-metodológicas.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 PESSOA, Rodrigo Bezerra.
dc.contributor.advisor1ID PESSOA, Rodrigo Bezerra. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5290402081480027 pt_BR
dc.contributor.referee1 DI LORENO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
dc.contributor.referee2 ALVES, Cícera Cecília Esmeralda.
dc.description.resumo Essa pesquisa tem por tema o estudo da cidade na Geografia Escolar. O objetivo é analisar as contribuições didáticas da cidade, enquanto espaço vivido, para um processo de ensino-aprendizagem de geografia significativo. Nessa direção, construímos um arcabouço teórico sobre o papel da Geografia Escolar para a formação de cidadãos, investigamos teorias sobre a importância da cidade para a educação geográfica e elaboramos propostas de sequências didáticas para a abordagem da cidade no Ensino de Geografia dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo qualitativo de abordagem descritiva-explicativa, elaborado no decorrer de quatro meses, por via da pesquisa bibliográfica, apoiada, principalmente, em autores que discutem sobre a Geografia Escolar e a cidade enquanto conteúdo de educação geográfica, tais como: Cavalcanti (2012, 2015); Castellar e Vilhena (2010); Castrogiovanni (2011); Callai (2001); Pereira (2010); Bado (2009) e Gallo (2008), entre outros. Como resultado dos estudos realizados, obtivemos o conhecimento de que a cidade é um laboratório geográfico, as experiências e relações sociais que ela promove, a dinâmica espaço-temporal, a organização espacial e a paisagem que a cidade apresenta, se constituem como elementos que facilitam e enriquecem o processo de ensino-aprendizagem de Geografia e a formação cidadã dos alunos. Assim, com base na fundamentação teórica, são propostas quatro sequências didáticas como sugestões para o trabalho com a cidade nas aulas de Geografia: Representação cartográfica, localização e orientação na cidade; A cidade: um espaço em transformação; Desigualdade e segregação socioespacial na cidade; e Planejamento urbano: a cidade que queremos! pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title Contribuições da cidade para o ensino de geografia: algumas propostas didático-metodológicas. pt_BR
dc.date.issued 2021-10-14
dc.description.abstract This research is on the theme: the study of the city in School Geography. The objective is to analyze the didactic contributions of the city, as a living space, to a significant geography teaching-learning process. In that sense, we build a theoretical framework on the role of School Geography for the formation of citizens; we investigate theories about the importance of the city for the geographical education and, we develop proposals for didactic sequences for the approach of the city in the teaching of geography of the final years of elementary school. Regarding methodology, this is a qualitative study, of descriptive-explanatory approach, was carried out over four months, developed through research bibliographic, based on authors who discuss School Geography and the city as content of geographical education, including: Cavalcanti (2012, 2015); Castellar e Vilhena (2010); Castrogiovanni (2011); Callai (2001); Pereira (2010); Bado (2009) e Gallo (2008), among others. As a result of the studies carried out, we obtained the knowledge that the city is a geographical laboratory. The experiences and social relations that it promotes, the spatial and temporal dynamics, the spatial organization and landscape that the city presents, constitute as elements that facilitate and enrich the teaching-learning process of Geography and citizen formation of students. In that way, based on the theoretical foundation, four didactic sequences are proposed as suggestions for working with the city in the Geography classes: Cartographic representation, location and orientation in the city; The city: a space in transformation; Inequality and socio-spatial segregation in the city; and Urban planning: the city we want! pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23662
dc.date.accessioned 2022-02-21T13:58:06Z
dc.date.available 2022-02-21
dc.date.available 2022-02-21T13:58:06Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Geografia - ensino pt_BR
dc.subject Cidade pt_BR
dc.subject Sequências didáticas pt_BR
dc.subject Formação cidadã pt_BR
dc.subject Geografia escolar pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Geography - teaching pt_BR
dc.subject City pt_BR
dc.subject Didactic sequences pt_BR
dc.subject Citizen training pt_BR
dc.subject School geography pt_BR
dc.subject Elementary education pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALVES, Aliane da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Contributions of the city to the teaching of geography: some didactic-methodological proposals. pt_BR
dc.identifier.citation ALVES, Aliane da Silva. Contribuições da cidade para o ensino de geografia: algumas propostas didático-metodológicas. 2021. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta