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Estudo da viabilidade do uso de fibras de coco em misturas asfálticas do tipo SMA.

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dc.creator.ID REIS, J. H. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7652811163890843 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LUCENA, Adriano Elísio de Figueiredo Lopes.
dc.contributor.advisor1ID LUCENA, A. E. F. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4428634327768673 pt_BR
dc.contributor.referee1 MARINHO FILHO, Paulo Germano Tavares.
dc.contributor.referee1ID MARINHO FILHO, P. G. T. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/4893203742616397 pt_BR
dc.contributor.referee2 CARVALHO, Jeovanesa Régis.
dc.contributor.referee2ID CARVALHO, J. R. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/8327628358298810 pt_BR
dc.description.resumo A variabilidade das condições de clima, solo e tráfego aliada a novas tecnologias e conhecimentos fez com que a engenharia desenvolvesse uma gama de misturas asfálticas para melhor servir as solicitações impostas. Uma dessas misturas é a Stone Matrix Asphalt, (SMA), tema deste trabalho. Esta é uma mistura de graduação aberta e descontínua, que requer um teor de Cimento Asfáltico de Petróleo - CAP superior ao que é geralmente utilizado nas misturas convencionais. O alto teor de CAP faz com que ocorra o escorrimento do mesmo na mistura, sendo então sugerido o uso de fibras como aditivo estabilizador. As fibras podem ser naturais ou sintéticas, porém, com a crescente preocupação com a questão da sustentabilidade, o uso de fibras de coco aparece como uma alternativa, pelo fato de o Brasil ser o 4º maior produtor de coco do mundo. Neste trabalho foram feitas avaliações de escorrimento e das propriedades mecânicas de misturas SMA sem e com a adição de fibra de coco. Os ensaios mecânicos realizados foram: resistência a tração, módulo de resiliência e estabilidade Marshall, alterando o teor da fibra utilizada entre 0,1% e 0,3% e mantendo um comprimento de 10 mm. Analisando os resultados, pôde-se notar que o uso de fibras se mostrou eficaz melhorando o desempenho da mistura em todos os ensaios realizados. Em geral pode-se concluir que para os materiais utilizados, a dosagem Marshall realizada com o teor de fibra de 0,3% com 10 mm de comprimento foi o que apresentou os melhores resultados. Desta maneira, a utilização da fibra de coco em misturas asfálticas do tipo SMA foi experimentalmente aprovada e torna-se uma alternativa de destinação final deste tipo de resíduo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia Civil pt_BR
dc.title Estudo da viabilidade do uso de fibras de coco em misturas asfálticas do tipo SMA. pt_BR
dc.date.issued 2018-03-15
dc.description.abstract The variability of weather conditions, soil and traffic coupled with new technologies and expertise has led the engineering to develop a range of asphalt mixtures to better serve the imposed demands. One of these mixtures is the Stone Matrix Asphalt (SMA), the subject of this work. This is an open and discontinuous mixture, which requires a content of CAP higher than which is generally used in conventional mixtures. The high content of CAP causes the runoff of the CAP from the mixture and the use of fibers as stabilizing additive is suggested. The fibers may be natural or synthetic, however, with growing concern about sustainability, the use of coconut appears as an alternative. In this work, runoff evaluations and mechanical properties of SMA mixtures were done without and with the addition of fiber from coconut. The mechanical tests carried out were: tensile strength, modulus of resilience and Marshall stability, altering the content of the fiber used between 0.1% and 0.3%, and maintaining a 10 mm fiber length. Analyzing the results, it was noted that the use of fibers proved effective in improving the performance of the mixture in all the tests performed. In general, we canconclude that for the materials used, the Marshall design method performed with the fiber content of 0.3% was the one that presented the best results. In this way, the use of coconut fiber in asphalt mixtures of the type SMA was experimentally approved and becomes an alternative of final destination for this type of residue. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23667
dc.date.accessioned 2022-02-22T18:00:22Z
dc.date.available 2022-02-22
dc.date.available 2022-02-22T18:00:22Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Geotecnia pt_BR
dc.subject Pavimentação asfáltica pt_BR
dc.subject Misturas asfálticas SMA pt_BR
dc.subject Fibra de coco - misturas asfálticas pt_BR
dc.subject Ensaio de escorrimento pt_BR
dc.subject Estabilidade Marshall pt_BR
dc.subject Ensaio de resistência à tração pt_BR
dc.subject Cimento asfáltico de petróleo pt_BR
dc.subject Agregados pt_BR
dc.subject Geotechnics pt_BR
dc.subject Asphalt paving pt_BR
dc.subject SMA asphalt mixes pt_BR
dc.subject Coconut fiber - asphalt mixes pt_BR
dc.subject Runoff test pt_BR
dc.subject Marshall stability pt_BR
dc.subject Tensile strength test pt_BR
dc.subject Petroleum asphalt cement pt_BR
dc.subject Aggregates pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator REIS, Jorge Henrique Lima.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Feasibility study of the use of coconut fibers in asphalt mixtures of the SMA type. pt_BR
dc.identifier.citation REIS, Jorge Henrique Lima. Estudo da viabilidade do uso de fibras de coco em misturas asfálticas do tipo SMA. 2018. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23667 pt_BR


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